Marketing Jurídico

Marketing Jurídico: saiba o impacto das estratégias digitais na advocacia

O mercado jurídico está em constante desenvolvimento, da mesma forma que o mercado de trabalho está sempre evoluindo.

Muitos profissionais do direito se estabelecem no meio jurídico por meio de indicações, ou até com o auxílio de um tutor ou um escritório já estabelecido, porém, muitos outros profissionais do direito investem nessa área de forma individual.

Desta forma, que tal conhecer um pouco sobre o Marketing Jurídico e a sua importância na carreira dos advogados?

 

Marketing Jurídico: o que é?

O marketing jurídico é uma estratégia de marketing para advogados derivada do marketing digital, uma evolução do marketing tradicional ao qual vem sendo adaptado no decorrer do tempo.

Tenha em mente que o marketing jurídico se trata de um conjunto de estratégias e processos que buscam gerar a trazer mais valor para os serviços de um escritório de advocacia ou de um advogado que atua de forma autônoma. 

E, como já mencionado, o mercado e os usuários estão em constante evolução, acompanhando e abandonando tendências, portanto, um dos objetivos do marketing jurídico é ajudar com que esses profissionais consigam reconhecimento e acompanhem essas tendências jurídicas.

 

Por que ele é importante para os advogados?

O meio digital é um conjunto de plataformas que atuam dentro da internet, como o Google, o Facebook ou até o Instagram, uma das redes sociais mais utilizadas hoje em dia no mundo todo.

Podemos ver em diversas situações profissionais do direito que não utilizam o marketing jurídico, ou por opção ou apenas por falta de conhecimento dessa estratégia.

Porém, também podemos ver a desvantagem que esses profissionais têm diante daqueles que utilizam o marketing jurídico.

Dessa forma, a interação com esses possíveis clientes é mais simplificada e ajuda o profissional do direito a assumir um visual menos formal e um pouco mais informal e flexível.

 

Dicas estratégicas para fazer sucesso

Quer começar no marketing jurídico? Veja algumas dicas para dar os primeiros passos:

  1. Crie um orçamento para marketing jurídico;
  2. Crie um site bem desenhado do escritório;
  3. Garanta que o seu site seja otimizado pelo SEO;
  4. Faça com que o seu escritório esteja presente nas redes sociais;
  5. Gerencie as avaliações do escritório de forma eficaz;
  6. Faça testes com Marketing de Conteúdo;
  7. Invista em Networking;
  8. Pense em mídia paga online (Google ads, social ads etc);
  9. Faça marketing tradicional;
  10. Que tal desenvolver um e-mail marketing?;
  11. Faça Legal Design.

 

Marketing Jurídico no Instagram, vale a pena?

A resposta é sim. Com o desenvolvimento das redes sociais e a necessidade constante de estarmos cada vez mais conectados, as redes sociais se tornaram nossas aliadas, não só quando falamos de marketing jurídico.

Para que uma estratégia de marketing jurídico dê certo, você precisa saber onde é o melhor lugar para aplicá-la, e a resposta para isso é, onde o seu público-alvo estiver.

Pense por um instante, sua estratégia de marketing vai dar certo se você investir em uma plataforma onde o seu público-alvo específico não está?

Como por exemplo os produtos para bebês, você não iria vendê-los para pessoas sem filhos, certo? Para que consiga vender adequadamente o seu produto, você vai até um local onde pode facilmente encontrar pessoas que tenham filhos. 

É o mesmo com o marketing jurídico, para que você consiga investir em uma estratégia, precisa ir até onde o seu público-alvo está, desta forma, se estiverem no Instagram, é nele que você deve investir.

 

Livros sobre Marketing Jurídico

Agora que você conhece a importância dessa estratégia, que tal começar a colocar a mão na massa? Separamos alguns livros que podem te ajudar a começar:

  1. Marketing Jurídico na prática – Bruno Pedro Bom;
  2. Marketing Estratégico para advogados – Fácil,  Ético e eficaz – Juliana Pacheco;
  3. Marketing Jurídico – Felipe Asensi;
  4. Marketing Jurídico – O poder das novas mídias & Inteligência artificial – Rodrigo Bertozzi;
  5. O Marketing nos escritórios de advocacia do Brasil – Marcelo Martins Borges.

 

Conclusão

Espero que com esse artigo você possa ter compreendido melhor como funciona o marketing jurídico para advogados e a sua aplicabilidade no direito, afinal, essa é uma estratégia muito eficaz para diversos profissionais da área.

E lembre-se, estar ativo no mercado jurídico requer que você busque sempre inovar, seja na forma de atendimento, ou nas estratégias de marketing.

 

Esse conteúdo foi originalmente desenvolvido pela 3MIND Marketing e Tecnologia, uma empresa que transforma escritórios e advogados em experts para novos negócios jurídicos. De norte a sul, somos a maior empresa de Marketing Jurídico do Brasil.