O marketing digital é cada vez mais relevante para todos os setores, até mesmo hotelaria. Com o público cada vez mais conectado, é fundamental que os serviços também criem suas estratégias.
Este setor tão importante precisa saber trabalhar em todas as vertentes. Por isso, podemos dizer que o marketing digital para hotel é uma necessidade. Quer saber por que é tão importante o marketing para hotelaria?
Fique neste conteúdo até o fim e entenda, de uma vez, qual é a importância do marketing digital no setor de hotelaria. Desta forma, gestores e pessoas envolvidas na organização deste tipo de negócio poderão trazer novas possibilidades para atingir maior número de pessoas para o serviço, ampliando o local e trazendo novos recursos.
Atração de público
Este é o elemento mais básico de todos: com o marketing para pousada e hotel, o negócio consegue atrair mais público para visitar o local e consumir o serviço.
Imagine que, ao pensar em uma viagem, uma pessoa ou um grupo não tem exatamente a noção de onde ficar.
Muitas vezes, trata-se de uma cidade desconhecida, a qual ele pretende explorar e criar grandes memórias. O marketing digital precisa saber conversar com esta realidade.
Sendo assim, não basta criar conteúdos que mostrem o quarto em si. De que forma o hotel representa o local visitado? Por que ele é a melhor opção entre todos os concorrentes? Oferece auxílio para passeios? Fica perto do centro ou de algum ponto turístico?
Enfim, o marketing digital para pousada, ou que seja para um hotel, precisa mexer com o sentimento do público para atraí-lo.
Criação de conteúdo
Neste aspecto, a criação de conteúdo ganha muita importância. Um site estático, apenas com a oferta e algumas fotos dos quartos, pode até gerar alguma atividade, mas certamente não chamará a atenção da maneira ideal.
Pode servir para alguém que só quer passar uma noite, no caminho para outro lugar. Mas se ele pretende se estabelecer na cidade por algum tempo, o marketing digital do negócio hoteleiro precisa ir além, precisa ser chamativo com bons conteúdos.
Vamos pegar um exemplo prático, falando sobre marketing para hotel em Campinas. Se alguém só quer uma noite, no caminho para outra cidade do interior de São Paulo, o quarto pode falar por si só. Mas e se ele quiser uma experiência completa ao longo de alguns dias?
Neste caso, alguns elementos do marketing digital vão ser muito importantes. Por exemplo: um blog no site. Neste endereço digital, é possível criar textos que falem sobre pontos turísticos de Campinas, locais para ir, melhores restaurantes. Além disso, é possível fazer um bom serviço institucional, com informações e diferenciais do hotel ou pousada em questão.
O fato é que o blog é um tipo de marketing digital que aproxima o usuário das possibilidades da cidade e, ao mesmo tempo, do hotel em questão. Portanto, o marketing para hotelaria Campinas, citando o exemplo em questão, pode ser aprimorado com o blog.
Ainda dentro da criação de conteúdo, os vídeos também são importantes. Isso porque são dinâmicos e, mais do que isso, são uma forma mais ilustrativa ainda, em relação a fotos, das qualidades e possibilidades do hotel/pousada em questão.
Isso sem falar que, com uma linguagem chamativa e moderna, pode ser um diferencial na atração de novos clientes, principalmente o público jovem que busque conteúdos mais dinâmicos para fazer suas escolhas.
Os vídeos são uma maneira de se aproximar do público e também quebrar a impressão pura de serviço oferecido e público consumidor.
Cria-se uma sensação de proximidade, como se o negócio estivesse quebrando a parede e aproximando-se do cliente, abrindo as portas do local, mostrando os diferenciais de maneira leve, como se fosse uma conversa.
Tudo parte da utilização da linguagem correta para se aproximar do público. Os vídeos ainda podem trazer o ganho de explorar locais do hotel, mostrar espaços de convivência, trazer uma visão mais próxima do quarto, etc.
Importância na comunicação direta com o público
E não é que o marketing digital e algumas de suas ferramentas também são importantes no momento de se comunicar diretamente com o público, no momento em que as pessoas busquem mais informações sobre o serviço. Por exemplo, por meio do chatbot.
Ter esta ferramenta para que o público entre em contato imediato é muito importante. Caso a pessoa entre no site e se interesse, ela precisa ser estimulada a manter a jornada.
Isso pode ser feito por meio de uma conversa por chat. Isso garante que qualquer questionamento seja respondido e a pessoa tende a se manter conectada com o hotel ou pousada.
Portanto, o chatbot se torna também uma estratégia que mostra a importância do marketing digital. Neste caso, para fazer com que a jornada do consumidor, até ele se convencer a fazer uma reserva e utilizar os serviços do hotel.
Estratégia de negócio
Além do relacionamento direto com o público, e sabendo que o marketing digital tem como função principal expor os serviços do estabelecimento para mais clientes e abrir o máximo de portas possíveis, o fato é que a estratégia geral de negócio também pode passar pelo marketing digital.
É possível formar parcerias com empresas locais, por exemplo, para realização de campanhas conjuntas.
A partir do fluxo de pessoas que visitam redes sociais, blogs e afins, também é possível ter informações e dados que indiquem de maneira melhor o público-alvo que mais se interessa pelos serviços do hotel, etc.
Ou seja, com todos os insights que os processos de marketing digital para hotelaria podem trazer, os gestores do hotel podem traçar estratégias gerais de relacionamento, de oferecimento de serviços e promoções e muito mais.
Por exemplo: se o marketing digital mostra que o público que mais acessa os conteúdos é formado por jovens, o hotel pode pensar em oferecer passeios mais “radicais” pela cidade: cachoeiras, montanhas ou quaisquer que sejam os diferenciais da cidade em questão.
Por outro lado, caso o público seja mais adulto ou de idade um pouco mais avançada, talvez os diferenciais sejam outros: jantares elegantes ou qualquer outro elemento que se identifique mais com este público.
O mesmo vale para informações referentes à classe social, público nacional ou estrangeiro, família ou grupo de amigos etc.
Estes dados podem ser conquistados a partir do que o marketing digital aponta em site e redes sociais. A gestão de tráfego das páginas é o elemento central para entender este aspecto.
Portanto, todos estes elementos citados são aqueles que formam a resposta sobre a importância do marketing digital para o setor hoteleiro. Nos tempos atuais, não há mais espaço para negócios que não se focam em conversar com o público nas redes.
A sociedade é conectada, todos são. Portanto, além de ter uma estratégia de marketing digital, é preciso que ela seja superior e especializada.
Pensando nisso, existem agência digital para hotel, que garantam a correta utilização das estratégias e trazer novidades e inovações ao longo do tempo, é necessário.
Sendo assim, conte com um parceiro especializado, capaz de ajudar em todas as demandas e todas as estratégias, incluindo as que foram citadas neste conteúdo.