Descubra o que não pode faltar no seu e-book!
O Inbound Marketing chegou para atrair clientes até o seu negócio, com um conjunto de estratégias que visam atrair e converter clientes usando conteúdos ricos e relevantes, utilizando dos mais diversos mecanismos de busca, blogs e mídias sociais.
Atrair, converter, vender e encantar, cada uma dessas etapas conta com materiais diferentes que cumprem com cada uma de suas funções.
Nesse texto iremos explorar o e-book que nos auxilia na hora de converter um visitante em potencial cliente.
Por isso, agora confira tudo o que não pode faltar no seu e-book!
Foque no seu público:
A elaboração do seu e-book deve ser feita com o seu público sendo seu foco, por isso é muito importante entender com quem a marca pretende falar.
Mapeie sua persona com suas dores e anseios, logo depois descubra como resolver o seu problema, por meio do e-book.
Pense também no formato que mais gera engajamento e aceitação para seu público.
Lembre-se de pedir as informações certas:
Um e-book precisa prender o seu público no meio do funil de vendas, para que ele chegue até o final e compre, de fato, o seu produto.
Por isso, não deixe de conseguir as informações certas de seus clientes, por exemplo, em troca da leitura, você pode pedir o e-mail e nutrir seu cliente com materiais de e-mail marketing, mas não se prenda só as tradicionais caixas de entrada, busque qualquer outra informação que seja relevante no momento.
Apostar em um conteúdo relevante:
Para fazer um conteúdo de sucesso em seu e-book o caminho certo é apostar em palavras-chave, que irão guiar todo o seu material.
Faça uma pesquisa com essas palavras antes mesmo de começar o seu material. Crie parágrafos curtos e espaçados, com intertítulos interessantes para deixar a leitura mais dinâmica.
Não esqueça de ilustrar:
Para caprichar ainda mais no seu e-book aposte em ilustrações.
Dessa forma ele ficará ainda mais interessante e didático, facilitando melhor seu entendimento e aceitação.
A estética do e-book conta muitos pontos nesta questão.
Tenha uma estrutura organizada.
Assim como todos os materiais de Inbound Marketing, o seu e-book precisa de organização, para cumprir o seu papel de atrair pessoas de maneira sutil.
A estrutura do e-book é composta por:
- capa;
- autor;
- sumário;
- conteúdo em textos e imagens/ilustrações.
Não deixe de revisar
Logo após encerrar a produção, tanto a parte textual, como as imagens, é importante separar um momento para uma revisão detalhada de todo esse conteúdo.
Não tenha medo de refazer quantas vezes for necessário!
Faça o lançamento em suas redes sociais
Depois de finalizar o seu e-book é hora de divulgá-lo nas suas redes sociais!
Não gaste esforços para fazer seu material conhecido, invista em um bom planejamento de mídias sociais, com o objetivo claro de divulgar o seu e-book.
Se baseie no engajamento de seu público, produza um conteúdo de qualidade, com unidade visual e um relacionamento entre cliente e empresa que seja real. Utilize ferramentas para agendamento e métricas de suas postagens.
Não esqueça dos relatórios para documentar toda a sua estratégia e se basear para futuras divulgações.
Agora que você já sabe o que não pode faltar no seu e-book, chegou a hora de colocar a mão na massa.
Alinhe seus objetivos com sua equipe de redação e atraia clientes com um material rico de sucesso!
Para saber mais sobre todas as estratégias do Inbound Marketing, acesse o site da Amura Comunicação e fique de olho em nosso blog, atualizamos ele semanalmente com os melhores conteúdos sobre marketing digital.