De forma simplificada sim, a palavras-chave não só podem mudar o seu ranking como elas mudam de maneira extremamente direta
Essa sem dúvidas, é a pergunta mais importante para qualquer um que tem seu site próprio e quer fazer sucesso dentro da plataforma, afinal, o que define o sucesso e quais os fatores que vão impulsionar um link a se destacar dos outros?
Como o algoritmo da plataforma de busca define o que é melhor ou pior de forma geral? Quando o usuário procurar sobre acoplamento flexível ou qualquer outro produto ou tema, o que irá definir os links que estarão no topo?
Acredite, diversos fatores definem o que é ou não mostrado ao público geral.
Qualidade dos links externos e internos, títulos e subtítulos, conteúdo postado, URL, imagens e outras mídias, enfim, são inúmeros fatores que determinam a qualidade de um conteúdo e o seu rankeamento, e entre os principais, temos as chamadas palavras-chave.
Consideramos essas elementos fundamentais para determinar um bom ranqueamento e representar uma avaliação excelente do site. No texto de hoje, discutiremos um pouco mais sobre esses elementos e o impacto que têm no ranqueamento do site nos resultados de pesquisa. Vamos conferir? Então vamos lá!
O que são as palavras-chave?
Antes de entendermos sua importância, é necessário compreender um pouco mais sobre o que significa esse termo.
As palavras-chave são um instrumento de busca. Ao realizar uma pesquisa no Google ou em outra plataforma, é comum inserir um termo, que pode ser uma frase ou apenas uma palavra. Esses termos são conhecidos como palavras-chave.
Sendo assim, elas são cruciais dentro de qualquer site, já que são elas que ditam o assunto principal do conteúdo e os termos que as páginas estão abordando dentro delas.
Ao selecionar as palavras-chave, você está mostrando a plataforma o que você está abordando, qual o seu conteúdo e quando você quer aparecer de acordo com as pesquisas dos consumidores.
Pense da seguinte forma, se você tem um site sobre mecânica em geral, deve escolher palavras-chave que se relacionam com esse tipo de conteúdo, como selo mecânico por exemplo, elas irão mostrar a plataforma de busca, o tipo e o assunto do seu conteúdo, além de aparecerem nas pesquisas das pessoas.
Em suma, podemos descrever as palavras-chave como o resumo do seu texto, a solução que o texto apresenta, o termo abordado e a maneira como você deseja que os usuários o encontrem.
Quando uma palavra-chave é escolhida da forma correta, faz com que a audiência seja mais qualificada e que o público que te encontra seja realmente aquele que está interessado no seu assunto.
Qual a sua importância e impacto no rankeamento?
O grande objetivo do algoritmo do Google e de outras plataformas, é conseguir fornecer uma melhor experiência ao seu usuário, certo?
Sendo assim, é preciso que acima de tudo, que o conteúdo seja correspondente com aquilo que a pessoa está pesquisando, e tenha uma conexão forte com aquele tema, afinal, o que o público mais procura são pesquisas que de fato, consigam suprir as suas necessidades.
Dessa forma, as palavras-chave aparecem como um dos pontos centrais de qualquer rankeamento, afinal, são elas que apontam e indicam os conteúdos certos de acordo com as pesquisas que estão sendo feitas.
Sendo assim, o algoritmo sempre irá priorizar aqueles sites que usam palavras-chave coerentes com seu conteúdo e que sejam de grande valor para seu público.
Lembre-se, a experiência do usuário é uma prioridade, e não existe nada melhor e mais eficiente aos olhos do Google.
Por isso, faça a sua página que refletir bem o seu tema através de palavras-chave e seja preciso nas escolhas delas.
É importante destacar que essas palavras orientam o usuário até a sua página, portanto, se você as selecionar inadequadamente, seu site pode não ser encontrado.
Tenha em mente que quanto melhor elas forem selecionadas, maior a chance de sucesso.
Palavras-chave no conteúdo
É possível utilizar as palavras-chave de diferentes formas dentro do site, e cada uma delas tem influência direta no ranqueamento.
A primeira é justamente as palavras-chave dentro do conteúdo, é preciso separar de uma a três palavras e acrescentar dentro do corpo do seu texto.
Se você trabalha em uma pizzaria, procure selecionar palavras como:
- Caixa de pizza personalizada;
- Pizza de margherita;
- Pizza feita em forno a lenha;
- Entre outros.
Selecione as mais procuradas pelo seu público, acrescente elas dentro das 100 primeiras palavras e as distribua bem dentro do seu conteúdo,
É importante inclui-lás tanto na parte textual, quanto também em outros tipos de mídia e no decorrer de toda a sua abordagem.
Palavras-chave no título e subtítulo
A segunda abordagem deve ser feita dentro do seu título e subtítulo, aqui você pode adicionar as mesmas palavras escolhidas para colocar no texto.
Nesse sentido, o título é o resumo do seu conteúdo, então selecione as palavras com cuidado e precisão.
Inclua algo específico para atrair um público mais segmentado e que seja fácil de ser pesquisado.
Seja coeso com aquilo que está montando e traga um bom resumo vinculado ao seu conteúdo.
Palavras-chave em outros locais
As palavras-chave também devem aparecer em outros locais, como as URLs, as meta titles, title tag e as diferentes mídias acrescentadas dentro do seu conteúdo.
Seja coeso com seu tema, mas também procure ser sutil, nada de uma abordagem mais agressiva, busque algo mais simplório.
Afinal, as palavras-chave podem mudar o seu ranking?
De forma simplificada sim, as palavras-chave não só podem mudar o seu ranking como elas mudam de maneira extremamente direta.
A escolha de cada palavra-chave em colocações diferentes dentro do seu site faz total diferença para um bom posicionamento.
São elas que guiam o caminho do usuário até chegar na sua página e fazem com que as pessoas encontrem aquilo que estão procurando.
Dessa forma, os seus serviços de caldeiraria são vistos de forma muito mais fácil com o uso correto de boas palavras-chave, quanto melhor forem suas escolhas, melhor vista elas são pelos olhos tanto do Google quanto do próprio público, que consegue sanar suas dúvidas e encontrar exatamente aquilo que pesquisou.
O que achou do texto de hoje? Você utiliza as palavras-chave de forma correta?
Conte para a gente nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!
Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.