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Organização de equipe e vendas de uma loja

Há quem considere o processo de vendas uma arte. Há, ainda, quem pense que ele é pura técnica.

Independentemente do lado que você está, é preciso ter em mente que, sem uma equipe comercial treinada, motivada e organizada, é praticamente impossível que o seu estabelecimento dê certo, independentemente do ramo.

A boa notícia é que, por mais que a estruturação de uma boa equipe comercial seja um desafio, isso está longe de ser impossível:

Por meio da aplicação de algumas boas práticas, é perfeitamente possível contar com um time pronto para fazer o seu estabelecimento decolar.

Confira algumas dicas para isso a seguir:

Use um sistema de gestão

No ramo industrial, a automação já é uma realidade: cada vez mais empresas trocam a mão-de-obra humana pelas máquinas nas mais diversas atividades.

Porém, nem todos os empreendedores sabem que a tecnologia também pode ser de grande ajuda na área comercial, por meio de um software controle de vendas.

Como o seu próprio nome diz, essa solução é desenvolvida especialmente para dar suporte a profissionais da área comercial.

Por meio dela, eles podem armazenar e administrar informações como:

  • Contatos de clientes em potencial;

  • Contatos anteriores com os prospects;

  • Visitas aos prospects;

  • Dores e necessidades de cada um deles.

Do mesmo modo, boa parte das soluções do mercado contam com um módulo de ponto de venda (PDV).

Graças a ele, é possível fechar vendas com muito mais rapidez, o que, por sua vez, reduz as desistências e facilita o controle financeiro do estabelecimento.

Vale ressaltar, entretanto, que apenas ter o sistema não é o suficiente: também é fundamental que todos os membros de sua equipe sejam orientados a respeito de como usá-lo.

Do contrário, ele não será aproveitado devidamente, e todo o investimento feito será perdido.

Faça com que todos estejam identificados para as vendas

Quando um cliente visita a sua loja e precisa de ajuda, ele não deve ter nenhum trabalho para descobrir a quem recorrer.

Do contrário, sua experiência será ruim, e, assim, ele tende a desistir e procurar outro estabelecimento.

A boa notícia é que isso é algo relativamente simples de se evitar: basta garantir que todos os vendedores tenham um crachá de identificação que tenha não apenas o seu nome, como, também, sua função.

Da mesma forma, eles devem estar sempre à vista de quem entrar no estabelecimento, de prontidão para prestar qualquer auxílio que seja necessário.

Assim, o cliente se sentirá sempre assistido, o que, por sua vez, tende a melhorar sua experiência com o estabelecimento.

Vale ressaltar que, ao contrário do que muitos pensam, a montagem de um crachá não é um processo caro e muito menos demorado.

Normalmente, o uso de um material corriqueiro como um cartão pvc branco, é a plataforma perfeita para a confecção do material.

Tenha um gerente de confiança

Por mais dedicado que o proprietário de um estabelecimento seja ao seu negócio, é praticamente impossível que ele esteja ali presente em todos os momentos.

Para evitar que a sua ausência cause contratempos ou mesmo prejudique o fluxo de trabalho na loja.

É essencial contar com um funcionário de confiança que possa auxiliar em sua gestão – ou seja, um gerente.

Vale ressaltar que, devido ao alto grau de responsabilidade que o cargo traz, é fundamental que o seu processo seletivo seja feito de forma atenta.

O ideal é procurar candidatos que tenham experiência em áreas como controle de estoque, abertura e fechamento de caixa, atendimento ao cliente e gestão de pessoas.

Deste modo, ele poderá auxiliar tanto os clientes quanto os demais membros da equipe quando o proprietário não estiver lá, fazendo com que os trabalhos cotidianos fluam melhor.

Faça com que eles tenham um ar profissional durante as vendas

Há, em muitos ramos, vendedores que trabalham de forma externa.

Na prática, isso significa que eles vão até os clientes em potencial, de modo a conhecer melhor suas necessidades e, assim, aumentar as chances de que uma venda seja fechada.

Por mais que esse tipo de abordagem traga muitos benefícios, também é importante considerar que ela requer cuidado redobrado:

A imagem dos vendedores que vão até os clientes têm que ser impecável, de modo a imagem da empresa não seja prejudicada.

Na prática, isso significa que eles devem ser treinados, bem vestidos e contar com materiais como um cartão de visita.

Tudo isso fará com que eles se projetem como profissionais, o que, por sua vez, ajuda a aumentar as chances de fechar uma venda.