Muita gente se pergunta como ganhar dinheiro na internet, uma prática bastante comum na atualidade. Porém, o que muitos não sabem é que enriquecer no mercado digital não é tão simples assim. É preciso ter paciência para conquistar essa economia.
Isso não serve apenas para quem deseja ser um influenciador. Quem trabalha como freelancer também tem a oportunidade de aumentar sua renda com a internet, para isso, quanto mais especialização na sua área, mais chances terá de ter sucesso na carreira.
Você conhece a economia freelance? Continue a leitura deste artigo até o final e saiba como essa nova experiência pode ajudar você a aumentar o seu faturamento.
O que é economia freelance?
A economia freelance, também conhecida como Gig Economy, refere-se a uma economia alternativa que, em virtude da flexibilização do mercado de trabalho devido ao avanço da era digital, permite que as pessoas tenham a liberdade de escolher suas carreiras.
Para ser bem-sucedido na economia freelance, você precisa ter disciplina, preparo e muita determinação. Dessa forma, será muito mais fácil se destacar da concorrência e atrair um maior número de potencial clientes, que ajudarão o seu negócio a crescer.
Como fazer parte dessa tendência?
Quem deseja atuar nesse novo ambiente do mercado de trabalho precisa seguir alguns passos considerados indispensáveis. A seguir, listamos os principais deles, sendo os seguintes:
Encontre uma área de atuação
Uma das principais características da economia freelance é que ela é composta por diferentes tipos de trabalhos independentes. Logo, você precisa encontrar uma área de atuação que seja compatível com as suas afinidades e habilidades profissionais.
Neste momento, você pode se deparar com uma profissão que nunca trabalhou, porém, que será muito valiosa a partir de agora.
Busque empresas que procuram por esse profissional
O segundo passo é entender quais empresas enxergam a economia freelance como uma ótima oportunidade de fazer parcerias. Nesse caso, a empresa terceiriza determinados serviços para freelas e esses profissionais recebem por tal serviço.
Nesse ponto, a economia freelance é ainda mais vantajosa, uma vez que você não precisa prestar serviços apenas para uma empresa, mas para várias — é claro que tudo depende da sua experiência e possibilidade de arcar com um número “x” de demanda.
Por outro lado, a responsabilidade é algo imprescindível nessa parceria. O cumprimento de prazos precisa ser algo primordial, a fim de evitar prejuízos à sua imagem profissional.
Crie um CNPJ
Regularizar a sua situação profissional, criando um CNPJ, é imprescindível. De início, você pode fazer seu registro como Microempreendedor Individual (MEI) para, então, poder fazer algumas outras coisas, como:
- Emitir notas fiscais;
- Centralizar suas atividades;
- Aproveitar linhas de crédito específicas — se assim achar necessário;
- Realizar o devido pagamento de impostos.
Além disso, o Microempreendedor Individual tem acesso a várias vantagens, tendo em vista que ele tem mais direitos, consegue passar credibilidade e, ainda, tem a chance de atender um maior número de empresas, uma vez que a maioria exige NF a cada pagamento realizado.
Busque conhecimento
A busca constante pelo conhecimento é uma necessidade do profissional freelancer. Independentemente da formação, continuar se especializando na sua área de atuação é um importante diferencial competitivo.
Por exemplo, se você decidiu seguir a carreira de gestor de tráfego (profissional responsável pelos anúncios pagos de uma empresa), é importante também entender as estratégias do marketing digital. Isso gera valor e faz com que o cliente confie no seu trabalho.
Percebeu como a economia freelance pode ajudar você a ter uma vida financeira mais rentável? Com esforço, dedicação e consistência é possível melhorar seus resultados e, com isso, atrair mais clientes para o seu negócio.