Talvez essa seja a pergunta mais básica e a pergunta mais perguntada entre os empreendedores que estão entrando no mundo digital. E apesar de ser uma pergunta de bastante importância, ela é muita vezes subestimado pelas pessoas.
A maioria das pessoas só vai pensar em palavra-chave quando precisa começar a anunciar no Google Ads quando na verdade esse assunto já devia ser tratado ao criar o site, e montar as páginas.
O que é pesquisa de palavras-chave e porque precisamos dela?
A pesquisa de palavra-chave é uma técnica usada por criadores de conteúdo digital e pessoas que querem melhorar o seu SEO. Essa técnica ajuda palavras que os usuários da internet pesquisam para achar certos conteúdos.
E é por isso que você precisa saber quais palavras as pessoas usam para achar negócios que tem a ver com a sua área para que você as possa utilizar e conseguir assim ser achado pelo seu público potencial.
Muitos pensam que já sabem como o público procura por seu produto na internet mas a experiência nos conta que muitas vezes os empreendedores digitais se enganam e o por isso que algumas ferramentas podem te ajudar a escolher as palavras chaves ideias.
Se você usar corretamente a pesquisa de palavras-chave como parte de uma estratégia você pode conseguir atingir o seguinte:
- Encontrar as palavras mais populares entre seu público
- Encontrar idéias de conteúdo fáceis de ranquear com um bom volume de pesquisa
- Obter mais tráfego e aumento o público
Dentre muitas ferramentas de palavras-chave hoje nós iremos apresentar a rankingCoach
A rankingCoach é um aplicativo de SEO, que ajuda a você a conquistar mais sucesso na internet através da otimização do seu website.
Algumas pessoas ainda não entendem o termo otimização, esse termo significa “melhorar” “apresentar melhorias”. O que o aplicativo faz é identificar no seu website tudo que precisa ser melhorado para que seu site fique mais atraente aos olhos do google.
Mas como a rankingCoach pode te ajudar?
Dentro do aplicativo tem a parte da palavras-chaves. O usuário pode escolher 35 palavras de cada vez para poder analisar. Para dar um ponto de partida o usuário precisa escrever 3 palavras para que o aplicativo possa indicar outras de acordo com o que foi escrito pela pessoa primeiramente.
É claro que quanto mais palavras você colocar mais o aplicativo vai poder te ajudar mais precisamente.
No exemplo a baixo você pode ver o blog “viaje com a Cris” que é sobre viagem, especialmente viagem para Alemanha.
Depois disso o aplicativo vai te recomendar outras palavras relacionadas com as que você indicou. É só apertar na bolinha para selecionar as que você achar melhor.
As palavras estão divididas em 3 cores.
- Verdes: que são palavras mais fáceis de ranquear
- Laranjas: que estão no meio termo
- Vermelhas: são mais procuradas e mais difíceis de ranquear.
Na próxima página você consegue ver se já bem posicionado para alguma dessas palavras, e na parte de volume de busca você consegue ver se as palavras escolhidas também estao sendo procuradas pelo público.
Caso você tenha alguma palavra com volume de busca muito pouco ou zero, a gente recomenda você deletar e tentar outra palavra.
No começo vai ser tentativa e erro, você coloca a palavra que você acha que seria legal e depois vê se tem realmente gente procurando por essa palavra no Google.
Outro erro muito comum é achar que palavra-chave precisa ser só uma palavra.
Uma frase como “ O que fazer em Paris em 1 dia” pode ser considerado uma palavra-chave, ou “Aluguel de imóveis Rio de Janeiro” essas frases mais específicas também são consideradas palavras chave. Porque é como uma pessoa procuraria algum negócio no google.
Se quiser entender mais sobre palavras-chave de cauda longa é só clicar aqui.
Se quiser entender melhor onde colocar as palavras-chaves em lugares estratégicos você pode clicar aqui.