Os termos podem ser muito parecidos, mas os significados possuem grandes diferenças
Preço x Valor percebido
Para a maioria das pessoas, os conceitos de preço e valor é a mesma coisa. São apenas sinônimos e podem ser aplicadas para a mesma situação. Mas para quem trabalha com marketing e precificação, entende que são coisas bem diferentes.
Aqui, você vai tirar todas as dúvidas e descobrir todas as diferenças entre os dois conceitos. Já pegue o caderninho para anotar todas as informações.
O que é preço?
Esse é um conceito mais simples de entender. Preço é o número que você encontra na prateleira das lojas ou na etiqueta do produto. São as notas que saem da carteira, o preço que aparece na maquininha da Pagseguro.
O conceito de preço vem do marketing. Uma das primeiras coisas que se ensinam na faculdade e nos cursos são os “4Ps”: preço, praça, produto e promoção. Através de uma análise desses quatro conceitos, as marcas formulam o valor do produto.
O que é valor percebido?
O valor percebido é muito mais do que o preço na etiqueta do produto. São outros conceitos que formam o valor de um produto. Três coisas são levadas em consideração na hora de definir o valor: custo financeiro, custo de tempo e o custo psicológico.
Antes mesmo de destrinchar os três conceitos, já é possível perceber que o valor percebido não tem nada relacionado com números.
Custo Financeiro
Esse é o preço. É o valor que vai pagar no caixa. Como já foi dito antes, o preço faz parte do valor percebido. Para entender melhor o conceito do valor, é preciso conhecer os outros tipos de custo.
Custo de tempo
O custo de tempo está relacionado a quanto tempo o cliente leva para adquirir o produto. Quanto mais rápido alguém consegue comprar, menor o custo. Quanto mais demorado é o processo de compra, mais custoso ele é para você. E tempo é o bem mais valioso para qualquer um.
Os custos de produtos de marcas, como Supreme, Jordan e Yeezy, é muito maior do que da C&A, por exemplo. Essas lojas possuem um número baixo de lojas e as coleções possuem poucas peças. É muito comum ver filas nas portas desses estabelecimentos.
A C&A, diferentes das outras, possui diversas filiais nos quatro cantos do Brasil, além do e-commerce. Então, é muito rápido para comprar uma peça dessa marca. Se quiser, nem precisa sair de casa para fazer isso.
Custo Psicológico
Qual a imagem que você vai passar quando estiver usando esse produto? O custo tende a ser mais alto quando o objeto é exclusivo. As pessoas vão olhar de um jeito quando consumir uma mercadoria mais cara ou que poucas pessoas têm.
Um exemplo é o Air Jordan 1, o primeiro tênis que Michael Jordan usou quando assinou com a Nike. Depois do “The Last Dance”, documentário do ex-jogador produzido pela Netflix em 2020, o custo deste produto ficou muito mais alto, pois as pessoas entenderam o peso histórico dele.
Depois de conhecer todos os custos que um produto tem, fica mais fácil de entender o custo benefício da mercadoria. Quando alguém paga barato por uma peça de roupa bonita, de alta qualidade e que dura muito tempo, o custo benefício é altíssimo. E também acontece o contrário quando se compra algo caro, mas que não dura muito e não resolve os problemas.
Conseguiu decifrar as diferenças entre preço e valor percebido? A partir de agora, você verá com outros olhos os números nas prateleiras das lojas.