O tráfego orgânico refere-se aos visitantes que encontram o caminho para o seu site depois de usar um mecanismo de pesquisa como o Google. Isso significa que eles não são encaminhados para a página da sua empresa como resultado de publicidade ou por outro site.
Muitas empresas pequenas apostam no tráfego pago, por não acreditarem no potencial do tráfego orgânico. Entretanto, a maioria destas empresas não conhecem as estratégias corretas para fazerem o negócio acontecer.
Neste post iremos ajudar você a entender a importância do tráfego orgânico, e as principais diferenças entre os vários tipos de tráfegos disponíveis no mercado.
Como gerar tráfego orgânico?
Para gerar tráfego orgânico, é necessário seguir algumas estratégias. Essas estratégias são a base para o sucesso do tráfego no marketing digital.
Conteúdo de qualidade
Ter um conteúdo de qualidade, cheio de informações robustas e verdadeiras ajudará e muito o seu site a ser escolhido. Um médico alergista no Rio de Janeiro por exemplo, pode apostar em vários conteúdos sobre as alergias, tratamentos e muito mais! Por isso aposte nesta ideia.
Seja autêntico
Ser autêntico trará mais credibilidade para o seu site. Encontre os seus nichos, invista nas suas ideias, direcione o conteúdo para o seu público.
Invista na constância
Investir na constância é uma das estratégias mais valiosas que você deve saber, isso ajudará ao Google a te classificar nas principais buscas, pois compreenderá que o seu site é relevante e as informações contidas nele são seríssimas.
Faça publicações em determinados dias da semana, estipule um horário, isso também irá colaborar na relação com seus usuários.
Compartilhe seu conteúdo em outras redes sociais
Compartilhar o conteúdo em outras redes sociais pode fazer com que o tráfego social aumente seu tráfego orgânico. Isso indica que conforme os usuários visitem sua página com mais frequência, o Google sempre irá recomendar, pois é relevante.
Quais os tipos de tráfegos?
Como pudemos ver o tráfego orgânico pode ser um grande aliado para o seu site/negócio, entretanto você conhece quais são os outros tipos de tráfegos disponíveis no marketing digital? Vamos levar você para descobrir!
Tráfego pago
Tráfego pago como já se pode imaginar é o tráfego impulsionado por investimento, ou seja, atrai visitantes ou seu site ou rede social por meio de anúncios. Esse tipo de tráfego também é conhecido como links patrocinados.
Uma das plataformas de tráfego pago mais conhecidas é o Google Ads.
Tráfego social
O tráfego social vem das redes sociais. Você já deve ter visto em seu instagram o famoso “arrasta para cima”, e quando você faz a ação, automaticamente você é direcionado para um site, isso é o tráfego social.
Um neurocirurgião no Rio de Janeiro pode usar suas redes sociais como ferramenta para compartilhar o seu site.
Além do mais, o tráfego social permite o compartilhamento que são considerados backlinks e são valiosíssimos para o algoritmo dos mecanismos de buscas.
Tráfego de referência
O tráfego de referência é basicamente uma recomendação, ou seja um visitante chega a sua página da web através de um link do seu site recomendado pelo site anterior ao qual estava navegando.
Esse tipo de parceria mostra ao Google a credibilidade que a sua página possui, e o quanto aquele conteúdo é relevante, resultando assim em um melhor ranqueamento.
Tráfego direto
O tráfego direto é mais simples que os demais, pois os usuários precisam colocar apenas a URL de destino e pronto já estão na página que desejarem. Apesar de bem parecido com o tráfego orgânico, ele não caracteriza, pois nesse caso o endereço do site já é conhecido.
Quais os benefícios do tráfego orgânico?
O tráfego orgânico é relativamente acessível, em comparação com as outras formas de tráfego. Se você investir em estratégias de SEO que trarão tráfego direcionado ao seu site, verá benefícios de longo prazo que ajudarão sua empresa por anos.
Conclusão
Agora que você já sabe o que é tráfego orgânico, e conhece todos os seus benefícios, você sabe o quanto ele é importante. Visitantes em seus sites, se tornam usuários e consequentemente clientes.
Também é muito interessante para as empresas mesclar mais de um tipo de tráfego orgânico, isso ajuda muito, uma clínica oftalmológica por exemplo pode contratar uma agência de marketing médico, para auxiliá-lo ainda mais no ranqueamento do site.
Texto escrito por Monique Horrana do Grupo KOP.