9 dicas para economizar sem sacrificar a qualidade dos produtos que você leva para casa
Se você acha que economizar nas compras do mercado sem abrir mão dos produtos que você ama é uma missão difícil, saiba que você não está só.
Gastar menos nas compras de mercado é uma preocupação comum para muitas pessoas, mas economizar não significa abrir mão das coisas de que você gosta.
Com planejamento, pesquisa e consumo consciente, você pode manter suas marcas preferidas sem comprometer seu orçamento.
Algumas estratégias inteligentes, como comprar mais barato no Extra, podem te ajudar a cortar gastos sem sacrificar a qualidade dos produtos que leva para casa.
A seguir, confira 9 dicas para ajudá-lo(a) a economizar no supermercado sem abrir mão das suas marcas favoritas.
1. Faça uma lista e siga-a à risca
Se tem uma coisa que não pode faltar é uma lista de compras bem-feita. Ela funciona como um mapa do tesouro: te guia pelo corredor e evita que você compre bobagem.
Mantenha-se fiel a ela para não extrapolar nos gastos com coisas desnecessárias. Aqui também entra evitar ir ao mercado com fome, pois as chances de gastar com guloseimas são maiores.
2. Aproveite as promoções
Sempre fique de olho nas promoções para garantir o melhor preço em cada estabelecimento.
Saiba o dia de preços baixos em cada sessão nos principais supermercados da sua região e verifique os folhetos ou aplicativos para encontrar promoções diferentes ao longo dos dias.
Muitos supermercados oferecem ofertas relâmpago em determinados dias da semana ou horários específicos. Fique de olho nessas oportunidades para garantir produtos de qualidade com preços ainda mais baixos.
Ao acompanhar as promoções em diferentes mercados, aproveite para comparar os preços e sondar outras oportunidades de gastar menos.
3. Faça as contas do preço por quilo ou litro
Quando estiver de olho naquela marca que você adora e não quer abrir mão, vale a pena fazer as contas.
Muitas vezes, comprar em grandes quantidades compensa, já que o preço por quilo ou litro pode ser mais vantajoso em embalagens maiores.
Isso significa comparar os preços não apenas pelo valor total do produto, mas também pelo preço por unidade de medida (kg, litro, etc.). Isso ajuda a identificar o melhor custo-benefício.
4. Compre em quantidades maiores
Se o espaço de armazenamento permitir, comprar alguns produtos em quantidades maiores, como itens de limpeza ou alimentos não perecíveis, pode gerar economia a longo prazo.
O cálculo do preço por litro ou quilo é fundamental para determinar se vale a pena comprar grandes embalagens ou não do produto que você deseja.
5. Menos desperdício, mais economia
Planejar as refeições e armazenar os alimentos direitinho para evitar desperdícios é fundamental para não jogar dinheiro fora.
Afinal, desperdício é um dos pontos que mais encarece as compras no mercado.
6. Faça parte do clube da fidelidade
Se o mercado tem programa de fidelidade, cadastre-se! Sempre tem umas vantagens exclusivas para quem é cliente fiel e essa pode ser uma ótima oportunidade para comprar marcas conceituadas pagando menos.
7. Utilize aplicativos de cashback
Alguns aplicativos de compras oferecem programas de cashback, em que você recebe uma porcentagem do valor gasto de volta.
Procure por essas oportunidades e acumule economias extras em suas compras do mercado.
8. Experimente as marcas próprias do supermercado
Grandes redes de supermercado têm suas próprias linhas de produtos e, em muitos casos, com a qualidade similar aos produtos de marcas famosas, só que com preços mais baixos.
Vale a pena experimentar para encontrar alternativas às suas marcas favoritas, sem pesar tanto no orçamento.
9. Monitore seus gastos
Anote seus gastos com as compras do supermercado para ter uma visão clara de como você está utilizando seu dinheiro. Isso ajuda a identificar áreas nas quais você pode economizar e tomar decisões mais conscientes nas próximas compras.