As franquias são uma alternativa para quem quer empreender já com uma garantia de sucesso em andamento; afinal as empresas franqueadas geralmente vêm com um script padronizado de gestão empresarial, o que facilita na hora de você seguir com o negócio.
Mas para isso é necessário, também, ter afinidade, ou seja, saber escolher uma franquia que combine com você.
Como saber se uma franquia é rentável?
Essa é uma pergunta que deve ser bem analisada, uma vez que é desse rendimento que você se sustentará, não é mesmo?
Então, antes mesmo de escolher a franquia ideal para você, faça uma pesquisa de mercado conferindo dados e estatísticas desse negócio na sua região.
Outro passo importante é reconhecer a reputação da marca na qual você quer investir. Se você pesquisou e estudou sobre a região onde pretende abrir a franquia, peça ajuda e compare com a sua concorrência. Esse ponto também é importantíssimo analisar.
Como escolher a franquia ideal para meu perfil empreendedor?
Existem muitas empresas de franquias, mas antes de selecionar e investir em uma delas, é preciso seguir alguns passos fundamentais. Veja:
1- Saiba realmente o que você gosta de fazer
Antes de pensar no setor financeiro, ou seja, no retorno que a franquia pode te gerar, é necessário que você siga à risca o primeiro passo destas dicas. De nada adianta você não gostar do que faz.
Isso pode te desmotivar e deixá-lo frustrado. Portanto, busque uma franquia com a qual tenha afinidade. A satisfação pessoal é fundamental nesse processo do empreendedorismo.
2 – Saiba se você tem o perfil que a franqueada exige
Todas as franchising (franqueadas) possuem uma padronização do perfil empreendedor. Este é um ponto a ser analisado, uma vez que a empresa franqueada só dará permissão se você atender às regras deles.
Neste processo, é fundamental saber as atribuições de um empreendedor. Para isso, você pode consultar o Sebrae, por exemplo, que é um canal responsável sobre empreendedorismo no nosso país.
Confira se o seu perfil atende àquela franquia que você tanto almeja representar e conquistar seu ápice profissional.
3 – Franqueadas têm seus métodos próprios
Como uma empresa já consolidada no mercado, as franqueadas já têm seu modelo de negócio preestabelecido.
Portanto, na hora de escolher a franquia ideal, pense neste detalhe.
O setor do franchising tem regrinhas diferentes das de uma empresa que está começando do zero.
Se você é mais criativo e quer inovar, já é um obstáculo aí, porque as franquias já tentaram de tudo para chegar a essa padronização. Portanto, fique atento a essa dica, que é fundamental para o andamento do seu negócio.
4 – Olhe para o seu bolso
Antes de agir por impulso, é preciso juntar todas as informações para escolher qual franquia abrir. Assim que você escolher uma que se encaixe em seu perfil, avalie as condições financeiras que você está disposto a investir.
A dica que damos é não investir o valor total do que você tem, uma vez que é fundamental ter uma reserva para eventuais acontecimentos.
Ou seja, se você possui R$500 mil e quer abrir uma franquia, não invista tudo.
Lembre-se de separar um investimento inicial, capital de giro e reservar uma parte até quando o negócio começar a gerar lucro.
5 – Cheque todas as condições da empresa franqueada
Logo após escolher a franquia ideal para você, a próxima dica é analisar todas as condições impostas pela franqueada, ou seja, conferir por checklist o que ela oferece como:
- Contrato: analise corretamente o tempo de contrato que a franqueada sinalizou. Isso é fundamental para você equiparar o ponto de equilíbrio do seu negócio.
- Treinamento: muitas franquias oferecem treinamentos aos franqueados. Observe todos os custos desse período e veja se está de acordo com o contrato.
- Taxas: confira todas as taxas estimadas em assinar o contrato de uma franquia. Certifique-se de ter todas as informações assinadas junto ao contrato com a marca. É uma segurança necessária.
Gostou das nossas dicas? Não deixe de analisar todos esses tópicos para finalmente conseguir administrar o seu negócio, seja ele franqueado ou não.
Não se esqueça de pedir ajuda quando necessário, pois um especialista saberá melhor como conduzi-lo quando as dúvidas surgirem.