Você já deve ter notado como, de tempos em tempos, novas tecnologias surgem para transformar a maneira como lidamos com o trabalho e outras atividades de uma empresa. Um bom exemplo foi o que aconteceu ao longo da primeira Revolução Industrial.
Se durante séculos o trabalho desempenhado em fábricas era realizado de maneira 100% artesanal, aos poucos, o surgimento de máquinas aliado a um maior domínio de elementos naturais como água, carvão e ferro provocou uma mudança radical nas rotinas de trabalho na Europa e, pouco depois, em todo o mundo.
Hoje vivemos na época da Revolução Industrial 4.0 e da transformação digital. De maneira resumida, isso significa que diferentes tecnologias são combinadas e aperfeiçoadas para gerar resultados extraordinários para empresas e organizações. Entre as principais:
- Inteligência Artificial;
- Internet das Coisas (IoT);
- Computação em nuvem;
- Entre tantas outras.
Uma dessas tecnologias que vem passando por um período de consolidação e adesão crescente é a RPA. Segundo a Deloitte, ainda nesta década a RPA caminha para se tornar amplamente utilizada por negócios de todo o mundo.
Para quem já conhece e conta com RPA na rotina das suas empresas, isso não é nenhuma surpresa. Afinal, os benefícios dessa tecnologia são claros e imediatos.
Mas afinal, o que é RPA?
RPA é a sigla para Robotic Process Automation ou, em bom português, Automação Robótica de Processos.
A RPA surge a partir de uma necessidade encontrada dentro das próprias empresas de garantir mais agilidade, diminuir erros humanos e conquistar mais business intelligence, entre outros fatores.
Na prática, quando falamos em RPA, o que está em pauta é automação de tarefas repetitivas. Ao colocar esse tipo de atividade sob responsabilidade de bots criados com tecnologia de ponta, são economizados recursos, tempo e dinheiro.
E ainda tem mais: ao livrar seus funcionários de atividades repetitivas, você estimula o surgimento de mais soluções inovadoras entre os membros da sua equipe. Ou seja, é algo que só traz pontos positivos.
A RPA no dia a dia da sua empresa
Agora que você já tem uma boa noção do que é RPA e sabe como ela funciona, chegou a hora de ficar por dentro de algumas aplicações práticas da automação robótica de processos no cotidiano de uma organização.
Vale dizer que destacamos aqui alguns dos principais usos, mas que existem muitos outros. A maneira como a RPA é introduzida e aplicada pode variar, afinal, cada empresa é única. Pois bem, entre as principais situações estão as seguintes:
Backoffice
É importante dizer que muitas das atividades de uma empresa que não envolvem contato direto com o cliente podem se beneficiar da automação de tarefas repetitivas.
Métricas
Automatizar a mensuração de métricas não somente é possível como também é altamente recomendado. Assim, o foco da empresa é totalmente em ações que serão tomadas a partir das análises das métricas.
Coleta de dados
Com o uso de web crawlers é possível coletar dados públicos na internet em tempo real, o que gera valiosas fontes de informações para você guiar o futuro da sua organização.
Monitoramento
Com processos repetitivos sendo executados de maneira automatizada, fica mais fácil identificar possíveis gargalos e problemas ainda no início, evitando dores de cabeça e prejuízos financeiros.
Como começar a implementar RPA?
Você quer colher os benefícios da RPA no seu negócio? Excelente! Para que isso aconteça da melhor maneira, existem determinados elementos que devem ser levados em consideração e certas atividades que precisam ser cumpridas.
O primeiro passo, que deve ser feito de maneira muito minuciosa, é o mapeamento de processos. Para saber quais atividades podem ser automatizadas, é necessário, inicialmente, identificar quais processos fazem parte do cotidiano da organização.
Em seguida vem a definição do software que ficará efetivamente a cargo da automação. O caminho mais viável aqui é contar com o apoio de empresas especializadas em automação e que ofereçam bom suporte e tecnologia de ponta para atender as necessidades da sua organização.
Outro ponto importante é a otimização. Ao mapear os processos da sua empresa, você tem em mãos a oportunidade de revê-los antes de colocar a automação em prática, conquistando agilidade e se livrando de processos redundantes.
Seja qual for o seu negócio ou área de atuação, o importante é ter em mente que a automação robótica de processos faz uma grande diferença e traz resultados em pouquíssimo tempo. O mundo todo está de olho na RPA, e você?
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe da Crawly, startup especializada em coleta de dados, automação de processos complexos e processamento de informações robustas.