O que é rebranding e como fazer na sua agência de publicidade

Quando você ressignifica a imagem de uma empresa ou produto se chama rebranding. É o ato de mudar a percepção do público com relação aquela marca, seja mudando o nome da agência de publicidade, logotipo ou identidade visual, por exemplo.

Mas por qual motivo as marcas adotam a estratégia? Por vários fatores, como a busca de um novo público-alvo, reversão de uma crise, entrada em um novo mercado ou atualização da identidade visual. 

A tarefa não é muito fácil, mas vamos explicar um pouco neste artigo como você pode mudar a imagem da sua agência de publicidade, vamos lá?!

Posicionamento de marca

O principal componente do rebranding é o posicionamento de marca, ou seja, como as pessoas enxergam a sua empresa/marca. 

Quando o seu público tem uma visão positiva sobre tudo o que envolve o seu negócio, o posicionamento está adequado. 

Isso acontece quando acontece a associação espontânea dos seguintes elementos à sua empresa: 

  • Nomes;
  • Cores;
  • Logotipos;
  • Ícones de aplicativos;
  • Slogans;
  • Jingles;
  • Mascotes;
  • Materiais gráficos;
  • Produtos;
  • Serviços;
  • Suporte;
  • Atendimento;
  • Processos;
  • Pós-venda;
  • Relacionamento;
  • Redes sociais;
  • Site;
  • Blog;
  • Profissionais ligados à empresa;
  • Conteúdo distribuído;
  • Experiências;
  • Valores;
  • Missão;
  • Deveres;
  • Função social.

Qualquer interação com a marca, direta ou indiretamente, se relaciona ao seu posicionamento. 

Ele é utilizado para estabelecer conexões com o público, por isso rebranding e reposicionamento são tidos como sinônimos. 

Tipos de rebranding 

Existem diferentes tipos de rebranding, por isso é necessário conhecer cada um deles, bem como suas funcionalidades e especificações.

São eles:

1 – Parcial 

É quando a marca não muda completamente as características que a identificam. Ele não resulta em uma completa desassociação, mas há uma mudança notável. 

2 – Evolutivo 

São pequenas mudanças ao longo do tempo. Nesses casos, as pessoas conseguem se acostumar ou, muitas vezes, nem reparam. 

3 – Radical

Acontece quando há uma mudança significativa na marca, que pode envolver a criação de novos nomes e logotipos. 

Como fazer o rebranding da sua agência de publicidade 

Essa é uma estratégia que exige planejamento, mesmo que as mudanças sejam feitas gradualmente. 

Você também deve ficar atento aos objetivos do rebranding, levando em conta uma pesquisa de mercado. 

Identidade visual 

Envolve paleta de cores, logotipos, mascotes, fontes e o design em si. Mudar este aspecto é o que mais irá causar impacto, pois qualquer alteração é facilmente percebida. 

As alterações mais drásticas passam a mensagem ao público de que existem mudanças, já as modificações menores adaptam as pessoas sem “fazer muito alarde”. 

Optar por uma forma ou outra depende de questões estratégicas da sua empresa e seus objetivos. 

Posicionamento em canais relevantes 

Toda marca precisa ter um canal de comunicação com o seu público, e hoje em dia essa presença é feita por meios digitais. 

Opções como e-mail marketing, redes sociais ou blogs, são ótimos canais para informar ao seu público sobre o posicionamento da marca. 

Monitoramento 

O processo de rebranding, quando aplicado em uma empresa, necessita obter resultados que sejam tangíveis. 

Por isso, trace objetivos para medir a performance das ações. Algo muito comum de se fazer é o monitoramento social, em que você pode verificar as citações nos seus canais de interação e ver se o público reagiu da forma que você gostaria. 

Acreditamos que nossas dicas tenham sido úteis para você analisar a estratégia de rebranding e utilizá-la para transformar a imagem da sua agência de publicidade. Deixe sua opinião nos comentários! Nos vemos na próxima.