vendas

O que faz uma consultoria de vendas? Entenda para que serve

O mercado está cada vez mais competitivo e impulsionar as vendas é a única saída para o crescimento.

Nesse sentido, entenda o que faz uma consultoria de vendas e como ela pode ser uma aliada de peso na construção de estratégias inovadoras e competitivas.

O que faz uma consultoria de vendas?

Indo direto ao ponto, uma consultoria de vendas atua diretamente no desempenho de lucros de uma empresa, realizando auditoria de processos, análises e claro, criando estratégias e auxiliando na sua implementação.

O papel da consultoria de vendas está diretamente ligado a direcionar a empresa atendida no caminho do sucesso, fornecendo informações, ferramentas e experiência prática. Consultores de venda costumam atender empresas de diversos segmentos e por isso, aumentam sua capacidade de ter uma visão mais abrangente e inovadora.

Vantagens de contratar uma consultoria de vendas

São diversas as vantagens de contar com o apoio de uma consultoria de vendas, como:

  • Aumentar a eficiência operacional
  • Identificar novas oportunidades
  • Obter resultados mais consistentes
  • Ter previsibilidade de faturamento

Como a consultoria da Receita Previsível pode me ajudar?

No tópico anterior listamos a vantagem de ter previsibilidade de vendas, que é o ponto central da metodologia Receita Previsível, desenvolvida por Aaron Ross no Vale do Silício, quando foi diretor de vendas na Salesforce.

Atualmente, a metodologia é desenvolvida no Brasil por Thiago Muniz, CEO e sócio de Aaron Ross. Thiago vem adaptando a metodologia para a realidade das empresas brasileiras e também é responsável pela aplicação da consultoria Receita Previsível.

A consultoria Receita Previsível conduz a empresa na criação de um processo escalável de geração de receita, combinando estratégias de distribuição, tecnologia e análise de dados. Ou seja, não se trata somente de aumentar os lucros, mas também de prever os resultados financeiros futuros.

Como escolher uma consultoria de vendas?

Esse é um ponto que é muito particular da necessidade e momento atual de cada empresa. No entanto, alguns pontos importantes devem ser analisados:

  • Experiência e reputação da empresa de consultoria escolhida
  • Qual a abordagem e metodologia utilizada por essa empresa de consultoria
  • Essa consultoria atende presencialmente ou online? Esse formato está adequado à cultura da sua empresa?

O que faz um executivo de vendas?

O executivo de vendas é um profissional indispensável em times comerciais e é responsável por realizar distribuições de produtos e serviços. Muitas vezes, também podem assumir o relacionamento com contas importantes.

As funções de um executivo podem incluir:

  • Análises de mercado e dos relatórios de 
  • Trabalhar a retenção de clientes
  • Manter relacionamentos
  • Gerenciar um território específico de distribuição
  • Negociar contratos
  • Entre outros

Quais as principais habilidades de um executivo de vendas?

Uma aptidão natural para profissionais desse ramo é a habilidade de comunicação. No entanto, outras habilidades também são importantes, como: escuta ativa, transmitir confiança, entendimento profundo do produto e constante desenvolvimento.

Por fim, saber se adaptar a novos cenários e a capacidade de tomar decisões rápidas também são habilidades que podem ajudar um executivo de vendas a se destacar.

Conclusão

Contar com uma consultoria de vendas, pode ser o caminho para a sobrevivência de empresas em um mercado tão dinâmico e competitivo, especialmente se estiver aliado a metodologia Receita Previsível para impulsionar o crescimento e garantir resultados consistentes.

Esteja no caminho certo para alcançar receita previsível e alcançar o sucesso!