O marketing digital é uma ótima ferramenta para empreendedores e fabricantes que tem um objetivo em comum: comercialização de seus produtos.
Mesmo que o Marketing Digital possa trabalhar diferentes esferas, como lojas online até estabelecimentos físicos e tradicionais. Qualquer operação de conteúdo online envolvendo produtos, de certa forma, pode se encaixar no marketing digital. Mas para o profissional “comum”, o importante é: como isso pode me ajudar a melhorar minhas vendas?
Formas mais famosas de marketing digital
Já existem ações estabelecidas, portanto, uma biblioteca mais ampla, ou seja, formas mais explicadas e mais teóricas. Essas ações são comumente usadas por órgãos profissionais. E são amplamente utilizados justamente por apresentarem mais resultados.
As ações mais utilizadas no marketing digital são:
- SEO;
- E-mail Marketing;
- Engajamento nas mídias sociais;
- Clientes fiéis;
- Remarketing.
SEO é um acrônimo para Search Engine Optimization, (em tradução livre, “otimização de mecanismos de busca”), essa técnica visa colocar a página de uma empresa entre os primeiros resultados do Google.
Por exemplo, quando alguém pesquisa “fornecedor de gradil“ no Google, esse site retorna uma lista de resultados. Ao usar táticas de SEO que produzem conteúdo, é mais provável que um site apareça entre os principais resultados e, como resultado, é mais provável que esse site seja visualizado por pessoas que pesquisam a palavra-chave.
E-mail marketing é uma abordagem mais direta entre vendedores e consumidores. Nesse caso, diferentemente do SEO, o profissional de marketing/produtor é quem toma a iniciativa. Esses e-mails enviarão e-mails para uma lista de consumidores que desejam vender seus produtos.
O e-mail marketing é utilizado principalmente por empresas que implementaram um processo de fidelização de clientes (um dos mais utilizados).
Para funcionar bem, o processo deve atingir perfeitamente o público-alvo. Por exemplo, uma empresa de paineis elétricos não pode enviar seus e-mails para ninguém. Nem todo mundo tem a necessidade de comprar esses produtos. Mas se os e-mails forem enviados, por exemplo, para eletricistas, os resultados são mais visíveis.
Mas para receber e-mails de clientes, o vendedor precisa fazer alguma coisa. É mais comum produzir conteúdo de qualidade sobre o assunto, tornando o e-mail marketing uma questão de interesse do cliente. No mesmo exemplo acima, uma empresa de painéis elétricos pode informar seus clientes sobre os melhores cabos elétricos do momento.
As interações sociais funcionam de maneira diferente, mas de maneira semelhante. A ideia central é a mesma: produzir conteúdo de qualidade que possa atrair clientes para o site da empresa. Nesse caso, a plataforma inclui redes sociais, como Facebook, Twitter e Instagram.
Neste caso, claro, algumas empresas têm um atendimento muito mais fácil do que outras. É muito mais fácil criar conteúdo de viagem envolvente do que conteúdo sobre o serviço de retifica de motores ou aluguel de petroleiros. A mídia social tende a favorecer tópicos mais suaves.
O remarketing é muito semelhante à retenção de clientes. Trata-se de tentar conquistar clientes que já compraram na loja. No e-commerce, é normal ter que se cadastrar na hora de comprar um produto. Após efetuar uma compra, é normal que os clientes continuem a receber e-mails da loja. É uma espécie de remarketing. E geralmente funciona bem em certas áreas.
Como fazer marketing digital
No entanto, implementar campanhas de marketing digital não é fácil. Por exemplo, SEO requer conhecimento profundo da estrutura do texto e conteúdo de qualidade. Seria difícil para um iniciante desenvolver uma campanha sozinho.
Contratar uma empresa especializada em marketing digital é algo que muitas vezes parece redundante, mas é eficaz. Investir em marketing digital hoje é essencial, um produtor ou comerciante que não investe ficará automaticamente atrás de um investidor.