Atualmente, a opção de lazer de muitas pessoas, principalmente com um tempo chuvoso ou frio, é ficar debaixo das cobertas e assistir a um bom filme, com uma boa imagem na televisão e um bom som saindo de um home theater.
Esse hábito foi aprimorado nos últimos anos, em que televisões com melhores definições e aparelhos sonoros específicos tornaram essa experiência ainda mais imersiva.
Contudo, você sabe qual é a importância e a história do home theater? Ele é um aparelho capaz de transformar a sua sala em um cinema, explorando os canais de áudio de uma forma que a TV não consegue. Isso permite que você experimente os seus filmes favoritos de uma maneira totalmente nova.
Neste texto, conheça um pouco mais sobre a utilidade do home theater e como ele evoluiu ao passar dos anos.
Surgimento do aparelho
A ideia que levou ao surgimento do home theater era transformar a sala de estar dos lares familiares em um verdadeiro cinema. Contudo, originalmente, o termo “home theater” não se referia ao aparelho que é produzido hoje, mas ao hobby que algumas pessoas tinham de construir uma pequena sala cinematográfica em suas casas.
A partir dos anos 1970, a ideia de transformar a telinha em algo que se comparasse ao cinema ganhou força. A tecnologia da época permitiu que amplificadores específicos de som, chamados de receptores, fossem produzidos, melhorando a experiência de ver um filme em casa. Nesse período, a criação do videocassete também contribuiu para despertar esse interesse.
Entretanto, no início, poucas pessoas tinham acesso a essa oportunidade, uma vez que toda essa aparelhagem era cara. Com isso, o mercado de home theater foi tido como apenas um nicho no ramo de eletrônicos.
Esse cenário foi mudando aos poucos com o passar do tempo. À medida que a televisão tornou-se mais barata, e o videocassete popularizou-se durante os anos 1980, mais pessoas tiveram a oportunidade de comprar ou alugar filmes no famoso formato VHS para assistir em casa, o que fortaleceu esse hábito.
Com isso, as pessoas tinham a oportunidade de assistirem ao que quisessem no momento mais propício para elas. Essa liberdade ajudou a impulsionar o desejo das famílias de terem um espaço capaz de recriar, ao menos, em parte, a sensação de ver um filme no cinema.
Popularidade do home theater nos anos 1990
Esse intuito ganhou ainda mais visibilidade a partir da década de 1990, marcada pelo progresso da tecnologia digital. A melhoria das televisões permitiam imagens melhores e mais nítidas, porém o grande marco foi o lançamento dos aparelhos de DVD, que mostraram que o digital chegou para substituir o método analógico definitivamente.
Assim como no caso anterior, esse aparelho tornou-se mais presente quando os preços tornaram-se mais acessíveis. Hoje, essa acessibilidade é aliada à comodidade, uma vez que os serviços de streaming permitem acesso a uma infinidade de filmes, sem precisar sair de casa.
Diferença provocada pelo som
Se as televisões e as formas de ver filmes evoluíram com o passar dos anos, o mesmo ocorreu com o som. Os home theaters foram desenvolvendo-se até terem um sistema de som surround, que é capaz de explorar todos os canais de áudios presentes em um longa-metragem.
Por exemplo, em uma cena com dois personagens conversando, cada um deles terá o seu próprio canal. Os sons do ambiente ao redor são gravados em outro canal. Assim, com o home theater, você pode destacar ou encobrir sons, alterando a sua percepção de determinada cena.
Isso é fácil de perceber no cinema, já que as caixas de alto-falantes são distribuídas pela sala e realizam exatamente essa função. Com um home theater em casa, é possível reproduzir essa experiência com o posicionamento apropriado das caixas que compõem o aparelho.
Texto: Gear Seo