Qualquer negócio que almeja ter mais visibilidade na internet precisa, invariavelmente, contar com um seo e um bom website. Todavia, tenha em mente que só isso não basta. É preciso garantir que ele tenha destaque, ou seja, esteja visível para o público.
Nesse caso, o SEO (Search Engine Optimization) surge como um serviço digital essencial para garantir que o website de um negócio tenha mais visibilidade e sucesso no âmbito digital, utilizando um dos maiores mecanismos de busca do mundo: o Google.
Basicamente, saiba que o SEO é uma otimização de site, visando ajustá-lo aos mais modernos parâmetros, a fim de garantir uma melhor posicionamento orgânico nos mecanismos de busca, especialmente o Google.
Entenda melhor o que é o SEO
Como você já sabe, o SEO visa otimizar sites por meio de um conjunto de estratégias desenvolvidas para alcançar bons rankings orgânicos, de maneira a aumentar o tráfego e autoridade de um site ou blog.
Investir em SEO representa uma oportunidade única de crescimento. Afinal, quem não deseja aparecer em um lugar de destaque na maior vitrine do mercado digital: o Google.
A possibilidade de expor sua marca para um número elevado de pessoas é uma das principais características do SEO. Outro diferencial está na visibilidade para um público qualificado.
Entenda a importância do público qualificado
Antes de procurar uma agência de SEO e decidir investir nesse tipo de marketing digital, entenda melhor a importância do público qualificado e seus benefícios.
Imagine que você tenha uma loja que venda pneus. Caso você invista em métodos mais antigos de divulgação e marketing (outbound marketing), como a entrega de panfletos com promoções, com certeza você se deparará com um problema.
Saiba que nem todos que receberão o folheto vão ter interesse no que a loja está ofertando, por vários motivos, como não ter um veículo, os pneus do veículo já estão em bom estado, entre outras razões.
Ou seja, pensando em um cenário otimista, pouquíssimas pessoas que receberão os panfletos vão ter interesse nos pneus.
Agora, quando falamos em uma estratégia eficiente de SEO, o website de um negócio que venda pneus aparecerá justamente para pessoas que estão à procura desse tipo de produto.
Em outras palavras, a assertividade é muito maior com o SEO, uma vez que a loja de pneus ficará visível para um público qualificado, que está à procura de pneus. Isso gera um tráfego melhor no website, com pessoas buscando o que seu negócio
Percebe como essa estratégia de posicionamento tende a ser mais eficiente, com uma taxa de conversão maior? Justamente por isso o SEO surge como um investimento que vale a pena para os empreendedores que desejam mais destaque na internet para um público qualificado.
Outras vantagens do SEO
Além do tráfego e público qualificados, o SEO é conhecido por gerar muito mais credibilidade e destaque na internet para as empresas e marcas dos mais diversos segmentos.
Afinal, o Google é um mecanismo de busca com milhões de acessos todos os meses. As pessoas estão utilizando essa ferramenta no dia a dia para as mais diversas finalidades. Então, estamos falando de uma marca forte e consolidada no mercado.
Logo, as empresas visíveis no Google ganham mais credibilidade e destaque, tornando-se marcas mais bem avaliadas no mercado.
Com mais credibilidade, as pessoas se sentem mais confortáveis para negociar, fazendo com que as taxas de conversão sejam ainda melhores.
Outro importante benefício do SEO tem relação com o retorno contínuo. Isso porque, diferente das campanhas pagas, que não apresentam mais resultados quando ficam estagnadas, o SEO continua gerando retorno das suas ações.
Ou seja, se um site for otimizado, ele continuará aparecendo nos primeiros resultados do Google, e nos demais mecanismos de buscas.
Mas, vale lembrar que, se deixar de lado por completo o SEO, os resultados obtidos vão desaparecer gradativamente.
Onde contratar o serviço de SEO?
Para contratar um serviço de SEO, é fundamental escolher uma boa agência de marketing digital. Ela é quem ficará encarregada de desenvolver as melhores estratégias de otimização para o site de uma empresa.
Agência de marketing digital é a responsável por dar vida ao projeto de SEO de uma empresa, colocando a marca em destaque nos mecanismos de busca, em especial o Google.
Para isso, uma boa agência conta com profissionais especializados e capacitados, desde:
- Analistas de SEO
- Redatores
- Desenvolvedores.
Lembre-se apenas de escolher uma agência de marketing digital experiente, bem avaliada no mercado e com bom portfólio. Dessa forma, as chances de acertar na tomada de decisão são ainda maiores.
Este post foi escrito pela equipe da Bloomin, agência de marketing digital focada em gerar resultados digitais para empresas de pequeno e médio porte dos mais diversos segmentos