O MQL (Marketing Qualified Leads), conhecido também como “lead qualificado pelo marketing”, é uma categoria de clientes onde o marketing e o setor de vendas compreende que está mais próximo de fechar um negócio.
Cotidianamente as empresas dos mais diversos segmentos recebem contatos para orçamentos e consulta de preços, só que a maioria das pessoas não retornam para a empresa e isso por vezes pode gerar desgaste desnecessário.
O MQL é uma forma analítica de qualificar seus clientes, e com isso instrumentalizar a equipe para uma série de ações, como:
- Estratégia de abordagem de vendas;
- Oferecer uma proposta especial;
- Praticar uma flexibilização de preços;
- Oferecer vantagens para compra.
Esse tipo de estratégia para uma empresa de demolição, por exemplo, ajuda a prever que o cliente está próximo da aquisição e ela trabalha de forma mútua para finalmente conseguir a conversão desse lead.
Sabendo da importância desse tema, nossa equipe de marketing produziu esse artigo para falar mais sobre. Gostou da pauta? Então siga conosco e boa leitura!
Geração de leads e sua qualificação
Campanhas de marketing digital têm um objetivo específico: a geração constante de leads para a empresa.
O conceito de lead é uma oportunidade de negócio para a empresa, ou seja, uma pessoa que demonstra interesse no serviço de usinagem de peças, por exemplo, e posteriormente entrará em contato com a empresa por meio da internet ou telefone.
Entretanto, o interesse desse lead pode ser esporádico, que não o avança para um status qualificado de MQL.
O que as empresas devem buscar com a geração do lead, na mais direta e simplista definição, é o aumento de vendas e a fidelização de clientes.
Quando falamos de um lead qualificado pelo marketing (MQL), estamos falando de um cliente que já passou pelas primeiras etapas do funil de vendas e está em processo de conversão.
A importância de gerar MQL
Nesse momento da leitura você já deve ter percebido que tudo que disseram sobre a prospecção de leads acaba não se justificando plenamente, sobretudo se ele não for um lead qualificado.
Daí a importância de fazer uma boa instrumentalização nas ações de marketing, pois o que a empresa precisa não é aumentar o número de leads, mas sim aumentar o número de leads qualificados para consumir o produto/serviço fornecido pela empresa, como uma empresa de ponto.
Como identificar um MQL?
Se você tem uma empresa que faz motor para portão eletrônico, por exemplo, talvez esteja se perguntando como identificar mais leads MQL.
O marketing fornece as ferramentas certas para que você consiga alcançar o maior número possível de MQL para sua empresa. Entretanto, é necessário saber manusear essas ferramentas para que a publicidade seja assertiva e converta resultados.
A primeira ação que podemos salientar é a importância do estudo da persona e do público, pois somente através de um conhecimento profundo do seu consumidor será possível criar uma campanha de marketing que consiga chamar a atenção.
Outra dica é trabalhar com Lead Scoring, uma técnica de pontuação que classifica leads dentro do sistema de acordo com perfil e interesse, fazendo um cálculo de interações entre empresa e cliente.
Clientes com maior pontuação no lead scoring entram na mira das ações de marketing da empresa, pois serão vistos como MQL, tendo mais chances de conversão.
Esse foi o nosso artigo falando sobre o que é MQL e como ele é importante para empresas. Se gostou do nosso conteúdo, compartilhe e nos siga para mais dicas de marketing e gestão de empresas.