Marketing e divulgação são elementos-chave para o crescimento de startups atualmente. Agora, acordos que possam sanar esse problema estão mais comuns no Brasil – sobretudo para aquelas que não têm capital suficiente para investir em um setor de marketing.
É o caso do contrato media for equity. Já ouviu falar dele? Se isso for estranho para você, não se preocupe. No texto abaixo, explicamos mais detalhes sobre investimentos dessa natureza e como eles podem ser lucrativos para todos os envolvidos.
O que é equity?
Muitos investidores ainda não têm familiaridade com o termo “equity” em inglês e não conhecem os benefícios desse tipo de investimento.
Equity de uma empresa ou de uma startup se refere às participações societárias dela, podendo ser valores mobiliários, como ações, quotas ou outros tipos de títulos.
Dessa forma, equity é a posse, em que o investidor se torna um dos donos do empreendimento ao adquiri-lo.
O principal benefício desse tipo de investimento é o potencial de retorno financeiro, já que a quantidade de equity possuída corresponde à porcentagem de lucros (dividendos) que o investidor tem direito.
Portanto, equity é uma opção de renda variável, já que a porcentagem ganha está diretamente ligada ao desempenho de vendas e lucros da empresa. À medida que ela for crescendo, maior será o retorno obtido pelos dividendos.
O que é media for equity?
O modelo media for equity é uma alternativa de investimento que tem o equity como moeda de troca. É consolidado em vários países europeus, como Espanha e Alemanha, sendo mais estudado e utilizado por empresas e startups brasileiras nos últimos anos.
Nele, esses empreendimentos são capazes de realizar uma ampla ação de divulgação dos produtos e dos serviços, mas sem desembolsar esse tipo de gasto do caixa.
Isso porque, em vez de pagar a um atleta ou um influenciador para essa divulgação, por exemplo, é oferecido parte das ações da empresa e, consequentemente, o contratado tem direito à participação dos lucros do negócio.
Conheça os principais benefícios
Com isso, muitas startups resolvem um dos principais gargalos de divulgação, optando por uma forma de marketing com maiores chances de sucesso.
A visibilidade proporcionada com a participação de atores sociais como esses tende a ser mais vista e consumida, possibilitando que a marca alcance um novo público, torne-se mais consolidada e aumente o número de vendas.
Outra possibilidade que esse tipo de contrato oferece, sem incluir a participação de atletas, celebridades e influenciadores, é oferecer o media for equity para outra empresa.
Essa opção pode ser vantajosa para startups que ainda precisam fortalecer o setor de marketing e não possuem capital suficiente para investir nessa área.
Assim, é possível ter o auxílio de um empreendimento especializado em mídia e divulgação digital, responsável por criar e fortalecer um marketing estruturado, efetivo e frequente.
Com isso, a empresa que aceitou o contrato media for equity é responsável não apenas por assumir a compra de mídia, mas também fica a frente por toda a operação desse setor, em troca de entrar no quadro societário da startup.
O acordo é mútuo para ambos os lados. A startup consegue estar mais presente na mídia e nas redes sociais, por meio de campanhas publicitárias responsáveis por valorizá-las. Isso sem precisar ter gastos com a parte operacional, utilizando esse capital para investir no próprio negócio.
Da mesma forma, as empresas interessadas passam a ter participação minoritária em empreendimentos que julgam promissores, independentemente do ramo, por exemplo os seguintes:
- Alimentação;
- Industrial;
- Comunicação;
- Entre outros.
Procurar valorizar essas startups é cuidar do próprio investimento, uma vez que o crescimento e o alcance de potencial permite que o investidor consiga um lucro ainda maior, podendo até revender equity por um preço maior do que pagou.