Você já ouviu falar em experiência de marca? O termo, que vem do inglês brand experience, e diz respeito à sensação que seus clientes experienciam ao ter contato com a sua marca.
Nós temos contato com marcas de diversos segmentos diariamente, e a experiência de marca é um dos fatores que fazem com que a sua marca não seja apenas mais uma no cotidiano de seus clientes, mas que tenha um valor real para ele.
Seja pela presença da marca ou pela relação construída com os clientes, oferecer uma boa experiência de marca é um dos pontos que todo gestor deve almejar.
Afinal, ela garante que os clientes se tornem fiéis à sua empresa e até mesmo a recomendem – e sabemos o quão poderoso é a divulgação feita entre clientes e possíveis clientes.
A experiência de marca se constrói a partir de associações em diferentes áreas. Se a sua marca está sendo associada pelos seus clientes com bons momentos e coisas positivas, você já está no caminho certo.
Neste artigo, vamos te explicar o que de fato é experiência de marca e daremos algumas dicas para se construir uma boa experiência de marca. Então, continue a leitura!
O que é a experiência de marca?
Como citado acima, a experiência de marca se dá na associação da sua empresa com coisas boas. Essa associação não precisa necessariamente ser com algo externo.
Por exemplo: se a sua empresa possui alguma característica marcante que a torna referência e a faz ser reconhecida pelo público, a experiência de marca já está sendo trabalhada.
Seu logo é lembrado por todos? A comunicação diferenciada e o atendimento ao cliente são comentados pelo público? Esses são alguns dos fatores que também possuem relação com a experiência de marca.
Aquilo que gera boas sensações no seu cliente ajuda na fidelização. Essa é a melhor maneira de garantir relacionamentos duradouros com seus clientes.
A fidelização dos clientes e o marketing de experiência agregam valor a sua marca, e isso faz com que ela seja reconhecida no mercado.
Para exercitar: sem pensar muito, fale o nome das três primeiras marcas que vierem na sua cabeça. Reflita sobre o porquê de você ter pensado nessas três em específico e elas terem sido as primeiras a serem lembradas.
Muito provavelmente, os fatores vão ter a ver com a sua experiência com essa marca e o seu sentimento em relação a ela.
Agora, vamos te dar algumas dicas para que você trabalhe a experiência de marca com eficiência.
1. Trabalhe nas peças de comunicação da sua empresa
Como está a parte de comunicação da sua marca? Ela tem interagido de maneira satisfatória com os clientes? Está conseguindo passar a sensação que a marca deseja passar através do contato com o público?
Se a resposta for não, provavelmente você precisa melhorar as suas peças de comunicação.
Esses materiais ajudam a construir a imagem da sua empresa para o público e são de extrema importância, caso você deseje que o público lembre dela.
Hoje, grande parte do contato que os clientes terão com a sua marca será online. Então, para construir uma comunicação mais assertiva, é importante que os materiais digitais sejam bem trabalhados.
Caso você ou sua equipe não tenham a expertise para desenvolver uma boa padronização na comunicação, contar com os serviços de uma agência de inbound marketing pode ser recomendado.
2. Crie uma comunicação visual que seja forte
Existe um ditado popular que diz que só é lembrado quem é visto. Quando falamos de empresas, essa é uma regra de ouro. A sua empresa precisa ser lembrada pelo público, para que outras pessoas também a conheçam.
A comunicação visual diz respeito a toda a apresentação da sua empresa, desde o logo até cada mínimo detalhe, como um cartão de visita ou a assinatura do e-mail.
O material desenvolvido deve conseguir passar a identidade da empresa com clareza e deve ser padronizado para que a sua marca seja reforçada na mente dos clientes.
3. Faça a divulgação da maneira correta
A apresentação é parte do que constrói a experiência de marca para os seus clientes. Então, como trabalhar esse ponto?
Os pontos de vendas e lojas são o contato físico que seus clientes terão com seus produtos e com a sua empresa. Portanto, é de extrema importância que o espaço desses lugares também seja trabalhado, com a mesma qualidade que os outros pontos desta lista.
Seus pontos de venda possuem algum diferencial? Por exemplo: se você é dono de um pet shop, há algo na sua loja que faça com que os animais de estimação dos clientes fiquem confortáveis durante as compras?
Outra questão importante é: como os seus atendentes atuam? Investir no atendimento de qualidade é a chave para que os clientes voltem, pois eles sairão da loja com uma sensação de que são especiais.
“Mas a minha empresa não possui uma localização física.” Bom, neste caso, basta aplicar o mesmo conceito nos canais que você utiliza.
Digamos que você opte pela criação de um site em WordPress, que é uma das plataformas mais utilizadas por empresas atualmente.
Como o seu site pode se diferenciar da concorrência? Que atrativos você pode oferecer em forma de experiência virtual para os seus clientes?
4. Brindes e recompensas são uma ótima forma de fidelizar pessoas
O seu cliente se sente recompensado em interagir com a sua marca? Se não, é hora de pensar em alguma estratégia que torne esse contato mais atrativo para ele – pois, no final, ele receberá algo em troca.
Um ótimo exemplo para tornar isso uma prática que seja benéfica para ambos os lados é através de pesquisas de satisfação.
Sua empresa precisa compreender quais foram os pontos fortes e fracos dentro no atendimento e na experiência como um todo, mas nem sempre os clientes estão dispostos a responder este tipo de pesquisa.
Mas, e se a sua empresa oferecer um material gratuito sobre um tema que seja pertinente após o final da pesquisa? Ou até mesmo um brinde? Um desconto em uma próxima compra?
Os clientes se lembrarão do seu negócio com carinho e, com certeza, irão querer responder a sua pesquisa novamente.
5. Evidencie o valor do seu produto
O que torna o seu produto diferente dos seus concorrentes? Uma boa estratégia para fortalecer a experiência de marca é você evidenciar quais são os valores do seu produto.
Se você vende algum tipo de alimento, quais são os ingredientes ou a técnica que tornam o seu produto o que ele é?
Os clientes não conseguem perceber isso de cara, mas quando você torna esses detalhes evidentes, os clientes não irão pagar apenas pelo seu produto em si, mas pelo valor que ele possui, já que ele irá se tornar uma experiência diferente das outras.
Isso também vale para a sua empresa.
Como é o marketing? A divulgação da sua empresa está sendo trabalhada de maneira assertiva? Realiza alguma ação de inbound marketing ou marketing digital no geral para ser vista por um público maior? E, se realiza, essas ações estão tendo retorno?
Para que a experiência de marca seja o mais positiva possível, e seus clientes se tornem consumidores fiéis da sua marca, comece trabalhando esses pontos.
Esperamos que essas dicas sejam úteis para que a sua empresa consiga se posicionar da maneira correta, bem como que os valores da sua marca sejam percebidos pelos seus clientes.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Agência Tupiniquim, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.