Quem é proprietário ou gestor de uma micro, pequena ou média empresa local já deve ter percebido a importância de aparecer nos resultados do Google.
Muitos clientes encontram os serviços e produtos de que necessitam nesse mecanismo de busca. Uma ferramenta que pode vir muito bem a calhar para fazer essa conexão é o Google Meu Negócio.
A divulgação de empresa local no Google serve como uma vitrine importantíssima para a atração de novos clientes e para a fidelização da clientela já existente. Entretanto, para que essa estratégia seja bem sucedida, alguns cuidados são essenciais.
Hoje vamos conversar sobre as possibilidades que o Google Meu Negócio oferece para a sua divulgação, quais táticas são mais importantes e como alinhar as suas expectativas ao marketing digital que a plataforma permite.
Fique de olho e aproveite as dicas!
O que é o Google Meu Negócio?
O Google My Business ou Google Meu Negócio foi lançado em 2014 como uma plataforma integrada ao serviço principal de buscas do Google. Nesse espaço, empreendedores e gestores podem realizar a divulgação da sua empresa local de forma 100% gratuita.
A intenção é fazer com que o seu negócio apareça nos resultados orgânicos das pesquisas do seu público alvo, sejam elas realizadas no Google, no Google Maps ou no Google Plus. Entre as funcionalidades principais da plataforma estão:
- A inserção da sua localização no Google Maps, inclusive com rotas para chegar ao seu estabelecimento;
- A divulgação de dados de contato, tais como endereço, site, e-mail e telefone;
- A consulta aos horários de funcionamento da sua empresa e quais são os horários mais movimentados;
- As notas e comentários de clientes que já fizeram negócio com sua empresa local;
- Fotos internas e externas da empresa;
- O compartilhamento de suas páginas e perfis nas redes sociais.
Como o Google Meu Negócio funciona
A divulgação de empresa local com a ajuda do Google Meu Negócio se dá basicamente de 3 formas distintas. Elas estarão descritas na sequência.
1. Quando alguém pesquisar por estabelecimentos do seu segmento
Sempre que for realizada uma pesquisa no Google por um determinado tipo de negócio mas sem apontar uma localização específica, o programa sugere a sua empresa de acordo com a proximidade geográfica do celular que está fazendo a consulta.
O Google leva em consideração os dados de localização via GPS, algo muito comum em smartphones, ou via endereço de IP, que designa a localização de um computador ou dispositivo desktop.
2. Quando alguém especificar a localização do estabelecimento que procura
Se o cliente está em casa mas pretende viajar para outra cidade ou para um bairro distante, sua pesquisa no Google provavelmente incluirá o tipo de estabelecimento que ele tem interesse e a localização do mesmo. Veja exemplos: “pizzarias no centro de São Paulo”, “academias na zona norte de Porto Alegre” ou simplesmente “criação de sites Curitiba”.
Nesses casos, a sua empresa estará entre os primeiros resultados. Ela aparece, inclusive, com destaque especial antes mesmo de outros links orgânicos.
3. Quando a busca incluir o nome da sua empresa
Se a pessoa já conhece o nome do seu estabelecimento mas não sabe onde se localiza ou como entrar em contato, é bastante provável que ela procure pelo nome da empresa no Google. Nesses casos, estar no Google Meu Negócio é importantíssimo também, pois o resultado exibirá informações completas com destaque no lado direito da tela.
Benefícios da divulgação via Google Meu Negócio
A grande sacada da plataforma é que ela divulga a empresa local de forma orgânica. O cliente está em busca dos seus produto ou serviços e você aparece como uma solução.
Dentre as principais vantagens do cadastro no Google Meu Negócio, estão:
- Ser encontrado pelo seu público alvo quando ele mais precisa;
- Aumentar a visibilidade e o alcance da empresa local;
- Proporcionar mais interações com leads e com clientes;
- Possibilitar que as pessoas conheçam mais a respeito da sua empresa;
- Permitir o feedback da clientela;
- Flexibilizar a edição das suas informações comerciais;
- Ganhar cobertura em aplicativos que usam o Google como base, como por exemplo o Waze;
- Acompanhar e controlar a sua reputação na internet;
- Elevar a autoridade e a legitimação do seu negócio no mercado;
- Abrir espaço frente à concorrência;
- Economizar em campanhas na mídia tradicional.
Como fazer o cadastro e gerenciar o Google Meu Negócio
O cadastro na plataforma é relativamente simples. É necessário preencher um formulário que contenha as principais informações sobre o seu negócio e registrar um número de celular ou e-mail que ficará vinculado a esse cadastro.
No entanto, assim como em qualquer outra estratégia de marketing, algumas premissas são essenciais para aproveitar ao máximo o que o Google Meu Negócio tem a oferecer. A começar pela atualização e acompanhamento das suas estatísticas de acesso.
O sistema permite analisar algumas métricas que podem colaborar para o seu planejamento de negócios. Dentre elas:
- A nota média nas classificações dadas pelos clientes;
- As visualizações, o número de seguidores assíduos e os cliques realizados;
- A quantidade de comentários e quais estão sem resposta;
- As chamadas de telefone feitas a partir do Google para a sua empresa;
- As rotas que o público traçou para chegar até você.
Além do mais, estar sempre em busca de avaliações positivas e interagir com o público é fundamental. Por mais que o dia a dia seja acelerado e repleto de compromissos, essas práticas não podem ser negligenciadas.
Contudo, se você tiver dificuldade de tempo ou habilidade técnica para isso, é possível contar com uma agência que assuma o gerenciamento da(s) sua(s) página(s) no Google Meu Negócio. A plataforma está preparada para isso e permite o acesso a um administrador que fique responsável pela tarefa.
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Esse texto foi originalmente desenvolvido pela AllQ Agência de Marketing Digital.