A prospecção de MQL e SQL é uma ação extremamente importante para que as empresas consigam desenvolver suas atividades e gerar vendas. Entre as ações de marketing mais comuns para alcançar o público-alvo estão:
- Marketing de conteúdo;
- Otimização de SEO;
- Campanhas publicitárias;
- Marketing de atração;
- Ofertas e promoções.
Para uma empresa que fabrica dobra de chapa, por exemplo, trabalhar com essas ações de marketing ajudará na prospecção de clientes, pois vai atrair pessoas ao site ou a central de relacionamentos.
Em ambiente digital, essa migração de pessoas é denominado como tráfego da web e a partir dessa prospecção, é que saem os leads (oportunidades de negócio).
Vale ressaltar que esse tráfego gera contatos com a empresa e ele não é exatamente igual. Existe o que chamamos de MQL(Marketing Qualified Lead) e SQL(Sales Qualified Leads).
Sabendo da importância de compreender melhor essas diferenças para o sucesso das campanhas, nossa equipe que é especializada em marketing produziu um artigo para explicar as diferenças entre MQL e SQL. Gostou da pauta? Então siga conosco e boa leitura.
O que é MQL?
MQL é uma sigla que significa “lead qualificado de marketing”, se trata da prospecção de clientes que mostraram de alguma maneira, interesse por um determinado produto ou serviço, por exemplo, na aquisição de um serviço de display de acrílico.
Trata-se de um estágio do funil de vendas, que é quando o cliente já teve contato com a publicidade e permaneceu mostrando interesse no produto.
Em suma, é considerado como um lead razoavelmente qualificado para a venda, pois está num estágio que pode desistir ou prosseguir para as próximas etapas.
Ao identificar um MQL a equipe especializada em vendas precisa criar campanhas específicas, para otimizar esse processo, seja trazendo algum atrativo adicional para finalmente encaminhar o cliente para as últimas etapas de conversão.
O que é SQL?
SQL é uma sigla abreviada de lead qualificado de vendas, conhecido por ser o estágio do qual o lead está mais avançado no funil de vendas.
Trata-se do momento em que o cliente mostra interesse no produto e está analisando um orçamento, por exemplo, está solicitando valores para uma elaboração de um projeto de instalações elétricas e demonstra interesse de finalizar a compra, mas ainda não está convicto.
Nesse momento as estratégias de venda precisam ser instrumentalizadas para suprir as mínimas necessidades que faltam para a conversão. Seja uma questão de preço, parcelamento, frete ou garantia.
Quando se tem uma estratégia para tratar leads em estágio SQL, a empresa tende a conseguir converter mais clientes e consequentemente aumentar seu faturamento.
Quais são as diferenças entre SQL e MQL?
Como você deve ter observado nas duas explicações acima, o SQL e o MQL se diferenciam pelo estágio de onde o cliente em potencial está no funil de vendas.
Trata-se de determinar as estratégias mais efetivas para lidar com os clientes em fase inicial ou intermediária do processo, diminuindo os índices de desistência e avançando para conversão em venda.
Esse foi nosso artigo falando mais sobre o que é SQL e o que é MQL. Se gostou do nosso conteúdo compartilhe e nos siga para mais dicas de marketing digital e gestão de empresas.