Com a dependência cada vez maior das empresas por veículos para a prestação de serviços e a realização das entregas, aparecem muitas alternativas para otimização e conservação da frota veicular.
Isso ocorre pois com o crescimento da empresa e a aquisição de veículos, surgem diversos problemas da frota, que precisam ser resolvidos para que o seu negócio tenha êxito.
Os problemas da frota podem variar desde os mais simples até os mais complexos, que podem comprometer a imagem do seu negócio e gerar prejuízos para a sua corporação.
Por isso, você deve extingui-los desde o início, mesmo que a sua frota veicular ainda seja pequena.
Neste conteúdo, vamos apontar quais os problemas da frota que mais acometem as empresas, quais as consequências disso e também as soluções ideais para cada um deles. Confira!
Quais os principais problemas da frota veicular?
De acordo com as pesquisa realizadas pelo IBGE acerca da frota veicular brasileira nos últimos anos, aproximadamente 25 milhões de veículos – isto é, a maioria – têm uma idade de 6 – 15 anos, o que caracteriza uma frota mais velha, que tende a apresentar problemas com o tempo.
Por causa disso, problemas são acumulados: o motorista passa a descuidar em sua condução, os custos acabam ficando mais elevados, e a falta de conservação impede a prospecção de novos clientes.
Sendo assim, o Brasil já apresenta uma dificuldade maior se em comparação a outros países, cujas frotas veiculares corporativas são mais novas e conservadas.
Por isso, para garantir sucesso a sua empresa e à sua prestação de serviços, é necessário que você identifique quais problemas estão atingindo a sua frota e atrasando seu progresso, para só assim estabelecer alguns cuidados e soluções para os seus veículos.
Separamos os 3 principais problemas da frota, tendo em vista que esses causam impactos maiores e devem ser identificados e extintos de forma imediata.
#1 Má conduta do motorista
O uso indevido do veículo é sem dúvidas a matriz de muitos outros pequenos problemas, portanto, ao resolver esse grande problema, todo o processo será mais simples de se lidar.
Dentre os principais aspectos da má conduta, estão as seguintes práticas, que se presentes no cotidiano, podem te trazer prejuízos inimagináveis:
Desvios de trajeto
Essa atitude é muito comum, e gera mais gastos do que você pode imaginar. Ao desviar os itinerários, o motorista não só consome combustível em excesso, como também atrasa a operação inteira, comprometendo o planejamento daquele dia e a experiência do cliente com a sua marca.
Segundo o estudioso Jadish Sheet, professor de Marketing e especialista em Psicologia do Consumo: “Um cliente insatisfeito custa o lucro de cinco clientes satisfeitos.”
Ou seja, o atraso ou a falta de qualidade da sua operação pode causar insatisfação do seu cliente em questão, e assim, sua imagem sofrerá danos que você poderia ter evitado.
Para gerar uma boa experiência para o cliente, esse problema da frota deve ser solucionado, e isso deve ser feito de forma efetiva e com um bom gerenciamento: zele pela pontualidade dos serviços e das entregas, sempre previna atrasos!
Acabando com os desvios de trajeto, você auxilia na satisfação do seu cliente.
Desrespeito à política de frotas
Outra inadequação relacionada à má conduta do motorista é o desrespeito às normas e regras impostas por sua empresa a respeito da frota.
Se o motorista não obedece o limite de velocidade que você estabeleceu, os locais permitidos a ele e o horário em que ele deve utilizar o veículo, ele já está desrespeitando a sua política de frotas, e por causa disso, gerando consequências maléficas à empresa.
Algumas dessas consequências são os altos riscos de infrações e multas, acidentes de trânsito, e acúmulo de gastos com manutenções corretivas, caso o veículo sofra danos .
Improdutividade
Por último, um fator correspondente à má conduta do motorista é a improdutividade, ou, em outras palavras, a ociosidade durante o expediente.
Esse pode ser um problema da frota por conta da falta de resultados positivos da empresa, e também da desmotivação do colaborador em questão.
A improdutividade pode ser considerada um aspecto da má conduta do motorista, todavia, lembre-se sempre de analisar o que está a causando, e busque motivar os seus funcionários sempre que possível!
#2 Desorganização das operações
A falta de organização das operações de campo pode ser um problema bastante grave da frota, pois afeta diretamente no desempenho dos seus serviços e até mesmo na questão financeira da sua empresa.
Quando as suas rotas são aleatórias (sem o devido estudo dos roteiros mais econômicos e curtos) e não há a distribuição de regiões específicas para cada motorista ir, a desorganização já está presente.
Uma consequência dela é principalmente a perda operacional. Essa perda é caracterizada por uma quantidade grande de veículos para a realização do serviço, quando na verdade a operação poderia ter sido concluída com um número muito menor, e até mais rápido!
Perder operacionalmente é acumular gastos e reduzir a produtividade.
#3 Custos elevados nas variáveis relacionadas à frota
Por fim, um problema da frota bastante recorrente é o acúmulo de gastos em variáveis relacionadas à frota. Esse, na realidade, é a consequência dos outros dois problemas citados.
Quando há a má conduta do motorista, consequentemente os custos com combustível, manutenção corretiva, pagamento de multas e reparos dos danos em acidentes serão elevados.
Além disso, quando há a desorganização das operações e a falta de planejamento dos trajetos – o que caracteriza a mencionada perda operacional – os gastos se tornam altos e podem ser considerados verdadeiros prejuízos, tendo em vista a falta de resultados favoráveis e a ausência de retorno financeiro.
Consequências dos problemas da frota na imagem da empresa
Agora que você já sabe quais são os principais problemas da frota, vamos te mostrar quais são as consequências deles para a imagem da sua empresa.
De fato, a imagem que as pessoas e seus potenciais clientes têm da sua empresa tem um peso gigantesco.
Segundo o gestor Ismael Cano, escritor do Blog Administradores: “Lembre-se, a imagem criada de uma empresa é equiparada a de um cidadão comum, geralmente a primeira impressão é a que fica. Uma vez causada má impressão, o caminho para a inversão do pensamento torna-se muito difícil, senão, impossível.”
Portanto, ao terem o primeiro contato com a sua empresa, as pessoas já devem tirar não só uma boa, mas uma ótima impressão! Tenha em mente que são os veículos da sua frota que realizam as entregas/serviços da sua empresa; portanto, eles participam e possuem grande influência na experiência do cliente.
Sendo assim, os problemas da frota precisam ser extintos o quanto antes, visto que eles podem estar causando danos enormes à imagem da sua empresa, e dessa forma, impedindo a prospecção de novos clientes e a boa experiência dos seus já fiéis e atuais.
Como identificar e resolver os problemas da frota?
Para finalizar esse artigo, existem alguns meios para a resolução dos problemas da frota, o que por consequência gerará uma economia saudável para o seu negócio e sucesso na forma como as pessoas enxergam a sua empresa.
Como solucionar a má conduta dos motoristas?
Começando pelo primeiro problema da frota que te apresentamos, iremos agora te mostrar algumas soluções bastante eficientes.
Como essa má conduta se dá por conta do desvio de rotas, o desrespeito à política da frota e a ociosidade, o que você deve fazer é aplicar um monitoramento veicular completo!
Por meio de um sistema de rastreamento, você pode acompanhar os trajetos e destinos para onde os motoristas estão se direcionando, visualizar as variáveis como velocidade e eventos de telemetria – como as curvas e as acelerações – e também verificar o status do veículo naquele momento, caso ele esteja parado “matando tempo”, você saberá!
Dentro do sistema, há a possibilidade de criar regras de rastreamento também, e assim adequar o software à sua realidade e às suas normas.
Como organizar as operações de campo?
Quanto ao problema da desorganização dos itinerários, recomendamos o uso de um roteirizador. É fato que existem diversos deles no mercado, gerando assim uma gama de possibilidades e opções para você escolher.
Todavia, nem todos os roteirizadores asseguram qualidade e nem exatidão nos dados, por isso, preste bastante atenção na hora de escolher!
Dentre eles, o mais recomendado é o roteirizador aliado ao rastreamento veicular, tendo em vista que esse possui uma base bastante aprofundada e, dessa forma, pode te fornecer informações confiáveis e gerar resultados efetivos.
Essa ferramenta de roteirização impede que a sua frota sofra com perda operacional, e pelo contrário, trabalha a fim de que você conquiste o ganho operacional!
Por meio da inteligência artificial, o sistema te mostra quais os caminhos mais rápidos e favoráveis para a realização dos serviços, bem como organiza a ordem dos destinos, facilitando o processo e o tornando mais veloz.
Por meio do roteirizador, você também pode planejar as operações, separando-as por regiões.
Dá-se a isso o nome de “agendamento por regiões”! Graças a essa funcionalidade, a logística das entregas/serviços é organizada, e você nem precisa enviar todos os veículos de uma só vez em um dia!
Como reduzir os custos relacionados à frota?
Por fim, há um meio excelente de reduzir os custos, por meio de uma gestão completa.
O sistema de gestão de frotas apresenta ferramentas bastante específicas e fáceis de usar, como o lançamento de custos, por exemplo.
Nele, você pode registrar todos os gastos da frota, e assim, manter o controle e o armazenamento desses dados, podendo até fazer uma análise no fim do mês.
Além disso, os gastos excessivos com manutenções e reparos não existirão mais! O plano de manutenção é um recurso desenvolvido exclusivamente para isso, e visa prevenir os danos ao veículo por meio de uma checklist e um cronograma de checapes da frota.
Ou seja, através de um só sistema, diversos problemas da frota podem ser solucionados e extintos!
Viu só? São soluções simples e bastante eficazes para os problemas que pareciam tão prejudiciais.
Por meio de uma boa plataforma de monitoramento veicular, sua empresa só terá sucesso e muito, mas muito crescimento mesmo!
Se você ficou com alguma dúvida, deixe-nos uma resposta aqui embaixo!