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Por que apostar em Marketing Digital para o modelo de empresa futura

O Marketing Digital está em alta. Não é de hoje, não começou nos últimos cinco anos, especialmente, pelo alcance de marketing

Portanto, podemos afirmar que é algo que veio para ficar. Há mais de dez anos, são criadas estratégias digitais para posicionar empresas e alavancar negócios na web. 

Mas, com tantas pessoas investindo, ainda vale a pena apostar nele?

O que é o Marketing Digital?

A pergunta que você deve fazer é: o que é marketing? Diferentemente da publicidade, o Marketing trabalha em várias frentes. 

Existem várias definições similares sobre o que é, de fato, o Marketing, mas podemos definir como um misto de ciência e arte, de criatividade e estratégia.

Assim, o Marketing seria como uma arte de vender, de encantar clientes e de agregar valor a uma marca. 

Sim, a finalidade do Marketing sempre será os resultados, alcançar mais vendas. Mas, para chegar lá, é realizado todo um trabalho de posicionamento, de branding, entre outros. 

Com isso, processos podem ser adaptados e a empresa passa a compreender melhor sua posição, o mercado em que atua e seus consumidores. O Marketing Digital é mais flexível, mas segue os mesmos princípios. 

Agências de Marketing podem oferecer serviços com escopos variados, atendendo empresas de diferentes portes e segmentos, se adaptando às suas necessidades e criando um esforço para garantir que elas tenham resultados através das estratégias.

Dentro do Marketing Digital, há várias vertentes, cada uma com sua importância. Todas elas convergem para o mesmo objetivo: 

  • Marketing de Relacionamento;
  • Marketing de Conteúdo;
  • Marketing de Posicionamento;
  • Marketing de Produto;
  • Marketing de Serviços.

Além disso, o Marketing Digital casa perfeitamente com suas estratégias de Marketing Digital e de vendas ativas.

Quais as vantagens do Marketing Digital?

  • Qualquer empresa pode fazer;
  • Custa menos;
  • É flexível;
  • Você determina o alcance;
  • Acelera resultados. 

E isso só para começar. O Marketing Digital pode ser aplicado a qualquer porte e segmento de empresa, desde que exista um público consumidor. 

Os canais utilizados, o orçamento escolhido, tudo isso varia de acordo com suas escolhas e necessidades. 

É mais barato que os meios tradicionais de publicidade. Não é preciso ter milhões na conta, como é o caso de quem anuncia na TV. 

Custa menos que anunciar em uma revista ou jornal. Não é só o custo inicial, o investimento em publicidade que gera economia.

Quando alguém anuncia em uma revista, alcança um número bem limitado de pessoas. Afinal, estamos falando de algo que está sendo veiculado em um produto, que para ser lido, deve ser comprado. 

Além disso, não há como ter certeza de que os consumidores do seu produto irão ler a revista em questão. 

Claro, quando escolhemos anunciar algo em uma mídia, precisamos nos certificar que existe interesse em comum por parte do consumidor, mas os resultados são bastante imprevisíveis. É uma aposta.

Com o Marketing Digital, você tem um investimento fixo e maior previsibilidade. Nas redes sociais, por exemplo, é possível segmentar os anúncios e ter uma estimativa de quantas pessoas e cliques você terá.

Isso é muito útil e ajuda a otimizar bastante os investimentos. A partir daí, o Marketing deixa de ser uma aposta e passa a ser um investimento.

Dentro do Marketing Digital, o foco está no conteúdo. A empresa precisa gerar valor aos seus consumidores, seja agregando este valor a produtos ou serviços que oferece. 

Um e-commerce, por exemplo, pode ter um blog onde detalha como usar alguns de seus produtos, recomendações de itens e até falando sobre as ofertas da semana.

Já um prestador de serviços, deve mostrar como os serviços que oferece trazem um benefício palpável na vida do consumidor.

Tudo isso é construído por meio do conteúdo, com vídeos, imagens, depoimentos e muito mais, além de anúncios, é claro.

O que esperar do Marketing Digital para o futuro?

O Marketing Digital deve continuar consolidado como a melhor maneira de fazer publicidade. 

Sua flexibilidade, o baixo custo e o grande número de possibilidades que suas práticas trazem têm potencial para alavancar qualquer empresa, independentemente do porte ou do segmento.

Mais empresas devem se render ao Marketing Digital, e as agências terão que continuar se renovando para atender negócios e garantir que eles tenham seu posicionamento, apesar da alta concorrência.

Esse trabalho, inclusive, já existe há bastante tempo e é onde a “mágica” acontece. Com tantas empresas concorrendo pela primeira página, vence aquela que oferece a melhor experiência para o usuário.

Neste caso, não basta apenas produzir conteúdo relevante. É preciso otimizar o site do cliente, garantir que ele ofereça uma experiência de navegação agradável, que carregue rapidamente, que seja seguro e que tenha várias portas de entrada para o leitor. 

São muitas estratégias que correm paralelamente, e para entender cada uma, é preciso discutir as possibilidades e o que funciona melhor para o seu negócio.

Quais empresas trabalham com Marketing Digital?

  • Bancos;
  • Restaurantes;
  • Padarias;
  • Bares;
  • Produtoras de Eventos;
  • Agências de Marketing e Publicidade;
  • Empresas de TI;
  • Estúdios e distribuidoras de cinema;
  • Qualquer negócio moderno que você encontrar.

As maiores empresas do mundo utilizam o Marketing Digital em algum grau. Isso não significa que as pequenas e médias empresas brasileiras estão impedidas de fazer o mesmo.

Por que não pensar em Marketing Digital em sua clínica, por exemplo? Da produção de conteúdo, a otimização de páginas existentes, o posicionamento orgânico até a criação de anúncios e páginas de vendas.

Tudo isso faz parte do universo do Marketing Digital, e é apenas o começo.

Seja por meio do relacionamento, do conteúdo, do posicionamento. Quem deseja aparecer investe em Marketing. Quem quer resultados, investe em Marketing. 

O futuro pode ser brilhante, mas depende de ações concretas no presente. Depende de você investir ou não nessa ideia. 

Convido você a conhecer mais sobre o assunto. A Exxacta é uma agência de marketing digital que atua com foco nos detalhes. Sabemos valorizar o que há de melhor na sua empresa, e sugerimos correções para seus problemas, enquanto trabalhamos estratégias orgânicas e pagas para garantir um bom posicionamento para sua marca.