A venda de produtos ou serviços por meio de sites ou plataformas de e-commerce está em constante evolução, assim como as melhores estratégias para divulgar um site.
Isso porque a internet facilitou o acesso a inúmeros negócios de uma forma nunca antes vista.
No entanto, o mundo digital está repleto de informações que fazem com que os sites se destaquem na internet. É por isso que existem estratégias digitais para aproveitar as vendas de blogs e sites oficiais.
Neste sentido, serão abordadas as principais estratégias na área do marketing digital, tais como:
- Inbound Marketing;
- Técnicas de SEO;
- Marketing de Conteúdo;
- Links patrocinados;
- Mix de produtos.
Primeiro etapa: O que é Marketing Digital?
O termo marketing digital inclui todas as atividades realizadas por uma marca por meio de meios digitais para promover a marca ou seus produtos e serviços.
Dessa forma, pode-se dizer que marketing digital é o nome dado a todas as ações realizadas por algo ou alguém no mundo virtual.
Pode-se dizer que o marketing digital e suas estratégias podem ser aplicados em diversos setores, como ONGs, universidades, igrejas, associações ou instituições públicas, empresas em geral, desde fabricantes de acessórios para roçadeira até lojas de chapas metálicas.
Para essa tarefa, podem ser utilizados canais digitais, incluindo blogs, sites, e-mail, buscadores, redes sociais, etc.
A utilização de tais canais promove uma série de vantagens para as marcas, sendo a mais destacada o fato de que ao utilizar estratégias de marketing digital pode-se observar a eficácia das ações da empresa.
Isso pode calcular seu retorno sobre o investimento.
Assim, uma empresa que presta serviços de criação de sites Curitiba, por exemplo, pode investir uma certa quantia de dinheiro para desenvolver um site oficial para oferecer seus serviços.
Em seguida, uma série de recursos digitais ajudam a documentar quanto dinheiro esse negócio ganha após a criação da plataforma online.
No campo do marketing digital, é imprescindível que empresas e sites utilizem muitas das ferramentas desse campo, sobre as quais falaremos a seguir.
Inbound marketing: Conheça o conceito e vantagens
O inbound marketing, também conhecido como marketing de atração, tem como principal objetivo atrair uma pessoa para que ela conheça os elementos que uma empresa tem a oferecer.
Esse tipo de ação rompe com as estratégias tradicionais de exibição de conteúdo que simplesmente interrompem o que alguém está fazendo na tentativa de apresentá-lo a um produto.
Isso é usado e ainda acontece com frequência no caso de comerciais de TV ou anúncios que aparecem no meio de um vídeo do YouTube ou Facebook.
No entanto, é importante dizer que com os avanços da tecnologia, os internautas estão ganhando a possibilidade de escolher quais conteúdos desejam receber.
É por isso que o inbound marketing é uma estratégia digital eficaz, pois consegue construir um relacionamento saudável entre a marca e o consumidor, baseado na confiança e no interesse.
Um exemplo proeminente disso são as ações das empresas de manutenção de sites que utilizam o e-mail para entregar promoções às pessoas. Assim, usando um cenário hipotético de uma empresa que vende portas de garagem, essa empresa pode obter um grande impulso nas vendas após enviar anúncios específicos para clientes em potencial.
Técnicas de SEO e promoção de vendas
SEO é um acrônimo para Search Engine Optimization, que pode ser traduzido em português como: “otimização para mecanismos de busca”.
Portanto, SEO técnico refere-se a todos os mecanismos utilizados pelos mecanismos de busca, como Bing e Google, com a finalidade de organizar e classificar o conteúdo virtual.
Isso acontece quando o usuário está pesquisando um determinado tópico.
Por esse motivo, esses mecanismos são de suma importância para as pessoas ou empresas que possuem páginas na Web, pois podem ou não fornecer evidências adicionais às páginas da plataforma de busca na Web, com base apenas em pesquisas realizadas pelo usuário.
Para ilustrar esta ação, podemos imaginar uma faculdade que vende cursos, ela pode postar dicas sobre quais são os melhores cursos disponíveis de acordo com cada perfil.
Essas postagens provavelmente trarão o mercado para os holofotes à medida que os usuários pesquisarem esses produtos.
Pensando em Marketing de Conteúdo na Internet
Considerando o conceito de SEO explicado acima, uma estratégia de marketing de conteúdo pode ser abordada.
Esta, como o nome sugere, resume-se ao ato de produzir conteúdo que seja considerado interessante e relevante no site de uma empresa com o objetivo de criar uma imagem positiva da empresa, bem como atrair usuários para visitar um determinado e-commerce ou site sobre educação para um estudante.
Dessa forma, a empresa que utiliza o marketing de conteúdo pode aumentar sua rede de clientes.
Exemplos de conteúdo comumente desenvolvidos para algumas empresas incluem sites que publicam dicas de assessoria contábil para empresas, que incluem um conteúdo um pouco mais técnico.
Isso acontece com artigos que buscam informar como combinar revestimentos cerâmicos para piscinas com a decoração de uma casa, por exemplo.
Dessa forma, há uma grande chance de alguém se interessar em saber mais sobre os aspectos técnicos de um serviço ou produto como, cabeamento de rede telefonia predial e onde aplicá-lo para criar intimidade e uma visão positiva do site.
O mesmo vale para marcas que publicam sobre temas relacionados a uma determinada área do conhecimento, como é o caso de textos sobre elaboração de projeto de terraplenagem.
Estes podem ser de interesse para aqueles que desejam aprender mais sobre como funcionam os aquecedores.
Links patrocinados: veja seus benefícios para seu site
Links patrocinados é o nome dado às publicações da empresa em redes sociais ou plataformas de busca passíveis de serem promovidas.
Dessa forma, os usuários podem acessar determinados sites de marca apenas clicando em links patrocinados.
Assim, esses links funcionam como propagandas que levam as pessoas interessadas diretamente para onde comprar online.
Eles recebem o título de “patrocinados” porque os anunciantes precisam investir uma certa quantia de dinheiro para que os links se tornem virais na Internet.
Assim, links enviados para potenciais consumidores de um produto de rede social podem ser encontrados.
Uma característica interessante dos links patrocinados é que eles aproveitam as ferramentas disponíveis na internet para entregar anúncios diretamente aos potenciais compradores.
Isso ocorre porque a maioria dos sites hoje usa algoritmos que podem identificar problemas que possam ser motivo de preocupação para os usuários com base em seu comportamento no mundo digital.
A importância de ter um mix de produtos
Ainda em relação à reputação que um site recebe na internet, é importante falar sobre uma combinação de produtos. É o nome dado a todos os itens vendidos por uma empresa.
Nesse sentido, um mix de produtos considerado eficaz é aquele que pode incluir uma variedade de produtos.
Isso permite que a empresa alcance mais clientes e conquiste uma participação de mercado crescente. Como resultado, os links patrocinados do site desta empresa alcançarão um grande número de usuários, trazendo mais receita para a loja.
Assim, uma fábrica pode passar a oferecer outros tipos de produtos relacionados à customização de algum produto oferecido.
Deste modo, pode-se concluir que hoje, de fato, uma empresa não pode ficar de fora das estratégias digitais.
Estes são de primordial importância para a expansão dos lucros de uma empresa e como tal ela se destaca de seus concorrentes.
Pode-se dizer que quanto mais inovadora e tecnológica é uma organização em um ambiente virtual, mais atenção ela recebe.