Não é mais segredo que na última década as Startups tiveram grande crescimento no mercado.
De acordo com a Associação Brasileira de Startups, entre 2015 e 2019, o número dessas empresas triplicou de 4.151 para 12.727. Ou seja, esse dado representa uma média de ampliação de 26,75% ao ano.
A revista Forbes apontou ainda que o valor médio dos investimentos nesse tipo de negócio aumentou, partindo de US$5,5 milhões em 2020 para US$13,7 milhões em 2021.
Então, se você quer entender como funciona o mercado das Startups e conhecer suas principais tendências de crescimento para o ano de 2023, continue com a gente neste artigo.
O que é uma Startup, afinal?
Em primeiro lugar, precisamos entender o que é uma Startup. Vamos lá?
As Startups são empresas jovens com um modelo de negócios repetível e escalável, com soluções a serem desenvolvidas. Podemos sintetizar que a principal característica desse tipo de empresa, portanto, é a inovação. Essa que, por sua vez, costuma vir somada à tecnologia.
Não é à toa que, segundo o DataHub, durante o primeiro ano da pandemia surgiram mais de 35 mil novas startups no cenário brasileiro.
A título de curiosidade, o setor de eventos vem sendo contemplado com as inovações que otimizam processos associados à venda de tickets, contratação de profissionais e market place para insumos.
Qual a diferença entre uma Startup e uma empresa tradicional?
A principal diferença entre uma Startup e uma empresa tradicional é a inovação presente no modelo de negócio. Sendo assim, por possuírem um modelo repetível e escalável, ele pode ser facilmente replicado e sempre está em busca de crescimento.
É por esse motivo que algumas pessoas costumam dizer que as Startups surgem em um contexto de incertezas. Ou seja, é possível que o projeto de determinada empresa seja bem sucedido, assim como também pode deixar de ser sustentável de médio a longo prazo.
Dessa forma, para que sua Startup tenha sucesso, é preciso conhecer as tendências de crescimento de mercado. Veja abaixo as principais oportunidades para esse tipo de empresa em 2023!
5 tendências de crescimento de mercado para as Startups
De acordo com Fábio Freire, CEO e fundador da FindUP (Startup de tecnologia e inteligência em suporte de TI), “equilibrar inovação, estabilidade a longo prazo e maturidade nos negócios é a tríplice que deve guiar o futuro das startups brasileiras, que buscam alcançar o ponto mais alto da montanha sem se perder durante o caminho”.
Logo, os três pilares apontados por ele – inovação, estabilidade e maturidade – deverão estar presentes nas principais tendências de mercado para as Startups em 2023. Agora, sem mais delongas, confira 5 delas!
1. Novas tecnologias e avanço da internet
Um dos principais diferenciais das Startups é, sem dúvidas, o investimento em novas tecnologias. Dito isso, as empresas que buscam explorar as tendências do mercado, saem na frente. Algumas apostas são:
- Web3 e Metaverso;
- Inteligência Artificial (IA);
- Privacidade de dados.
Seja através da nova era da internet, o uso das avançadas tecnologias supracitadas chegou para auxiliar no desenvolvimento das empresas. Destacam-se no mercado, portanto, aquelas que buscam investir nessas e outras inovações.
Vamos entender rapidamente o conceito de cada uma dessas apostas?
Web3 e Metaverso
A Web3 é considerada a nova geração da internet, pois ela usa como base tecnologias de blockchain, que por sua vez são plataformas de acesso público que armazenam os dados e transações dos usuários.
A promessa da Web3 é descentralizar a internet, limitando, assim, a influência das grandes empresas de tecnologia.
Já o Metaverso, trata-se de um mundo virtual que busca simular a realidade através de dispositivos digitais. É uma realidade coletiva, que vem da união da “realidade aumentada”, junto do virtual e a internet.
Inteligência Artificial (IA)
Muito discutida nos dias de hoje, a Inteligência Artificial pode ser caracterizada por sistemas que simulam a inteligência humana.
Sendo assim, as máquinas tomam decisões de forma precisa e independente, baseada em dados pré-programados.
Para além disso tudo, a inovação pode estar presente até mesmo na automatização de processos de gestão de pessoas, por meio de tecnologias como o controle de ponto eletrônico.
Além de desburocratizar o trabalho do gestor, essa ferramenta blinda as empresas de quaisquer problemas associados a pagamentos indevidos por horas extras.
Outros recursos proporcionados por IA otimizam a relação com os consumidores. Nesse sentido, ferramentas como chatbot viabilizam questões associadas ao atendimento ao cliente no SAC. Além disso, há os serviços de disparo de mensagens automáticas de acordo com os estágios de determinada compra, etc.
Parece óbvio citar a automatização dos processos administrativos. Todavia, a tecnologia presente cada dia mais nos processos diários de uma empresa aponta uma forte tendência de crescimento de mercado para as Startups. Assim, é preciso considerar essas questões.
Um papo sobre privacidade de dados
O contato relativamente tardio da população brasileira com a internet fez com que a preocupação com a privacidade de dados passasse a ser uma tendência há poucos anos.
Tendo isso em vista, em 2020, entrou em vigor no país a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que visa apoiar a proteção das informações dos usuários na internet.
Dessa forma, é preciso que as Startups compreendam a nova realidade e adotem estratégias condizentes com o novo cenário.
Muitos clientes se preocupam com o destino de seus dados, e ao optarem por não cedê-los completamente, é preciso pensar em novas formas de conhecer a audiência e criar soluções de vendas que as atendam da melhor forma.
Entendido como a privacidade de dados é mais um ponto capaz de influenciar o mercado das Startups, vamos para a próxima tendência.
2. Foco em ESG
ESG é a sigla de Governança ambiental, social e corporativa. Ou seja, outra tendência de crescimento de mercado para as Startups é a inserção desses princípios nos produtos, serviços e dia a dia da empresa.
A sigla tem ganhado bastante visibilidade nos últimos anos, graças a uma preocupação crescente com a sustentabilidade vinda do mercado financeiro.
Atualmente, a presença de ESG em uma instituição é muito importante para o ecossistema empresarial, já que aponta solidez e custos mais baixos, além de indicar melhor reputação e maior resiliência em meio às incertezas e vulnerabilidades.
Nesse sentido, de acordo com o Climate Change and Sustainability Services, da multinacional Ernest & Young, os investidores avaliam as ESG’s como essenciais dentro do critério de seleção para investimentos.
Em outras palavras, é possível compreender sua importância dentro das tendências de crescimento de mercado, não é mesmo?
3. Novas empresas, novas oportunidades
As barreiras de negócio vêm sendo cada dia mais borradas graças a tecnologia. Isto é, as limitações geográficas e a inacessibilidade de recursos estão menores com o avanço tecnológico.
Por esse motivo o Brasil vem crescendo cada vez mais o número de Startups, incentivado pela cultura do empreendedorismo acesa no mercado de trabalho.
Além de proporcionarem o aumento da criação de novas Startups no país, essa nova realidade também passa a considerar o modelo híbrido de funcionamento em diversas frentes, mesmo após a pandemia de Covid-19.
Exemplo disso são os diversos eventos que seguem acontecendo virtualmente, profissionais sendo contratados em diferentes regiões do Brasil e clientes sendo alcançados ao redor do mundo.
Em que sua Startup tem se diferenciado?
Por outro lado, em meio a tantas empresas chegando no mercado enquanto outras crescem exponencialmente, é necessário se diferenciar das demais.
Falamos muito sobre a inovação ser um diferencial, porém, nesse ponto, sabemos que ela deve ser um pré-requisito. Por esse motivo, é preciso mostrar as características que fazem sua empresa se destacar no mercado.
4. Valorização das pequenas Startups (centauro)
No atual cenário de crescimento de mercado para as Startups, coexistem empresas recém-criadas (chamadas de “centauro”), com um venture capital novo (ou seja, que possuem maior liquidez de ativos) junto com as chamadas Startups unicórnio.
Diferente das primeiras, as “unicórnios” são aquelas empresas que possuem avaliação de preço de mercado no valor de mais de 1 bilhão de dólares americanos. Ou seja, para os investidores, elas costumam trazer retorno mais tardiamente.
Levando em consideração a agilidade do retorno para os empreendedores no investimento de empresas “centauro”, essa se mostra outra tendência de mercado para 2023.
5. É preciso priorizar o lucro, não só o crescimento
Mais um ponto que as Startups devem se preocupar no ano de 2023 é com o lucro, além do crescimento. É comum que as pequenas empresas sofram perdas milionárias após um investimento externo.
Um dos motivos disso acontecer é o direcionamento que é dado para esse dinheiro. Não é à toa que um caminho comum é a busca por outros investidores, se tornando um ciclo interminável, senão a falência.
As exigências dos investidores estão aumentando, e ao optarem por destinar seu dinheiro e foco em determinada empresa, eles vão buscar startups que agreguem valor.
Em outras palavras, quem busca investir em uma empresa, quer ver o dinheiro sendo bem aproveitado, usado estrategicamente e visando também os lucros.
O mercado das startups seguirá crescendo em 2023
Entre os desafios apresentados nas tendências de crescimento de mercado para as startups, observamos nesse artigo como esse tipo de empresa seguirá sendo uma aposta.
Por esse motivo, é importante botar na ponta da caneta o que seu negócio tem feito para se diferenciar dos demais, tendo em vista a ampliação do mercado e dos novos recursos que vêm surgindo.
Para finalizar com uma reflexão, pense a respeito: você tem estudado as tendências? Compartilhe conosco a sua experiência!