Qualquer tipo de investidor quer analisar resultados positivos de seus negócios. Por conta disso, podem ser adotadas inúmeras estratégias relacionadas à setores diversos, de modo a estimular a venda de seus produtos e serviços.
Parte desses empreendedores, por vezes, podem deixar de lado uma das mais poderosas ferramentas da atualidade usada com o propósito de alavancar vendas e trazer ótimos resultado, que é o marketing digital.
Uma questão é óbvia, qualquer empresa que busca ter o seu negócio em crescimento, deve apostar em ter sua presença em ambientes digitais, com o objetivo de gerar visibilidade.
Muitas empresas já se encontram na internet, o que quer dizer que já estão a um grande passo a frente daquelas que não estão no meio digital.
O primeiro passo é ter uma página na internet, um site, o que irá gerar maior aproximação com quem busca o produto ou serviço. Uma dica é deixar o site acessível, com possibilidade de entrar em contato com o fornecedor. Instalar plug-ins que direcionam para o WhatsApp ou exibir contatos de e-mail e telefones e disponibilizar mapas para o acesso simplificado ao estabelecimento são ótimas medidas.
É interessante também ter um blog no próprio site, com a intenção de gerar conteúdo relevante ao “futuro” cliente e dispor de informações sobre o seu próprio serviço.
As redes sociais também possuem um papel importante dentro do marketing digital. São por meio delas que são criadas a interatividade e a proximidade com o público alvo, ou seja, quem tem interesse pelo nicho de mercado apresentado.
As redes sociais facilitam o relacionamento, geram interação e é um modo das pessoas falarem e avaliarem a marca.
Com a possibilidade de qualquer empresa, independentemente do tamanho poder configurar campanhas e monitorar seus resultados em tempo real, o marketing digital se tornou relevante devido ao seu poder de alcance e sua flexibilidade.
O segundo passo a ser tomado é a elaboração de estratégias conforme os objetivos da empresa, sejam eles: captação de clientes; geração de leads; conversão; alcance de marca e visibilidade; melhores posicionamentos em relação aos concorrentes entre outros.
Caso Tunkers: o Marketing Digital em empresas de Automação Industrial (B2B)
A multinacional alemã Tünkers, especializada em máquinas de automação industrial, de indústria gráfica e de construção civil e portuária tem, como foco, atingir um público especializado em comprar os seus produtos, que no caso seriam outras empresas. Dessa forma, a estratégia do marketing digital trabalhada é B2B, que significa Business to Business.
Por esse lado, pode-se destacar que valem ser usadas estratégias que ranqueiam melhor o site da empresa nos buscadores da internet, como o Google ou Bing. Com isso, o conteúdo, que pode ser disposto em seu blog, fica entre as primeiras páginas de pesquisa.
Ou seja, o trabalho de SEO (Search Engine Optimization), que permite o crescimento orgânico e tráfego do site, é bastante interessante para atrair compradores deste nicho.
Outra estratégia que pode ser adotada é a presença nas redes sociais e vídeos no YouTube, com o propósito de mostrar a funcionalidade das máquinas e suas eficiências de modo mais próximo.
O Google Adwords, que são os anúncios pagos, podem ser utilizados e direcionados ao público específico. Por meio de palavras-chave compradas, é possível ter mais visibilidade em páginas da internet.