O mercado digital está definitivamente cada dia mais agitado. Não faltam hoje em dia oportunidades para aqueles que descobriram na internet uma excelente fonte de renda.
Afinal de contas, o trabalho em home office apresenta inúmeras vantagens em relação ao serviço tradicional. Sendo que a maioria das profissões é compatível com este modelo.
Ao fazer um curso de marketing digital você poderá perceber uma gama de opções enormes de tarefas a serem realizadas. E claro, cada uma delas também vai possibilitar que alguém acabe sendo um especialista na área.
De fato as agências de marketing digital que trabalham em um mercado online irão ter vários profissionais dedicados separadamente em cada área.
Hoje gostaria de listar as 4 principais profissões do ramo, vamos conferir?
4 Profissões que têm cada vez mais demanda de mercado digital
Primeiramente gostaria de dizer que esta não é necessariamente uma lista exaustiva. Você terá aqui as principais profissões, mas ainda há outras enormes opções para serem exploradas.
Então aproveite para ver se há um encaixe para você em alguma delas. Senão procure fazer algo na área para começar a ter alguma noção do que pode servir para você.
1 – Redator
Sem dúvida nenhuma uma das maiores necessidades da atualidade no mercado digital é de pessoas que possuem uma capacidade nata para escrever.
Praticamente todo o conteúdo que consumimos na internet hoje tem o dedo de algum redator. Principalmente no caso de conteúdos puramente de textos, que são os blogs.
Um redator também pode atuar dando suporte para canais de Youtube e semelhantes. Sendo sempre um profissional necessário para as empresas de marketing em geral.
O redator profissional pode agir tanto em parceria com uma agência ou mesmo como um freelancer. É realmente incrível o que se consegue atingir quando se tem uma rotina feita de maneira inteligente.
Os valores de remuneração em média não são tão atraentes, chegando a variar de 15 a 30 reais para cada 1000 palavras.
Entretanto, o profissional irá fazer o grosso do seu lucro com a quantidade. E por ser um trabalho um pouco massante pode demorar alguns meses até que ele esteja completamente habilitado para fazer tudo o que planeja.
Então pode ser que nos primeiros textos você consiga algo entre 1000 palavras escritas em 3 horas. Mas com o tempo é possível fazer a mesma quantidade em cerca de um terço do tempo ou menos.
Correr atrás de clientes pode ser um pouco difícil no início e você terá que apostar em plataformas de freelancers, como por exemplo o Workana. Mas em geral com o tempo é possível não dar conta da demanda.
2 – Afiliado
O trabalho de um afiliado é algo completamente autônomo. A pessoa então entrará em uma plataforma de mercado de afiliados, como por exemplo a Hotmart.
Ao criar sua conta, a pessoa irá escolher um entre vários produtos físicos ou digitais que podem ser revendidos através de indicação.
Digamos que você tenha se interessado por revender um curso de massoterapia. Ao se afiliar a este curso você receberá um link que envia a pessoa direto para a página de vendas do produto.
Assim, todas as vendas feitas através deste link irão gerar uma comissão para você. Esta comissão fica salva dentro de uma conta na plataforma e pode ser retirada com algumas taxas.
Hoje é possível notar que muitas pessoas realmente estão recorrendo a este método. E o número daqueles que são bem sucedidos cresce constantemente.
Entretanto, o ideal é que você faça algum curso na área para ter capacidade real de sucesso. Muitos tentam começar sem ideia do caminho a seguir, o que pode ser realmente ineficaz e prejudicial.
Eu recomendo que você tranquilamente faça uma coisa de cada vez. Primeiro se capacite e só depois coloque a mão na massa.
3 – Designer
Quanto mais o marketing digital cresce, maior também é a necessidade de pessoas com talentos artísticos. Isto acontece porque um dos grandes pilares do marketing digital é o apelo visual.
Sem uma grande ajuda de um designer de qualidade, o produto e o site da pessoa acabam por ter uma aparência extremamente amadora. E ainda que tudo possa ser atraente, a verdade é que a concorrência pode simplesmente trazer algo melhor.
Então para garantir bons resultados a situação fica um pouco mais difícil do que parece.
Saber utilizar as melhores ferramentas do mercado, como por exemplo o Photoshop e semelhantes, é crucial para se garantir vagas e trabalhos por fora.
O designer que está procurando trabalho pode tanto conseguir de maneira autônoma como também se qualificar e entrar em uma empresa. Entretanto eu diria que trabalhar por conta própria muitas vezes traz um resultado mais lucrativo.
Saber programação, pelo menos o mínimo, também habilita a pessoa a se tornar um WebDesigner. O que é um outro mercado bastante aquecido e recomendado para se investir, seja por meio de uma agência webdesign ou de forma autônoma e/ou freelance.
Então se quiser ter resultados de verdade recomendo seguir por este caminho.
4 – SEO
Hoje em dia o Google se tornou uma ferramenta muito maior do que seria possível se imaginar a algumas décadas atrás. Grande parte da infraestrutura da internet está apoiada na ferramenta.
Então é comum que as pessoas queiram tirar o melhor proveito possível. Assim o marketing de SEO se torna uma possibilidade real para muitos.
Ou seja, a pessoa conquista as primeiras posições de uma página na internet, sendo possível receber milhares de acessos por dia.
Um site com este tipo de perfil com certeza irá trazer vantagens incríveis para quem acessa o conteúdo. Entretanto é necessário perceber se você tem condições para trabalhar com isto de cara.
O profissional de marketing de SEO precisa ser alguém experiente e que acompanhe constantemente as alterações das políticas do Google.
Assim é necessário ter uma boa formação na área. Fazer um curso só pode não ser o suficiente. É necessário estar em constante atualização e buscando por formações mais completas.
No mais é isso, acredito que estas 4 profissões do mercado digital serão exatamente aquelas que aumentarão nos próximos anos.
Qualquer investimento nesta área tem a grande chance de dar certo.