De acordo com os dados da Neotrust, que faz a cobertura sobre o cenário das vendas online no país, em 2021 foi registrado um valor recorde no faturamento, por exemplo, em marketplaces: R$ 161 bilhões e um crescimento de 26,9% em relação a 2020.
No que diz respeito ao varejo virtual, os marketplaces têm se destacando cada vez mais nos últimos anos, já que eles operam de um modo muito parecido com shoppings centers.
Alguns exemplos de empresas de renome que atuam nesse modelo de comércio são:
- Amazon;
- Magazine Luiza;
- Americanas;
- Shopee;
- Mercado Livre;
- Americanas.
São gigantes do setor varejista que acabam emprestando sua visibilidade, tráfego e plataforma para que empreendedores anunciem suas próprias mercadorias.
Logo, da mesma forma que existem canais de venda que anunciam uma variedade grande de produtos, como os sites que foram citados acima, há também os chamados marketplaces de nicho, que são voltados para a venda de segmentos específicos.
Conheça mais sobre marketplaces de nicho
Pois bem, como forma de facilitar o entendimento acerca dos marketplaces de nicho, separamos alguns dos principais, bem como explicamos mais sobre eles. Sem mais delongas, venha conferir quais são alguns deles:
Kanui e Dafiti
A moda é um dos segmentos que mais cresce e é abrangente, ela permite uma variedade de abordagens para alcançar diferentes públicos.
Essas duas lojas são um claro exemplo disso, a Kanui foca no público masculino praticante de esportes radicais como surf e skate, a Dafiti é voltada para o mercado mais fashion.
Ainda temos exemplos como C&A, Renner e Zattini que contemplam um público mais amplo de faixa etária.
Netshoes e Centauro
Esses dois marketplaces são considerados líderes quando o assunto é vender artigos esportivos. Eles comercializam produtos de vários esportes, que vão desde futebol, basquete, corrida, ciclismo, ginástica, musculação, entre outros.
Rihappy
Frequentemente apontada como o maior varejo de brinquedos do país, ao entrar no modelo de marketplaces, incluiu também categorias inéditas como móveis, moda, livros e itens de cama, mesa e banho.
Cobasi
Esse marketplace é direcionado a um dos mercados que mais cresce ultimamente, o do mundo Pet.
MadeiraMadeira
É um canal de venda que anuncia diversos tipos de produtos relacionados a casa, decoração, materiais de construção, electrodomésticos, jardim e lazer
Marketplace de nicho X Marketplaces de catálogo aberto
Imagine que os marketplaces de catálogo aberto são como se fosse lojas multi-departamentos, como Extra e Carrefour físicos. É basicamente um lugar onde você pode achar diversos tipos de mercadorias.
Enquanto isso, os marketplaces nichados funcionam como estabelecimentos especializados em um único tipo de segmento e, apesar de trabalharem com um tema em específico, hoje em dia a maioria oferece um leque maior de opções de produtos.
Se você está procurando algum item mais específico, é recomendado que você o procure em uma loja que tenha como foco a categoria na qual ele pertence.
Vale a pena atuar em apenas um segmento?
O universo dos marketplaces é completamente amplo e inclusivo, portanto é fundamental estar com a mente aberta às possibilidades. O que de início pode soar como algo que vai restringir as suas vendas, na verdade pode melhorar-lás.
Veja abaixo como abraçar esse setor pode trazer benefícios para o seu negócio:
Possibilidade de fidelizar o público-alvo
Com uma quantidade considerável de plataformas, e-commerces e lojistas que estão presentes no ambiente digital, a briga pela atenção e conversão dos clientes está cada vez mais disputada.
A fidelização é algo comum no ambiente físico, mas ainda é muito difícil de se conseguir no virtual, logo ela é cada vez mais almejada entre empresas e vendedores.
Um ponto que facilita conquistá-la nos marketplaces de nicho é pelo simples fato deles apresentarem uma jornada de compra mais enxuta e direta, onde não há distrações de produtos de outros segmentos.
Concordamos que para uma pessoa entrar numa Cobasi ao invés da Amazon, é porque ela é um cliente muito mais engajado com o setor de pets, certo?
Em uma tacada só você consegue entender qual o perfil do seu consumidor, o que facilita demais na hora de montar estratégias de vendas e coisas mais simples, como forma de anunciar os produtos, atendimento e pós-venda.
Modelo de negócio que está em crescimento
Um pouco antes do auge do período pandêmico, entre 2019 e 2020, os marketplaces tiveram um crescimento de 68% no seu faturamento.
Esses dados disponibilizados pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm) apenas comprovam como essa tendência já estava andando a passos largos antes do fechamento dos estabelecimentos físicos.
Claro que todo contexto acabou colaborando para esse volume de expansão se tornar a maior já registrada sobre o modelo de comércio. Porém, como está apontado no primeiro parágrafo do artigo, o varejo eletrônico faturou e cresceu mais em relação ao ano anterior.
Esse movimento natural de crescimento que vem ocorrendo ano após ano só demonstra como não importa o marketplace, seja ele de nicho ou multi departamento, esse é o melhor momento para começar sua jornada de vendas na internet.
Para te mostrar como as possibilidades são amplas, vamos listar alguns exemplos de segmentos que são compreendidos por diversos canais de venda:
- Moda;
- Casa e Decoração;
- Pets;
- Esportes;
- Livros;
- Brinquedos;
- Autopeças;
- Bebidas;
- Eletrônicos;
- Bebês;
- Bolsas;
- Cuidado pessoal.
Siga a leitura e confira mais pontos que mostram como esse modelo de negócio pode ser benéfico.
Custo-benefício e baixo investimento inicial
Por último, mas não menos importante, esse é um dos principais motivos pelo qual esse modelo de negócio se tornou o queridinho entre os sellers.
Grande parte dos marketplaces não exigem um centavo para o vendedor fazer o cadastro, a única taxa cobrada é uma comissão que pode ser de 15% a 20% em cima de cada produto vendido.
Conclusão
Graças a ajuda da tecnologia, o comércio seja ele físico ou digital está evoluindo e se modernizando cada vez mais. Com tantas opções e possibilidades de negócio, fica até difícil escolher por onde começar, mas o importante é dar o start na sua trajetória como seller.
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