SEO

Redirect 301: o que é e como fazer?

Essencial dentro de uma estratégia de SEO (Search Engine Optmization), o chamado Redirect 301 é um redirecionamento permanente usada para mostrar aos usuários e aos buscadores que uma determina página que ele procura mudou de endereço e agora se encontra em uma nova URL. 

Mas qual a essencialidade dessa operação? Eu preciso fazer isso em todas as páginas do meu domínio se, por exemplo, contratar um novo serviço de Hospedagem de Site?

Sem dúvidas, sim! Esta ação  deve ser usada em diferentes cenários, seja para manter a experiência de usuário agradável ou mesmo para evitar problemas que atrapalhariam a conversão. 

Neste conteúdo da ISBRASIL, vamos te explicar tudo sobre o assunto de forma bastante didática e simples. Vamos lá!

Por que o redirect 301 é importante para o meu site:

A seguir confira algumas situações onde é importante usar um redirect 301:

Migração de site

O uso mais comum quando falamos em redirect 301 ocorre quando é necessário migrar todo um site. Isso acontece quando a empresa troca o domínio. 

Com o redirecionamento, toda vez que alguém digitar o endereço antigo, será levado a nova URL.  Desta forma, você não arrisca perder aqueles usuários que te visitam com constância. 

Redirecionamento de uma página inexistente 

Outro caso bastante comum é de páginas que com o passar do tempo deixam de existir, especialmente no caso de promoções relâmpagos e eventos temporários. 

Os links para essas páginas não desaparecem, e sempre pode haver alguém tentando acessar o conteúdo. Por isso, vale a pena redirecionar os visitantes para algum conteúdo relacionado ou para a página inicial. 

Evitar a duplicação de conteúdo 

Para o Google, os endereços https://www.seusite.com.br e https://seusite.com.br  não são a mesma coisa!

Por isso, ao usar o redirect 301 é possível mostrar ao buscador qual dos dois domínios é o principal. Isso evite que os motores de busca considerem o conteúdo duplicado, o que pode gerar punições ou prejudicar o seu SEO. 

Atualizar uma URL

Pode ser que você queira tornar determinada URL do seu site mais amigável e descomplicada. Nesses casos de atualização onde as URLs antigas serão quebradas, é importante realizar o redirecionamento.

Como fazer o redirecionamento?

Para fazer o Redirect 301 é preciso ter conhecimento técnico, pois esta ação só é possível quando acessamos os arquivos do seu servidor, e a maneira como esse redirecionamento é feito depende da linguagem de programação e o banco de dados do seu site. 

Profissionais do marketing digital, sobretudo aqueles que trabalham no planejamento estratégico de SEO devem estar atentos a isso, mas cabe lembrar que normalmente são profissionais de desenvolvimento web que irão se preocupar com a implementação desses redirecionamentos.

Os riscos de um redirecionamento mal feito

Um redirect 301 mal executado tem efeitos devastadores ao ranqueamento das páginas do seu site no que concerne ao plano de SEO. Com o número de acessos vindos dos buscadores, perder a relevância orgânica pode prejudicar o faturamento de um e-commerce, por exemplo. 

A importância desta ação é incontestável, e quando realiza corretamente e com atenção ajuda a manter a relevância do seu domínio virtual, além de manter os clientes bem atendidos em diversas situações. 

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