Plataformas de e-commerce mais populares do mundo: prós e contras

Conheça os prós e contras das plataformas de e-commerce mais populares do mundo para conseguir decidir qual é a melhor opção para sua empresa, considerando tamanho, momento e necessidades do seu negócio.

Além disso, aprenda sobre a Vtex IO, uma das maiores novidades para este segmento no Brasil.

Se ainda não conhece as vantagens de investir em uma loja virtual temos alguns dados para você:

  • 24/7 é o funcionamento da sua loja online;
  • Corte de custos gerais como aluguel, por exemplo;
  • Aumento da praça de atuação, possibilitando atender em qualquer localidade sem aumentar o investimento;
  • Análise de consumidores e resultados das campanhas de forma que não seria possível em uma loja física.

Plataformas de E-commerce

Assim como para a loja física é importante considerar localização, aluguel, decoração e quantidade de clientes em potencial, para a loja virtual é preciso pensar na plataforma em que se gostaria de construir.

É claro que existem plataformas boas e ruins, mas aqui não faremos apenas um julgamento de valor descontextualizado, já que a melhor plataforma para seu e-commerce é a que está alinhada ao momento do seu negócio.

Afinal, não adianta dar um passo maior do que a perna e não conseguir bancar a estrutura depois.

Nossa principal dica aqui é: seja realista e faça um plano de negócios sério.

Alguns dos erros muito comuns cometidos por quem está iniciado em algum negócio é calcular começar com o seguinte pensamento: “existem milhões de brasileiros que andam de bicicleta, por isso, calculo que venderei para X pessoas por mês”. De ante mão te adianto que no mundo dos negócios esse pensamento está pra lá de equivocado.

Se sua empresa não tem um plano de investimento robusto e precisa começar aos poucos, é recomendável iniciar com uma plataforma indicada para o tamanho da empresa no momento, sem pensar em previsões futurísticas.

Nesse caso, o ideal é que a estrutura da empresa acompanhe seu crescimento, assim é possível reduzir de forma significativa as chances de falência ou problemas com fluxo de caixa.

Conheça os 5 pilares fundamentais para um e-commerce de sucesso

E-commerce para pequenas empresas: prós e contras

As plataformas de e-commerce mais utilizadas no mundo pelas pequenas empresas são: Woocommerce e Magento.

Conheça os prós e contras dessas plataformas de e-commerce para fazer a escolha certa!

Woocommerce

De acordo com BuildiltWith, mais de 4 milhões utilizam o plugin Woocommerce para transformar seus sites WordPress em lojas virtuais. Essa plataforma se sobressai pela variedade de recursos adicionais que disponibiliza e que apoiam desde um gerenciamento de estoque mais efetivo até estratégias de marketing. 

Vantagens Woocommerce:

  • Baixo investimento inicial e sem mensalidades
  • Flexibilidade para realizar pequenas mudanças visuais na loja sem conhecimento técnico
  • Painel gerenciável para realizar a gestão com autonomia
  • Quando bem desenvolvido pode ser uma loja virtual leve e rápida
  • Possui inúmeros plugins que facilitam a implementação de soluções como: multidiomas, chat, e-mail marketing etc
  • Oferece de forma nativa campanhas de cupons de desconto que com regras para quantidade de usuários, restrição de produtos etc
  • Por ser muito popular consegue disponibilizar diversas formas de pagamento e entrega, além de outras integrações como ERP, por exemplo.
  • Não requer uma curva de aprendizagem longa, o que faz do Woocommerce uma plataforma bastante prática

Desvantagens Woocommerce:

  • Trata-se de um dos maiores ecossistemas digitais do mundo, com milhares de programadores criando novas soluções todos os dias. Este é um ponto positivo, mas também negativo, pois como possui código aberto e funciona com plugins desenvolvidos por diferentes empresas é necessário realizar uma manutenção e backup para garantir que todos os recursos estão atualizados e funcionando.
  • Pode se tornar obsoleto caso não tenha uma manutenção focada em melhoria contínua.
  • Por se tratar de uma plataforma mais prática do que robusta não é indicado para lojas virtuais com grande volume de visitas e vendas.

Magento

É uma das plataformas mais conhecidas e utilizadas do mundo. Destaca-se principalmente por sua dualidade: é flexível e robusta. Ou seja, trata-se de uma plataforma de e-commerce bem avaliada pela sua estrutura robusta e segurança, além de ser Open Source (código aberto), o que significa que qualquer pessoa pode ter acesso e criar soluções.

Vantagens do Magento:

  • Baixo investimento inicial e sem mensalidades
  • Painel gerenciável para realizar a gestão com autonomia
  • SEO avançado
  • Possui módulos para integrar facilmente as principais ferramentas que uma loja iniciante precisa como Correios, PagSeguro e Google Analytics, por exemplo
  • Consegue trabalhar com até 80 mil pedidos por hora
  • Diferente do Woocommerce, algumas grandes empresas como a Lenovo e Asus já utilizaram a plataforma.
  • É mais robusta, estável e segura.

Desvantagens Magento:

  • Existem diversas reclamações relacionadas à performance, já que o gerenciador é pesado.
  • É necessário um investimento maior em servidores para que sua loja possa performar adequadamente.
  • Trata-se de uma plataforma mais complexa que o Woocommerce, por isso, é necessário conhecimento técnico para customizá-la.
  • Por ser uma plataforma mais robusta, é comum apresentar maior lentidão. Porém, com desenvolvedores especializados e servidores de boa qualidade é possível manter o tempo de carregamento dentro dos recomendáveis 5 segundos para não aumentar a taxa de desistência.

E-commerce para médias e grandes empresas: prós e contras

As plataformas de e-commerce mais utilizadas no mundo pelas médias e grandes empresas são: Shopify Plus e VTEX commerce.

Descubra os prós e contras de cada uma para fazer uma escolha assertiva!

VTEX

A VTEX é uma plataforma de e-commerce SaaS (Software as a Service), ou seja, é uma empresa que presta um serviço através das suas soluções tecnológicas. Isso quer dizer que o lojista precisa se preocupar apenas com a gestão da loja, já que seu funcionamento deve ser garantido pela plataforma.

Trata-se de uma plataforma brasileira multinacional que conta com marcas globais como a Sony, Walmart e Coca-Cola, por exemplo.

Conheça 5 e-commerces VTEX de sucesso

Vantagens VTEX

  • Hospedagem em nuvem
  • Segurança
  • Integração com marketplaces
  • Por ser uma empresa brasileira, possui diversas integrações facilitadas desde ERP até e-mail Marketing
  • Possui CMS próprio para facilitar a gestão da loja por usuários sem conhecimento técnico
  • Personalização do layout
  • Estrutura robusta e garantia de estabilidade durante picos de vendas como Black Friday
  • Mensalidade muito mais econômica do que a Shopify

Desvantagens VTEX

  • O painel de gerenciamento não é o mais intuitivo, sendo necessário uma curva de aprendizagem mais longa
  • O sistema de cache publica as modificação a cada 40 minutos, o que impossibilita visualizar uma prévia das modificações

Vtex IO

Trata-se de uma plataforma nativa VTEX capaz de fornecer mais agilidade e segurança. Ainda está em modo beta, por isso, não são todas as empresas que podem desenvolver seu e-commerce nesta plataforma.

Um dos grandes diferenciais da VTEX IO é a utilização do React, tecnologia utilizada pelas maiores e mais inovadoras empresas digitais: Netflix, Facebook e Instagram são apenas alguns exemplos.

Além disso, essa plataforma permite a criação de áreas de trabalho para que desenvolvimento de melhorias contínuas sejam realizadas sem afetar a experiência do usuário, contando com testes A/B e evitando quebras e possíveis erros na loja.

Shopify

Maior plataforma de e-commerce SaaS do mundo com quase 2 milhões de lojas ativas. Com um atendimento ao cliente e suporte premiados, a empresa faz com que a jornada de administrar e gerenciar uma loja virtual seja mais fácil.

Vantagens Shopify

  • Suporte rápido
  • Painel de gerenciamento intuitivo
  • Cadastro de produtos facilitado
  • A customização do layout é mais simples

Desvantagens Shopify

  • Mensalidade muito mais alta que a VTEX
  • Suporte apenas em inglês e apenas para usuários que assinam a versão plus
  • Não é possível cadastrar transportadores via planilha
  • Não existe integração disponível com os principais marketplaces do Brasil

Woocommerce vs Magento

Ambas possuem baixo investimento para desenvolvimento e não contam com mensalidades ou comissões para sua utilização.

Prós:

O Woocommerce possui mais flexibilidade de customização e gerenciamento para usuários sem conhecimento técnico e o Magento oferece mais segurança e estabilidade.

Contras:

O Woocommerce demanda manutenção e backup periódicos para garantir atualizações e funcionamento. Já a Magento precisa de hospedagem robusta e pode ser mais lento e pesado.

VTEX vs Shopify

Ambas são plataformas seguras e escaláveis para grandes empresas.

Prós:

A mensalidade da VTEX gira em torno de R$ 2.700 por mês, enquanto da Shopify plus está em torno de $ 2.000 dólares (R$ 10.300 de acordo com a cotação atual). A VTEX tem um ecossistema maior no Brasil e por isso, mais recursos facilmente integráveis, além de possuir um painel mais amigável e um cadastro de produtos facilitado. Já a Shopify possui o painel administrativo mais intuitivo.

Contras:

A VTEX demanda profissionais especializados para atuar no suporte e configurações mais complexas da plataforma. A Shopify não está tão presente no Brasil, o que torna as integrações e profissionais especializados mais escassos.

Agora que você já sabe os prós e contras das plataformas de e-commerce mais famosas do mundo está na hora de selecionar a melhor agência de criação de sites e lojas virtuais para executar seu projeto.