Você sabe qual a diferença entre SEM e SEO? Preparamos este post para explicar à você quais as principais diferenças, quais os custos, e algumas dicas para você aplicar no seu negócio utilizando o SEM e o SEO.
Muitas empresas tentam usar SEO e SEM para aumentar suas chances de aparecer nos resultados de pesquisa paga e orgânica.
Para usá-los juntos de maneira eficaz, precisamos entender quais são as principais diferenças entre eles e quando nos concentrarmos em um ou no outro.
Os mecanismos de pesquisa como o Google têm dois tipos de resultados de pesquisa que aparecem quando você pesquisa por algo. Um sendo pago (SEM), e o outro sendo orgânico (SEO).
O que é SEM, no marketing digital?
SEM no marketing digital são os resultados pagos que aparecem na parte superior da página quando uma empresa está pagando ao Google.
Exemplo um usuário pesquisa “oftalmologista em Jundiaí”, os primeiros que aparecerão serão os pagos.
SEM significa Search Engine Marketing. É sinônimo de publicidade Pay-Per-Click (PPC – pagamento por clique).
A PPC dá às empresas a oportunidade de atingir clientes em potencial por meio de anúncios e palavras-chave relevantes que se alinham com sua consulta de pesquisa.
Os anúncios PPC aparecem na página de resultados do mecanismo de pesquisa diretamente acima e abaixo das listagens orgânicas.
Cada vez que um anúncio PPC é clicado, a empresa é cobrada por essa ação. Daí o nome, Pay-Per-Click. Esses tipos de anúncio concedem à sua empresa a oportunidade de aumentar a visibilidade de seu website, páginas de destino, páginas de serviço e muito mais, sendo exibidos como o primeiro resultado.
Então, como você obtém essa visibilidade aumentada? O serviço de anúncios mais utilizado é, sem dúvida, o serviço de anúncios do Google.
Este serviço permite aos usuários criar anúncios pagos que, ao serem clicados, levam os visitantes ao landing page do seu site, aumentando assim o tráfego.
O que é SEO Marketing Digital?
SEO significa Search Engine Optimization, que é a otimização dos mecanismos de pesquisa como o Google.
Basicamente o Google rastreia seu site, indexa o que encontra-lá e, em seguida, usa seu algoritmo em constante mudança para combinar seu conteúdo com uma consulta de pesquisa relevante.
Se os mecanismos de pesquisa podem ou não rastrear seu site e conectar adequadamente seu conteúdo com consultas de pesquisas depende da aplicação de SEO na página, SEO fora da página e SEO técnico.
Para abusar do SEO é importante que você saiba aproveitar o melhor, por isso certifique-se se você está cobrindo suas bases em todas as três categorias.
Uma agência especialista em Google pode te ajudar.
SEO na página
SEO na página é o processo de otimização de páginas individuais em seu site. Isso inclui conteúdo aprofundado, usando URLs descritivas, palavras-chave posicionadas corretamente.
SEO fora da página
O SEO fora da página é tudo o que é feito fora do site para ajudar a melhorar a classificação. Isso inclui a construção de citações como backlinks.
SEO técnico
O SEO técnico envolve fazer de tudo para melhorar a forma como os mecanismos de pesquisa rastreiam, indexam e classificam o conteúdo que você produz.
As práticas técnicas de SEO incluem melhorar a velocidade da página, melhorar a velocidade da página e adicionar marcação de esquema às páginas.
Qual escolher SEM ou SEO?
Bem, você não precisa necessariamente escolher um e descartar o outro, muito pelo contrário, você pode utilizar as duas estratégias juntas! Unindo as duas estratégias, aumentará o tráfego em seu site.
Por que escolher o SEO?
O SEO vai ser sempre uma escolha, já que ele é a base também para o SEM. Se o seu orçamento está apertado, o SEO orgânico geralmente é a opção mais em conta e pode ajudar a estabelecer a credibilidade do seu site.
É importante saber que o SEO orgânico deve possuir um bom conteúdo e principalmente uma constância, a chave para obter sucesso é entregar essas dicas ao utilizar essa estratégia.
Um médico alergista no Rio de Janeiro pode trabalhar tranquilamente com o SEO orgânico, mantendo uma constância em seu blog.
Por que escolher o SEM?
Escolher o SEM pode ser uma ótima opção para quem deseja promover o site, produtos ou apenas ganhar visibilidade.
Com uma campanha de publicidade PPC estratégica, você poderá atingir todos esses objetivos por um preço.
Um médico especialista em coluna, pode aumentar o número de visitantes em seu site, trabalhando com essa ferramenta.
Com uma segmentação forte e relevante por palavras-chave, você poderá alinhar melhor seus anúncios com o que seu cliente está procurando.
Você também vai querer ter certeza de manter um bom SEO na página para que seus clientes em potencial possam encontrar o que procuram.
Conclusão
SEO e SEM são estratégias de marketing digital que os profissionais de marketing utilizam para aumentar o número de visitantes que chegam a seus sites e se envolvem com suas empresas.
Embora eles mantenham valores separados por conta própria, um não é inerentemente melhor do que o outro e são mais eficazes quando implementados simultaneamente.
Ao compor uma campanha de marketing digital, definitivamente considere as vantagens das oportunidades de SEO e SEM.
Texto escrito por Monique Horrana do KOP Animado.