loja de semijoias

Montar loja de semijoias exige pesquisa. Saiba mais

Quer montar uma loja de semijoias na internet mas ainda não sabe exatamente como começar?

Confira o passo a passo para iniciar seu negócio de folheados da forma correta e ter muito mais chances de sucesso na sua empreitada.

Pesquisa

Para começar com o pé direito, a primeira coisa que você precisará fazer é muita pesquisa e nos mais diversos segmentos:

  • Pesquisa de mercado;
  • Pesquisa de concorrência;
  • Pesquisa de público alvo;
  • Pesquisa de fornecedores;
  • Marketing
  • Pesquisa de plataformas de e-commerce;

Pesquisa de mercado

A primeira coisa que você precisa fazer é conhecer o mercado em que pretende atuar.

Muitas vezes quem olha de fora imagina uma realidade que não existe e começa um negócio de forma completamente intuitiva, o que pode ser muito perigoso.

Faça uma pesquisa profunda sobre o mercado de semijoias e folheados, conheça o produto a fundo, os maiores problemas do segmento, a taxa de conversão do mercado, o índice de falência do segmento e tudo o mais que for preciso para não se surpreender negativamente ao longo da sua trajetória.

Pesquisa de concorrência

Antes de entrar em um território, convém saber quem são as autoridades do lugar. O mesmo vale para qualquer negócio.

Descubra quem são os maiores vendedores de semijoias da internet, tente mensurar quantas vendas eles realizam mensalmente, como eles se comportam nas redes sociais e quais tipos de semijoias eles estão vendendo.

Além disso, é importante saber quanto tempo de garantia oferecem, qual o índice de reclamação, qual a média de preços praticada por eles e tudo o mais que possa te ajudar a ter uma perspectiva sobre o quanto é possível vender e quanto trabalho você precisará ter para chegar lá.

Pesquisa de público alvo

Após conhecer o mercado de semijoias e os líderes do segmento, você precisará definir com qual tipo de produto você irá trabalhar e isso começa com a definição do público alvo.

Se você for trabalhar com público feminino, precisará de uma linha de produtos com muitos itens, desde brincos pequenos a maxi brincos, de pulseiras simples para o dia-a-dia a maxi colares para o trabalho.

O público masculino procura mais por joias de prata do que por folheados.

Para o público infantil, o mais importante é que as peças sejam antialérgicas e não soltem pedrinhas.

Esses são apenas exemplos do tipo de cuidado que você precisa ter para saber com que produto trabalhar.

Ainda é possível fazer a definição do público alvo por fatores como:

  • Idade;
  • Perfil econômico;
  • Perfil geográfico;
  • Perfil social;

Você pode trabalhar com semijoias religiosas, básicas, luxuosas, para festas, para público LGBTQIA+, para pessoas alérgicas, público esotérico ou para outros públicos, tudo depende dos resultados da sua pesquisa inicial.

Pesquisa de fornecedores

Para vender bem, é preciso comprar bem.

Após definir qual será seu público alvo, é hora de decidir como e com quem você realizará suas compras por atacado.

Se você quer trabalhar com venda de semijoias, precisará de um bom fornecedor de folheados no atacado.

Faça uma pesquisa consistente e não se esqueça que não é apenas preço que vai determinar de que fornecedor você vai comprar.

A qualidade é o que vai fazer com que seu negócio tenha sucesso ou fracasso, então procure por lojas que ofereçam garantia, falem abertamente sobre a composição de suas semijoias e ofereçam um atendimento rápido e eficaz.

Vale a pena consultar as redes sociais e os sites de reclamação para ter certeza que o fornecedor não representará problemas ao longo da sua trajetória.

Marketing

Ao montar a sua loja de semi-jóias é muito importante você estar preparado para fazer campanhas de marketing digital. 

Pesquise pelas melhores agências digitais e também quais investimentos serão necessários para alavancar as vendas. 

Essa é uma parte muito importante do negócio e você terá que estar preparado com boas estratégias online para alcançar o seu público alvo e alavancar as vendas da sua loja virtual.

Pesquisa de plataforma de e-commerce

A pesquisa de plataforma é um dos momentos mais sensíveis na vida de quem quer montar uma loja virtual.

O número de possibilidades é quase infinito e o mercado é especialista em propaganda, então você não poderá tomar a decisão se baseando apenas no que a empresa diz sobre si mesma.

Alguns fatores que você deve levar em conta antes de escolher quem vai desenvolver sua loja virtual:

  • Conheça e teste outras lojas já desenvolvidas pela empresa;
  • Consulte o Reclame Aqui e faça pesquisas pelo nome da empresa no Google e nas redes sociais;
  • Pergunte em comunidades de e-commerce sobre o desempenho da plataforma e o atendimento de suporte;
  • Peça para ler o contrato de contratação de serviços;
  • Verifique se há limite para cadastramento de produtos ou acessos;
  • Peça para fazer um teste no painel de administrador para conhecer as funções da loja;
  • Pergunte sobre os reajustes anuais de mensalidade e todas as outras dúvidas que você venha a ter.

Após realizar todas essas pesquisas você terá informações base para começar seu negócio de semijoias na internet e poderá tomar decisões muito mais assertivas e seguras.

Não permita que a ansiedade faça com que você tome decisões precipitadas pois na maior parte do tempo, prevenir é melhor do que remediar, inclusive nos negócios.