Desde os primórdios do comércio, as datas comemorativas são períodos famosos pelo fator mercadológico, onde tanto as vendas no varejo físico quanto digital estão aquecidas e o fluxo de pessoas a procura de produtos cresce consideravelmente.
Então, vai de acordo com a criatividade de cada lojista e empresa conseguir aproveitar a temática de cada uma dessas datas para aplicar estratégias de venda que visam atender a demanda em torno de diversos produtos e categorias.
É tudo uma questão de timing e contexto que influencia diretamente nas compras, então mesmo quando não se trata de datas tradicionais como Dia dos Pais, dos Namorados, das Crianças, das Mães e do Natal, as empresas oferecem descontos ou condições especiais.
Inclusive, é certo dizer que, enquanto isso, temos alguns exemplos de datas que foram criadas já pensando na fermentação do setor, por exemplo:
- Black Friday;
- Cyber Monday;
- Dia do Frete Grátis;
- Dia do Consumidor;
- Semana do Brasil.
Agora que você já sabe o que são as datas sazonais e como elas estão presentes no varejo, está na hora de saber o porque elas movimentam tanto os lojistas, e só uma dica: é por causa do faturamento.
Tanto que os últimos 6 meses do ano são conhecidos como o semestre das vendas, pois é um período onde está localizada uma grande concentração de todas essas datas, incluindo as mais importantes quando o assunto é lucro.
Veja quais são as datas que precisam estar sempre no seu radar durante o segundo semestre:
Black Friday
A Black Friday de 2021 apresentou um faturamento de R$ 5,4 bilhões, o que representa um acréscimo de aproximadamente 5,8% em relação a 2020. Contabilizando um volume de 7,6 milhões de pedidos. Ademais, a data teve um aumento de ticket médio, que foi R$ 711,38.
Esses números levantados pela Neotrust dizem respeito a apenas as vendas via e-commerce que aconteceram durante as 48 horas de Black Friday. Inclusive, você sabia que o ano de 2022 promete ter a melhor Black Friday de todos os tempos?
Pela primeira vez na história teremos o encontro de duas datas que sempre mexem muito com o comércio de um modo geral, tanto físico quanto online, ou seja, a Black Friday e a Copa do Mundo.
Quer entender melhor como a junção desses dois eventos de proporções mundiais? Então você precisa conferir o material que preparamos para os lojistas que desejam vender mais nesse período.
Veja o que você vai aprender nele:
- Como a Copa do Mundo pode ser uma data sazonal diferenciada;
- Estratégias de venda para aproveitar a temática do esporte;
- Quais ferramentas podem te auxiliar nas vendas;
- Entre outros assuntos.
Além disso, ele é 100% gratuito e para baixá-lo basta que você clique aqui.
Dia dos Pais
Em 2021 essa data simplesmente bateu seu recorde no Brasil, sendo o mais lucrativo de toda a história. Com os números superior aos R$ 6 bilhões, uma alta de 15,9% em relação a data comemorativa do ano passado.
Esse faturamento histórico pode ser explicado também quando analisamos dois pontos: o Ticket Médio superou todas as expectativas e teve uma alta de 11%, fechando em R$ 450. A quantidade de pedidos não ficou muito atrás, e atingiu a marca histórica de 13,9 milhões.
Natal
Quando o assunto é a comercialização de presentes, não existe data melhor do que essa no Brasil, afinal de contas os números estão aí e não nos deixam mentir: de acordo com levantamento da Neotrust, o período natalino do comércio eletrônico faturou R$ 6,6 bilhões em 2021.
O aumento considerável de 17,9% em relação ao ano anterior apenas demonstra que essa data está ganhando cada vez mais força dentro das compras virtuais. Fique ligado, pois as suas categorias mais procuradas foram alimentos, moda e itens de perfumaria.
Conclusão
Agora que você já sabe o que são as datas sazonais e como elas podem potencializar suas vendas durante curtos períodos de tempo, que tal aprender mais sobre elas?
Seria muito ruim para o seu negócio passar por todo o segundo semestre, que é lotado de datas importantes, sem aumentar as vendas e o faturamento. Se você quer aprender mais sobre elas, então precisa conhecer o intensivão do semestre das vendas.
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