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Principais técnicas de marketing digital para a sua empresa crescer

Atualmente, a área de marketing vem se expandido cada vez mais, principalmente digitalmente.

Presenciamos estratégias de redes sociais o tempo inteiro, em campanhas políticas, em publicidades de alimentação, negócios, lazer, entre outros.

Com isso, vemos cada vez mais profissionais ministrando workshops e cursos de marketing, a fim de repassar suas experiências e estudos para quem quer usar as estratégias de forma saudável, com o intuito de que seu negócio cresça. 

Por ser uma área vasta, com diversas opções, muitas empresas ficam na dúvida de qual técnica usar, por isso, empresas têm contratado cada vez mais agências especializadas em comunicação, a fim de usar técnicas assertivas para o seu público-alvo. 

Afinal, o posicionamento e reputação são cruciais para o sucesso da empresa, e o marketing, por vezes, é decisivo em como a imagem e mensagem de um negócio é transmitida. 

Confira algumas das principais estratégias utilizadas pelas empresas e como usá-las ao seu favor.

SEO

Com a expansão da tecnologia, a concorrência fica cada vez maior. Em segundos, o usuário tem milhares de opções como resultado de pesquisa e dificilmente o internauta verá todas as páginas, muitas vezes sequer a segunda. 

A técnica de SEO tem como objetivo ranquear a página do seu site na primeira página de uma pesquisa que contém relação ao seu negócio, por meio de conteúdo, palavras-chave e links redirecionados. 

A estratégia gera tráfego orgânico para o site, aumentando as chances de conversão do usuário em consumidor, além de trazer autoridade e relevância à sua página.

Blog

A informação sobre produtos e serviços é muito importante para o consumidor, e agrega valor na hora da compra, muitas vezes fidelizando os clientes. 

Por isso, o blog é importante, além de fornecer essas informações, pode ser usado na estratégia de SEO, com conteúdos de relevância, fazendo outros sites recomendarem seu website para os internautas se inteirarem sobre determinado assunto. 

Além disso, um blog complementa o site e mostra para os internautas que há uma preocupação por parte da empresa, aproximando-os cada vez mais.

Redes Sociais

As redes sociais vêm se expandido com frequência. As pessoas usam como:

  • Fonte de informação,
  • Forma de comunicação
  • Acompanhar notícias e a vida de amigos e familiares
  • Entre outros motivos. 

Mas também é usada como e-commerce, com empresas mostrando seu catálogo diretamente na plataforma e o pagamento sendo feito pelo mesmo site. 

Por isso, as redes sociais podem ser grandes aliadas, uma vez que as pessoas consomem boa parte do seu dia nelas, por serem aplicativos compilados de informações. 

É importante ter uma estratégia de conteúdo nas redes sociais além da divulgação de conteúdo, afinal é uma forma de aproximar o cliente da empresa.

E-mail marketing

Para muitos, o e-mail ficou de escanteio com a chegada das redes sociais, mas se engana quem acha isso. Dependendo do seu público-alvo, o e-mail é a forma mais assertiva de se comunicar com seus consumidores. 

Assim como as redes sociais, o e-mail marketing pode conter um compilado de informações e um resumo das principais notícias, produtos e serviços do seu negócio, com links direcionados à sua página. 

Mas atenção, é preciso um planejamento do conteúdo anexado ao e-mail, pois se não for relevante para o internauta, a percepção dele pode ser de frustração ou irritação ao pensar na sua empresa.

Criação de Comunidades

Todas as pessoas querem ser parte de algo, seja de uma causa, de uma comunidade ou de um projeto, elas querem se sentir pertencentes a algum lugar. Por isso, a criação de uma comunidade de pessoas que gostam de determinado assunto relacionado a sua empresa, pode alavancá-la. 

Afinal, essas pessoas podem se tornar usuários ativos do seu negócio e multiplicadores, divulgando espontaneamente sua empresa para amigos, familiares e compartilhando eventuais projetos e conteúdos nas redes sociais, aumentando o alcance. 

Além disso, comunidades online podem expandir seu negócio para um nível nacional ou até internacional.

Podcasts e o marketing

Outra área que vem crescendo é o audiovisual, principalmente quando falamos de podcasts. Notícias, dicas, informações são compartilhadas por áudios, devido sua praticidade de ouvir enquanto está limpando a casa, trabalhando ou realizando outra atividade. 

Os podcasts têm expandido a bolha para todas as pessoas, para algumas como forma nostálgica por se parecer com programas de rádio e para outras como uma novidade, por poder ouvir a qualquer momento no mesmo programa que se ouve músicas.

Por isso, algumas empresas têm criado seus podcasts para falar sobre diversos assuntos, relacionados ou não com a empresa, enquanto outras vêm patrocinando alguns, como forma de propaganda nos programas mais ouvidos do país. 

Assim como as comunidades, os podcasts têm um alcance global, uma vez que muitos brasileiros que vivem fora do país consomem programas nacionais.

Eventos Online e o marketing

Os eventos também são ótimas oportunidades de aproximar a empresa do seu público. 

É uma forma da empresa mexer com as emoções dos consumidores e ser lembrada por eles, seja por meio de brindes, de conhecimento ou simplesmente por ser algo que a pessoa se sentiu valorizada por estar ali. 

Com a pandemia, muitos eventos foram feitos de forma online, aumentando esse negócio que já repercutia pela sociedade. Afinal, um evento online pode alcançar pessoas de todo o país e do mundo. 

Workshops, palestras, treinamentos, convenções são formas de transmitir sua mensagem para o público-alvo, podendo ter um caráter social, mostrando projetos da empresa de responsabilidade socioeconômica, algo que está cada vez mais sendo valorizado por consumidores e clientes.

Influenciadores Digitais

Outra estratégia de marketing utilizada pelas empresas é a contratação de influenciadores digitais para falarem da sua empresa de forma natural. 

Essa estratégia pode ser muito vantajosa quando planejada, afinal os influenciadores são pessoas que ajudam a formar opinião pública, muitos com estratégias que viralizam. 

Pequenos influenciadores também são procurados, principalmente para dar veracidade e gerar identificação do usuário com o influencer, a fim de humanizar a empresa e atingir mais seguidores. 

É importante que seja feita uma pesquisa sobre os influenciadores que a empresa deseja contratar, afinal sua imagem pode refletir na da empresa e vice-versa. Portanto, os valores de ambos precisam estar alinhados.