Uma empresa de içamento de móveis trabalha com mudanças, permitindo que moradores de prédios consigam ter todos os móveis que possuem dentro de seus novos lares.
Isto é, muitas vezes há, portanto, móveis grandes demais, para passar pela porta e a única maneira é que entrem pela janela, visto que não podem ter o seu desmonte.
Assim, contar com plataformas elevatórias ou guindastes para a empresa de mudança – e o próprio processo – é a forma mais segura, rápida e prática de concluir a mudança de endereço. Mas, afinal, o que é necessário para se abrir uma empresa de içamento?
Adquira os equipamentos necessário
É possível realizar esse tipo de trabalho de forma manual ou com o auxílio de máquinas automáticas. Muitas empresas do ramo costumam oferecer as duas opções aos seus clientes.
Utilizar máquinas elevatórias é a forma mais rápida e segura de realizar o serviço, mas por se enquadrar como um maquinário pesado, o custo é alto. É fato que um diferencial da sua empresa será contar com algum dos seguintes itens:
- Plataforma elevatória tipo tesoura;
- Plataforma elevatória tipo articulada;
- Mini-grua;
- Guindaste;
- Pórtico;
- Elevador.
Esses equipamentos transmitem mais segurança para o contratante de serviço de içamento de Móveis, pois são próprios para elevar cargas pesadas.
Igualmente, é necessário que a empresa conte com profissionais bem treinados e aptos, a controlar esse tipo de equipamento, para evitar quaisquer acidentes.
Todas as opções contam com acessórios e peças essenciais para o seu funcionamento, como laços de cabo de aço, cintas de material sintético, clipes, manilhas e muito mais.
Para decidir qual tipo de equipamento comprar, considere fatores como o público-alvo e quais objetos serão mais requisitados, a altura que se deseja cobrir.
É aconselhável, portanto, que se procure saber a opinião de um especialista no assunto, sempre buscando pelo melhor custo-benefício.
Nesse sentido, essas máquinas exigem muitos cuidados de manutenção e qualquer defeito deve ser consertado antes de que sejam usadas novamente, mesmo que pareça supérfluo.
Os funcionários devem receber um intenso treinamento a respeito de amarração, lacramento, posicionamento na plataforma e tantos outros detalhes.
Preocupe-se com os detalhes
Muito longe de se tratar apenas do transporte dos móveis, a empresa deve ter como prioridade a qualidade de seus serviços.
Para honrar esse comprometimento com a integridade dos produtos içados, alguns itens simples são indispensáveis.
Igualmente, as fitas adesivas gomadas têm constituição de papel gomado e possuem um reforço de fios de nylon e cola vegetal, o que a torna muito resistente e forte.
Seu principal uso, é para lacrar caixas ou embalagens com eficiência, mantendo-as lacradas.
Vantagens
A principal vantagem dessas fitas é que elas têm adaptabilidade ao material que estão selando, o que abre a possibilidade de uso para reforçar a caixa.
É comum que se conte com um aplicador de fita, para o trabalho de lacrar e reforçar as caixas e embalagens ser facilitado.
Além disso, outro material essencial, ainda que simples, é o plastico bolha. Muito conhecido, esse material consiste em placas de plástico com ar encapsulado, formando bolhas.
Questões como a circulação de pessoas e a velocidade do vento, devem ser preocupações constantes, sempre mantendo o foco em evitar acidentes.
As empresas que trabalham nessa área, precisam obter o alvará do Corpo de Bombeiros e comprovar a sua legitimidade, sendo avaliadas nos quesitos segurança, responsabilidade e mais.
Os funcionários envolvidos nessa tarefa precisam sempre estar usando EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).
Portanto, antes de realizar o trabalho, realiza-se uma visita ao local para avaliar as condições de trabalho e definir se a empresa conta ou não com os equipamentos necessários.