Organizar o orçamento de viagem vai muito além de saber quanto custa uma passagem de avião e a hospedagem no seu destino. Esses são os gastos maiores, que chamam mais a atenção, mas para conseguir saber quanto custa viajar para algum lugar, você precisa ir além.
Viajar nos coloca fora da zona de conforto. Lugares novos, pessoas novas e situações novas para se lidar. Aparecem necessidades que nós não lembramos que existiam, por exemplo:
- Comer em certo horário;
- Beber água;
- Cansaço físico;
- Sono.
Estar fora de casa nos lembra das coisas mais básicas do nosso corpo que a gente esquece estando em uma rotina. São essas necessidades repentinas e, ao mesmo tempo, permanentes, que nos fazem extrapolar o orçamento de viagem facilmente.
O corpo grita por conforto e sem preparação você vai cair na armadilha do conforto imediato. É em cima dessa falta de preparação dos viajantes que trabalham milhões de pegadinhas de turista ao redor do mundo.
Para você conseguir organizar o seu orçamento de viagem e saber exatamente quanto custa viajar, é necessário conhecer o custo de vida no local e o seu perfil de viajante.
5 dicas para organizar seu orçamento de viagem
Para te ajudar a saber quanto custa viajar para o seu destino dos sonhos, separamos aqui 5 dicas muito importantes. Continue a leitura e entenda mais sobre o assunto:
1. Separe os gastos em fixos e variáveis
Todo orçamento de viagem é composto por gastos fixos e gastos variáveis. Os fixos são aqueles que você já sabe quanto vai gastar quando começa a planejar a viagem. Ou seja, hospedagem e o transporte principal, que pode ser passagem aérea, de ônibus ou gasolina.
Os gastos variáveis são a alimentação, que para descobrir quanto se vai gastar é preciso pegar essa informação com alguém que já foi lá. Também tem o transporte local, dentro da cidade, que pode ser transporte público ou aluguel de carro, por exemplo.
Também podem entrar aqui os ingressos de atrações turísticas. A dica é separar essas categorias na hora de planejar o orçamento, deixando uma margem de erro nos gastos variáveis.
2. Acompanhe os preços
Um dos maiores erros de viajantes inexperientes é não saber qual é o preço normal das coisas. Acompanhe os preços das passagens aéreas ao longo do tempo, só assim você vai evitar ser enganado por promoções da metade do dobro.
Se você quiser acompanhar preços de promoções de verdade, com uma curadoria humana, assine essa newsletter aqui. Toda sexta-feira vai chegar na sua caixa de entrada as promoções que mais estão valendo a pena no mundo das viagens.
3. Faça uma lista com os passeios pagos
Para organizar melhor seu orçamento de viagem, sugiro fazer uma lista com as atrações e passeios que você quer fazer que sejam pagos. Ingressos de museus, passeios de barco ou guias turísticos entram nessa lista.
Esses passeios costumam mexer bastante no valor final da viagem, valendo a pena visualizar bem antes de sair de casa.
4. Pegue o orçamento e informações de quem já foi
A única forma de ter um orçamento de viagem realmente acertado é pegando as informações de custo de vida (e de viagem) com quem já esteve lá e observou de verdade todos esses pontos, criando, até, um possível blog de viagem.
Inclusive, nessa página você encontra roteiros montados com o orçamento de viagem completo, para 4 diferentes perfis de viajante. Assim você consegue saber exatamente quanto vai gastar naquela viagem.
São orçamentos de viagem montados com base na experiência prática, não em pesquisas na internet. Pode confiar neles! Ao longo do tempo novos roteiros vão sempre ser adicionados, acompanhe o ‘quem vai e quem fica’ para não perder.
5. Saiba qual é o seu perfil de viajante para fazer o orçamento
Uma mesma viagem pode variar em 300% dependendo do seu perfil de viajante. Para fazer o seu orçamento de viagem você precisa saber como é o seu comportamento e quais as suas prioridades. Inclusive, podemos separar 4 perfis de viajante:
Mochileiro
Neste caso, ele fica em hostels, quarto compartilhado, prioriza conhecer muitos lugares e não liga para conforto. Faz refeições comprando comida no mercado, cozinhando ou fazendo lanches na rua. Usa apenas transporte público.
Econômico
Já esse escolhe acomodações baratas, mas com quartos privativos, quer economizar, mas não abre mão de certos confortos. Faz refeições variando entre comida de mercado, street food e comida local em restaurantes. Varia entre transporte público e aplicativos.
Conforto
Este estilo opta por acomodações confortáveis, come em restaurantes locais e em restaurantes de luxo. Anda com aplicativos de transporte ou aluga carro.
Luxo
Por último, esse perfil só fica em hotéis de luxo ou resorts, come em restaurantes de luxo e anda apenas com aplicativos de transporte ou aluga carro.
Pense em qual perfil de viajante você se encaixa e quais as suas prioridades numa viagem. Muitas vezes você consegue fazer o mesmo roteiro de viagem com valores completamente diferentes, mudando apenas a alimentação e a escolha de hospedagem.
Considerações finais
Montar o orçamento de viagem é um passo muito importante do planejamento, que vai impactar na sua experiência de viagem geral. Sair de casa sabendo exatamente quanto custa viajar traz segurança e tranquilidade para a sua experiência.
Afinal, ir viajar e voltar cheio de dívidas acrescenta um gosto meio amargo às lembranças de viagem. Se prepare que garanto que sua experiência será muito melhor.
Gostou do post? Esse texto foi escrito por Júlia Orige, do blog de viagem Quem vai e quem fica. Acompanhe para mais dicas de viagem!