Todo mundo que consome redes sociais já ouviu falar em posts patrocinados. Enquanto são um incômodo para alguns, para outros são os salvadores do marketing digital.
Aqui, consideramos que seu uso adequado pode aumentar muito o retorno do investimento em mídias para a empresa.
Quer entender por que utilizá-los na sua estratégia? Separamos 5 principais benefícios de pagar para realizar anúncios nas redes sociais, que certamente vão te convencer.
Por que usar posts patrocinados como parte de sua estratégia?
Se você estiver nas redes sociais faz tempo, deve ter percebido que o marketing de conteúdo está perdendo alcance quando é simplesmente postado no feed da empresa.
Além disso, ganhar seguidores e conseguir novos clientes também fica cada vez mais difícil.
O segredo está nas mudanças de algoritmo, que focam em fazer o usuário ficar conectado por cada vez mais tempo.
Para isso, ele passa a ver mais conteúdos com os quais interage, sempre dando prioridade a amigos e família. Ou seja, os posts de empresas e páginas que ele começou a seguir ficam relegados a segundo plano.
Para conseguir melhorar os resultados com redes sociais, é importante investir em uma estratégia de patrocínio.
Hoje em dia, este tipo de conteúdo é praticamente obrigatório, seja no Facebook, Instagram e agora no Linkedin, Pinterest e Twitter.
Entenda como essas técnicas de posts pagos ajudam a melhorar seu marketing.
Aumentam o alcance
Há mais de 2 anos, o alcance orgânico está caindo e usuários têm percebido isso. De um lado, posts de amigos e família ganham prioridade e, de outro, os de empresas desaparecem do feed.
Inclusive, a quantidade de empresas na internet aumentou muito. Com tanta concorrência, é claro que fica mais complexo atingir seu público sem o uso de posts patrocinados. Assim, os anúncios garantem que seu conteúdo tenha espaço no feed do usuário.
Só impulsionar os posts utilizados no feed já gera um aumento muito interessante de alcance e interações. Anúncios nas redes sociais, porém, podem ajudar ainda mais.
Melhoram o direcionamento de conteúdos patrocinados
Depois de dominar o uso das plataformas de posts pagos, é possível controlar exatamente quem vê seus ads.
Por exemplo, você determina faixa etária, localização, ocupação, interesses, entre outros filtros. Isso porque as redes sociais sabem tudo sobre seus usuários e permitem que você segmente anúncios de acordo com isso.
Dessa forma, você consegue veicular anúncios para um público com maiores chances de entrar em contato, interagir e comprar. Existem até configurações específicas no Facebook e no Instagram para cada tipo de comportamento desejado da campanha.
É claro que, para conseguir os melhores resultados de posts patrocinados, é preciso testar e se acostumar à plataforma. No entanto, depois de algum tempo de experiências, você conseguirá melhorar muito seus resultados.
Geram reconhecimento da marca
Novas marcas passam por um período conhecido como brand awareness, ou reconhecimento.
Nesse momento, o público ainda não sabe muito bem que elas existem ou quais necessidades podem ser sanadas através delas. Portanto, ele precisa ter maior contato com a empresa para começar a compreendê-la e aumentar suas chances de comprar.
Nas mídias tradicionais, trabalhar com brand awareness pode sair bem caro. Outdoors, televisão e até rádio são excelentes para esse período. Seus anúncios, porém, não são direcionados e seu custo é relativamente alto.
Mas as redes sociais oferecem soluções econômicas e que se adaptam a seu orçamento. Anúncios direcionados para alcance ajudam a atingir o máximo possível de usuários dentro da sua escolha de público.
Aumentam a conversão
Algumas empresas deixam de investir em posts patrocinados pensando que ninguém compra nas redes sociais. No entanto, a realidade é que as redes têm se tornado um marketplace bastante movimentado.
Uma pesquisa, com 3000 usuários, mostrou que 46% das pessoas usam redes sociais enquanto pensam em fazer uma compra. Ainda, 40% dos usuários tomam decisões de compra após serem diretamente influenciados por conteúdos nas redes.
Ou seja, uma campanha bem feita pode ajudar, e muito, na conversão. Aumente o número de compras, contatos e até visitas ao estabelecimento utilizando posts pagos.
Aumentam o conhecimento sobre os usuários
Não imagine que você vai começar a patrocinar seu conteúdo hoje e colher um aumento de 100% em vendas amanhã. Além de exigir muito conhecimento técnico, as plataformas de ads podem e devem ser usadas para teste.
Está em dúvida sobre qual conteúdo oferecer ou o melhor formato de anúncio para seu público?
Crie testes A/B e analise os tipos de interações que cada conjunto de ads obteve. Assim, você consegue elaborar uma estratégia ainda mais eficiente da próxima vez.
Quanto mais você explorar os anúncios em redes sociais, mais saberá sobre seu público. Essa ferramenta se tornará ainda melhor para conseguir alcançar seus objetivos digitais. Que tal começar hoje?
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do Blog Site Bem Feito, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre Marketing Digital e outros.