Um assunto que causa dúvidas em vários profissionais e também o medo do código de ética, é o marketing para advogados.
Muito se discute sobre o que é permitido e o que não é permitido dentro de qualquer estado, na relação internet e advogado, onde o assunto específico era regido por uma norma estabelecida antes mesmo da criação do Orkut no Brasil.
Mas o que você precisa saber, dentro do marketing para advogados que ainda incentiva tantas discussões e opiniões diferentes, é que todo e qualquer conteúdo postado na internet precisa gerar tráfego, seja uma ação específica ou um “curtir”.
E como você pode fazer?
Primeiro de tudo é compreender que o seu Instagram e Facebook não são o fim, mas sim o meio para captar visibilidade.
Redes sociais sempre foram feitas para relacionamento e não para assuntos pesados, por exemplo, a famosa “vou abrir o carrinho” ou “desafio dos 21 dias”, até mesmo a venda de produtos e cursos, que com toda certeza você já viu por aí.
E para que você se aprofunde na sua especialidade, demonstrando os seus conhecimentos, você deve incluir um site na sua estratégia.
Pois além de centralizar todas as informações, como endereço e canais para contato, ele servirá para propagar o seu conteúdo de maneira orgânica e muito mais rápida, além que você se torna uma fonte de informações muito mais confiável.
Agora você precisa entender o que o seu cliente procura quando ele chega no seu escritório.
E como você pode saber sobre isso?
Existem várias técnicas de construção de persona, e um caminho que você precisa prestar a atenção é a superficialidade na construção da sua persona, pelo motivo de que a maioria descreve a persona assim:
“Pedro, casado, 2 filhos, formado em administração e morador do centro da cidade”
Em vez de:
“João, casado, 2 filhos, formado em administração e procura encontrar os serviços de um advogado, pois em sua empresa ele presta serviços recorrentes e já perdeu dinheiro e negócios por estar com os documentos desatualizados”
Com o foco em resolver do que repetir o que o seu cliente já sabe, uma das inúmeras formas em se chegar a exatidão do conteúdo para a pessoa é:
“Quais meios e canais, que o João procura para encontrar o meu serviço?” “O que ele pensa na maioria das vezes para poder me encontrar?”
Neste ponto, você precisa entender que existem preferências, costumes e algumas áreas no marketing que o seu serviço transita que são:
- Financeiro;
- Saúde;
- Relacionamento;
- Entre outros.
O advogado transita na grande maioria dos casos no financeiro, e o financeiro você sabe muito bem que se traduz em segurança, por isso a maneira que você se comunica, seja em vídeo, conteúdo ou até fotos, conta para que o contrato no final do dia seja fechado.
E para aplicar as respostas colhidas com as duas perguntas anteriores, você pode aplicar organizá-las com a tabela abaixo:
Qual é a dor que ele sente? | O prazer que ele precisa sentir |
Os contratos são facilmente desfeitos | Eu quero ter o segurança contratual |
Vazamento de dados de trabalho | Eu quero que o meu trabalho não caia em mãos erradas |
Fui trocado sem ser avisado | Eu quero ter o contrato integral sendo cumprido |
Constante comparado por preço | Eu quero profissionais que me contratem pelo que eu sou e não pelo bolso |
Trabalho muito por pouca remuneração | Eu gostaria de selecionar os meus trabalhos além de melhorar as horas remuneradas. |
Qual é a dor que ele sente? Aqui estão os problemas que ele tem, o que ele passou e o que marcou ele que o incomoda. O prazer que ele precisa sentir, é o resultado que ele busca, o resultado do serviço que você precisa entregar sempre.
De perguntas que você consegue captar e responder através de conteúdo prático e simples.
Só neste exemplo, a parte do “o prazer que ela precisa sentir” já rende no mínimo 10 posts para as suas redes sociais, mais o material que você poderá distribuir, por exemplo, em assessoria de imprensa, após o levantamento do seu público.
Sendo assim, você se torna uma fonte inesgotável de resposta aos problemas pesquisados na internet, parece fácil, é fácil para quem procura fazer detalhadamente e com atenção.
Agora que você tem as respostas, quais ferramentas e canais usar?
Para chegar a essa resposta você precisa saber alguns pontos primeiro, principalmente para que tudo seja feito com qualidade. Entre os principais estão os seguintes:
- Quais costumes o seu público tem na internet?
- São usuários frequentes de redes sociais?
- Eles ouvem rádio? Quais estações?
- Eles assistem TV? Quais canais?
- São usuários de streaming?
- Consomem vídeos no youtube?
- Escutam podcasts? Quais eles acompanham?
- São leitores de jornais e revistas?
Depois das perguntas, basta que você descubra as respostas, e isso pode ser feito pelos canais oficiais de dados, como IBGE, Kantar Ibope e a mais clássica de todas, a famosa entrevista com o seu cliente.
Respondendo a essas perguntas, você terá uma visão mais detalhada de onde poderá atuar produzindo conteúdo, se poderá ou não usar o Instagram e o facebook e se será interessante comprar um horário no rádio ou espaço publicitário em revista e jornal.
Lembre-se, você precisa converter sempre
Este texto foi escrito por Dgtalmente.7, empresa especializada em marketing digital para advogados e médicos.