A aplicação de estratégias no ambiente online torna a empresa mais atrativa para os usuários da web. Para isso, existem as estratégias de marketing digital, que potencializam os resultados e conquistas do seu negócio.
Com a aplicação dessas estratégias, muitas empresas se tornam muito mais competitivas.
Veja a seguir 2 problemas graves que podem comprometer o funcionamento de sua empresa no ambiente online e como as estratégias de marketing digital ajudam a resolvê-los.
Distanciamento do cliente
Esse é um problema que nenhuma empresa quer. O relacionamento no ambiente online deve ser valorizado.
A aproximação com o cliente é fundamental, porém esse processo não é muito simples e requer estratégias para a sua execução.
Quando você é bem recebido em um estabelecimento, é comum indicá-lo para seus amigos, certo?
O ambiente virtual também segue essa lógica. Ao adquirir a solução oferecida por sua empresa, o usuário espera ser tratado com respeito e que todos os prazos e especificações da descrição da solução sejam cumpridas.
Quando tudo ocorre bem, ele ficará satisfeito e verá seu negócio como uma empresa amigável. Durante a aquisição da solução, é comum também que os usuários forneçam alguns dados que permitem a aproximação de sua empresa com ele.
Caso seja identificado um problema inicial, será possível propor soluções reais e mudar a percepção dos clientes.
Uma dica é mostrar para o seu cliente o quanto ele é especial. De tempo em tempo, mande e-mails com dicas e promoções. Para que essa estratégia dê certo, é importante não ser invasivo e não encher a caixa dele de e-mails, ok? Apenas mostre que você se importa que ele visite o seu negócio e que deseja manter esse contato.
Baixo número de acessos em seu site
O baixo número de acessos é um problema, principalmente porque um negócio online depende disso para sobreviver.
As visitas que o seu site recebe, também chamadas de tráfego, é uma das primeiras preocupações do gestor após a criação do site.
Para que esse número aumente, algumas estratégias de marketing digital possuem papel fundamental.
Veja quais são elas a seguir:
– Conteúdo
A produção de conteúdos, ou seja, textos, artigos e post blogs, são um dos principais recursos utilizados em estratégias de marketing. Por meio do conteúdo, as empresas conseguem atrair um público mais qualificado para as soluções que ela tem a oferecer.
Uma agência de viagens que escreve sobre os pontos turísticos mais visitados está atraindo pessoas que tem interesse em conhecer esses locais, saber mais sobre eles e, possivelmente, visitá-los.
Assim, quando o usuário decidir por realizar a viagem, confiará mais na empresa que forneceu informações para ele até então.
Nesse caso, a dica é gerar vários conteúdos relevantes, criando, por exemplo, um blog para atrair a atenção dos usuários e utilizar assuntos interessantes para direcioná-lo à outras páginas de seu site.
– SEO
A sigla SEO, refere-se ao termo em inglês Search Engine Optimization, ou seja, otimização para motores de busca.
Você pode otimizar seu site aplicando técnicas de SEO, o que fará com que o seu conteúdo seja mais facilmente encontrado nos resultados de busca.
Essa é uma forma gratuita de conseguir acessos, porém os resultados são a médio e longo prazo.
Nessas otimizações são considerados pelo algoritmo do Google, o principal buscador do mundo:
- Palavra-chave;
- Tempo de existência da página:
- Interação do usuário nas páginas do site.
E, ao todo, são mais de 1.000 critérios avaliados. E você pode conferir os mais relevantes no post blog: SEO: 7 fatores de rankeamento fundamentais para o seu site
– Anúncios
Os anúncios são uma solução paga, trazendo acessos a curto prazo ao seu site, através de campanhas do Google Ads.
Esse tipo de estratégia requer um investimento por um período contínuo para que os resultados permaneçam, por um tempo, posicionando organicamente o seu negócio, ou seja, de forma gratuita.
Os acessos, levados ao seu site através dos anúncios pagos, ajudam com que o seu negócio ganhe relevância na web, passando a ser melhor visto pelo Google.
A relevância adquirida fará com que no decorrer dos meses o seu site conquiste melhores posições.
Estratégias de marketing digital, quando bem planejadas, podem ajudar o seu negócio a resolver, de forma simples, graves problemas enfrentados no ambiente online como, por exemplo, a invisibilidade.
Apesar de serem soluções simples, elas devem ser desenvolvidas por especialistas da área, para que os resultados dos investimentos sejam otimizados.
Converse com quem entende do assunto e transforme a sua presença no ambiente online.
Texto produzido por Construsite Brasil