Toda pequena empresa ou profissional de marketing digital precisa conhecer os principais tipos de campanhas do Google Ads. Afinal, essa é uma das ferramentas mais eficazes para gerar novos negócios na Internet.
Divulgar no Google, hoje em dia, é uma das maneiras mais eficazes de aumentar o faturamento da sua empresa.
Não é à toa, por exemplo, que o Google Ads gerou R$41 bilhões para os negócios brasileiros que utilizaram a ferramenta em 2019.
Mas, para poder usufruir desse poder, é essencial que a sua empresa saiba diferenciar os tipos de campanhas do Google Ads e usar as melhores para o seu negócio.
Quer aprender como fazer isso? Então siga a leitura do artigo!
Links patrocinados é um dos principais tipos de campanhas do Google Ads
De todos os tipos de campanhas do Google Ads, o mais famoso é o uso de links patrocinados. Você já deve ter visto milhões de exemplos desses anúncios.
Eles são compostos por links que aparecem nos primeiros lugares dos resultados de pesquisas do Google com base em palavras-chaves.
Por exemplo, uma ótica pode investir para apresentar o seu site em primeiro lugar para quem pesquisar por “óculos”, “orçamento para óculos”, “lentes de contato” ou “óticas em São Paulo”.
Normalmente, os links patrocinados são usados para direcionar tráfego para um site. O objetivo posterior depende de cada empresa: pode ser gerar uma venda, uma conversão de lead ou apenas mais visitantes para seu conteúdo.
Google Vídeos são anúncios apresentados no YouTube
O YouTube é um dos principais braços publicitários do Google. Por isso, com o Google Vídeos, é possível gerenciar os anúncios que serão apresentados lá.
Existem vários tipos de anúncios em vídeos diferentes. Confira uma pequena descrição de cada um deles:
- Anúncio TrueView in-stream: é o mais famoso de todos, sendo um vídeo exibido como comercial antes, depois ou durante um vídeo do YouTube. Ele dura 30 segundos, mas pode ser pulado depois de 5 segundos;
- Anúncio TrueView em-display: é uma imagem em miniatura que aparece na homepage do YouTube, na barra de vídeos relacionados ou na página de busca. Serve para direcionar tráfego para um vídeo;
- Anúncio Bumper: vídeos de 6 segundos ou menos que é exibido antes, durante ou depois um vídeo no YouTube e não permite que o usuário possa pular a visualização;
- Anúncio out-stream: são exclusivos para dispositivos móveis e começam a tocar automaticamente, mas com o som desativado, aparecendo em vários lugares diferentes.
Google Shopping é essencial para lojas virtuais
Um dos principais tipos de campanhas do Google Ads é o impulsionamento de produtos dentro do Google Shopping, a aba de compras do Google.
Esse tipo de campanha serve especialmente para lojas virtuais de todos os tipos, mesmo aquelas que estão dentro de marketplaces como o Mercado Livre, Elo7, Americanas, Amazon e outros.
O objetivo é apresentar os produtos para um grupo maior de pessoas que façam buscas com base nas palavras-chave determinadas para cada mercadoria.
Por exemplo, uma loja de videogames pode investir no Google Shopping para exibir os seus consoles e games para o público interessado na aquisição desses produtos.
Por isso, os anúncios no Google Shopping são focados para quem quer vender. No entanto, é necessário cumprir uma série de requisitos determinada pelo Google.
Rede de Display é um dos principais tipos de campanhas do Google
A Rede de Display é um dos mais famosos e antigos tipos de campanhas do Google Ads. Ela é composta pelos anúncios que aparecem em sites, blogs e outras páginas (como o Gmail ou o próprio YouTube).
Os anúncios são normalmente em imagens (podendo ter movimentos, em gifs) de diversos formatos diferentes.
Para a empresa, os anúncios da Rede de Display funcionam como propaganda comprada em revistas ou jornais. Eles são exibidos com base no interesse do usuário e na página em questão.
Já para os produtores de conteúdo, é uma forma de monetizar seus sites, blogs e canais.
Os anúncios na Rede de Display podem gerar conversões e até mesmo vendas, mas são mais comumente usados para trabalho de branding.
Campanhas universais para aplicativos é um tipo de ação no Google Ads
Também dá para contratar anúncios específicos para quem desenvolve aplicativos, desde empresas desenvolvedoras de jogos até bancos, lojas e outros.
As campanhas universais para aplicativos funcionam apenas na Google Play Store e são automatizadas (ou o máximo possível) para gerar os melhores resultados para as empresas.
O foco das campanhas é gerar downloads ou vendas de aplicativos. Para isso, basta inserir um orçamento diário e algumas sugestões de texto e deixar que o algoritmo de machine learning do Google faça o resto.
O robô identifica quais os usuários mais indicados para cada anúncio e tentará obter o máximo de downloads possíveis para os clientes que pagam pelo serviço.
Esses são os principais tipos de campanhas do Google Ads. Como deu para ver, existe uma opção para cada tipo de empresa. Basta encontrar o anúncio certo para você e começar a aproveitar os resultados.
E aí, quais desses tipos de anúncios você já conhecia? Conte pra gente nos comentários abaixo!