É um fato que todos querem aparecer no topo das principais plataformas de busca como o Google. Quem não quer ver o seu site lá em cima, ganhando visibilidade e reconhecimento de maneira totalmente orgânica?
Qualquer empresa que marque sua presença digital através de sites tem como um dos principais objetivos se manter no topo do Google e de outras plataformas de busca, mas como chegar até lá?
Bom, é claro que para alcançar o topo, o processo não é nada randômico, muito pelo contrário!
Existe um algoritmo que ajuda a ranquear melhor os sites e as páginas de acordo com a sua qualidade, mas como adquirir essa qualidade? Como otimizar um conteúdo ou até mesmo uma página inteira para que ela seja bem-vista através dos olhos desse algoritmo?
Aqui não existe nenhuma fórmula mágica, mas sim uma estratégia considerada como ponto-chave para o sucesso de qualquer site: o SEO.
Se você quer que a sua página que mostra dobra de chapa e outros equipamentos ganhe prioridade na web, então você precisa conhecer esse conceito, entender a sua importância e aplicá-lo no dia a dia.
No texto de hoje iremos mostrar para você o que de fato significa o SEO e por que esse é um termo tão vinculado ao sucesso de qualquer site.
O que é o SEO?
Search Engine Optimization ou otimização para mecanismos de busca em português, também conhecido como SEO, é um dos termos mais populares para qualquer pessoa que trabalha com marketing ou até para aqueles empreendedores que possuem o seu próprio site.
Esse conceito tem ganhado cada vez mais força nos últimos anos, sendo requisitado cada vez mais.
Para quem não conhece, o SEO nada mais é do que um conjunto de estratégias que tem como principal objetivo otimizar um site e fazer com que ele alcance o topo das principais plataformas de busca, como o Google, por exemplo.
Todo usuário quer responder questionamentos, dúvidas e procurar algumas coisas dentro do seu dia a dia, como o melhor local para realizar o aluguel de empilhadeira ou os melhores vilões da Marvel.
Ao procurar sobre essas curiosidades, aparecem inúmeros links para acesso, e os primeiros são justamente os que estão melhores otimizados através do SEO.
Quais os fatores de rankeamento?
Como pudemos ver acima, o SEO se trata de um conjunto de estratégias orgânicas, tendo como objetivo justamente fazer com que os sites se adaptem aos algoritmos e sempre se mantenham otimizados.
Isso porque assim eles acabam sendo recomendados com maior frequência, e como consequência apareçam no topo das plataformas de busca.
Mas é claro que para definir quais sites são qualificados ou não, existe uma série de fatores de rankeamento que são levados em consideração pelo algoritmo do Google ou de outra plataforma, eles são basicamente divididos em dois grupos: on page e off page.
O primeiro se resume em encontrar as questões internas da página avaliando quesitos como:
- Conteúdo;
- Títulos;
- Subtítulos;
- Imagens;
- URLs;
- Meta tags;
- Rich snippets.
Já o “of page” são as questões externas da página, como a quantidade, diversidade e o contexto dos backlinks, os sinais sociais, as menções das marcas, buscas diretas, entre outros.
Sendo assim, é preciso juntar ações que consigam corresponder e otimizar principalmente esses pontos, como o uso de palavras-chave, a escolha certa de backlinks, o uso inteligente de títulos e subtítulos, entre outros.
Qual a importância do SEO para o sucesso do site?
O SEO é crucial para qualquer site, seja ele de uma grande empresa ou de um pequeno negócio que trabalha com a venda de copo de papel biodegradável.
Isso porque é através dele que o negócio consegue ganhar visibilidade, ampliar o seu alcance e aparecer no topo das buscas de maneira totalmente orgânica.
No mundo inteiro, são mais de 200.674.843 sites ativos, sendo criados cerca de 252.000 por dia, 10.500 por hora, 175 por minuto e 3 por segundos. Ao terminar de ler esse artigo, cerca de mais de 2 mil sites já devem ter sido criados.
Ou seja, temos aqui um cenário inflacionado com diferentes opções de site, e no meio disso tudo, os três primeiros links orgânicos recebem 30% dos cliques, enquanto apenas 0,78% das pessoas passam da primeira página. Viu por que estar no topo é tão importante?
A concorrência é enorme, a disputa por espaço maior ainda, e adotar o SEO é mais do que um diferencial, e sim um quesito obrigatório para qualquer site que deseja sobreviver e ter o seu “lugar ao sol”.
Quais os benefícios que o SEO traz para um site?
Se depois de tudo isso você ainda não estiver convencido de como esse é um conceito crucial, nós iremos te ajudar a solucionar suas últimas dúvidas.
O SEO carrega consigo inúmeras vantagens diferentes, a primeira é a sua redução de custos, que é uma estratégia totalmente orgânica, com um custo baixo e com um alto retorno que pode surpreender.
O segundo ponto é relacionado ao aumento da visibilidade e a conquista de uma nova audiência.
Cada vez mais pessoas irão conhecer sobre a sua broca para aço e seus produtos de forma geral, o que faz com que você consiga se destacar mesmo sendo uma empresa de porte pequeno.
Sua marca também ganha reconhecimento e autoridade dentro do seu segmento, afinal, ser o primeiro dentro da plataforma de busca não é uma jornada fácil, o que acaba resultando em um olhar especial e diferente vinculado ao público.
Por fim, o SEO melhora o seu site, gerando mais tráfego, alcançando mais pessoas e até mesmo aumentando as suas vendas, tudo são consequências, e o SEO é a melhor ferramenta para que todas elas sejam desenvolvidas da melhor forma possível.
O que achou do texto de hoje? Preparado para usar o SEO? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!
Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.