Fazer eventos sempre foi — e continua sendo — uma excelente estratégia para os mais diversos segmentos do mercado, incluindo o ramo de eventos, que precisam de precificação de ingressos.
Por meio dos eventos realizados, empresas são reconhecidas, pessoas são descobertas e prestigiadas e as marcas têm a oportunidade de exporem os seus produtos e serviços de forma mais palpável e intimista aos seus clientes — e aos potenciais também.
Já falamos sobre este assunto por aqui, inclusive, elencamos algumas razões que provam que fazer eventos é um excelente negócio.
No entanto, uma das maiores dificuldades que existe ao criar e desenvolver um evento é a precificação. Até organizadores com anos de experiência na área, muitas vezes, esbarram nessa etapa, que é uma das mais importantes para garantir o sucesso de um show, conferência, festival, fórum, seminário, entre outros.
Saber precificar o seu evento — independentemente do tamanho dele — é o que fará com que você e a sua equipe sejam mais assertivos no processo de vendas, uma vez que vocês não podem cobrar um valor muito baixo e saírem no prejuízo, e nem muito alto, fazendo com que as vendas não atinjam o objetivo.
Selecionamos 5 dicas que são essenciais no momento de precificar o seu evento e chegar a um valor de ingresso que seja interessante para ambos — organizador e participante.
Anota aí:
1. Entenda o seu público
Para que o ingresso seja atrativo, é necessário conhecer o público que se deseja alcançar; entender o seu gosto, faixa etária, poder aquisitivo, nível de exigência e expectativa que ele possui ao comprar um ingresso para o seu evento.
Por isso, procure eventos que tenham o mesmo perfil e entenda os preços praticados por eles, em seguida, procure saber a aceitação do público referente a estes valores.
2. Tenha na ponta do lápis — ou na planilha do excel — todos os custos de um ingresso
Antes de decidir o valor dos ingressos, é de extrema importância saber quais serão as suas despesas com o evento.
Cada detalhe deve ser levantado e anotado, por isso, faça orçamentos com os fornecedores e coloque em seu controle todos os itens que irão gerar custos. Detalhes como iluminação, sonorização, itens de higiene, contratação de staff, locação de espaço, incidência de taxas para pagamentos com cartões e etc.
Todas essas informações devem ser planilhadas para que você consiga enxergar de forma macro quanto o seu evento irá custar.
O valor cobrado pelos ingressos deve cobrir todas as despesas levantadas e ainda conter uma margem de lucro, que pode variar de acordo com os seus objetivos.
3. Não tenha medo de ofertar Ingressos Premium
No momento de precificar os eventos, muitos produtores possuem um certo “receio” ao ofertarem ingressos com valores superiores.
Saiba que fazer a divisão dos ingressos por categorias irá valorizar o potencial do seu evento, além de instigar as pessoas a buscarem pela melhor experiência. Com isso, você terá a oportunidade de maximizar, não apenas a sua receita, mas também a satisfação do seu cliente.
4. Considere fazer vendas por lotes
Realizar vendas de ingressos por lotes ou por compras antecipadas são excelentes estratégias para adiantar receita, coletar informações valiosas dos participantes, além de planejar de forma mais precisa as despesas variáveis como comida e bebida.
Ao optar por este tipo de venda, você terá preços diferentes para um determinado número de ingressos, por isso, é preciso ter atenção ao decidir quanto cada ingresso nestas condições irá custar.
Conheça os tipos de promoção mais populares e escolha a que mais se encaixa às suas estratégias:
Promoção baseada em tempo: Descontos relacionados ao tempo podem levar compradores a agirem rápido e garantirem os seus lugares mais cedo, despertando assim o senso de urgência. Veja alguns exemplos:
“Lançamento de vendas”, “Venda relâmpago”, “Apenas nesta semana”, “Últimos ingressos” etc.
Promoção baseada em lotes: Esse tipo de desconto está relacionado ao número de ingressos disponíveis nesta condição; ela permite que você estime a receita e alinhe o seu orçamento com mais precisão. Veja alguns exemplos:
“As 100 primeiras inscrições têm 10% de desconto”, “Compre no primeiro lote e pague a metade do preço” etc.
Para que essas campanhas sejam disponibilizadas ao público de maneira correta e eficaz, é legal contar com uma plataforma que ofereça esse tipo de serviço, deixando assim esse trabalho mais fácil e sem grandes complicações.
5. Não desista de fazer o seu evento porque o valor do ingresso ficou alto
Após fazer todas as análises e levantamentos, você pode descobrir que o valor do seu ingresso ficou muito acima da média para o seu segmento e para o poder aquisitivo do seu público.
Fique calmo, pois é possível arrumar essa questão!
Para que o valor dos ingressos que você irá ofertar se enquadre às suas necessidades e ao perfil do seu público, é necessário ajustar alguns custos e buscar parcerias que possam ajudá-lo a financiar o seu projeto.
Procure por bons patrocinadores, empresários, comerciantes locais, associações, secretaria da cultura (por exemplo) e apresente a proposta do seu evento para eles.
Leia Mais: Como gerar valor aos patrocinadores do seu evento
Quer saber mais sobre precificação para eventos? Baixe o guia prático da Eventbrite e não tenha mais dúvidas nessa etapa do seu planejamento!