Presente na rotina de muitas empresas, a medicina ocupacional é responsável por realizar a intermediação entre o meio de trabalho e a saúde do colaborador. Podendo ser chamada de medicina do trabalho, ela atua na prevenção e tratamento de doenças ou ferimentos que ocorrem no ambiente de trabalho.
Além disso, ela contribuiu para melhoria do bem-estar social e qualidade de vida dos funcionários, promovendo uma relação de equilíbrio entre a vida pessoal e a vida profissional de cada um, prezando pela saúde de toda a equipe e refletindo diretamente no aumento da qualidade e produtividade do trabalho.
Além disso, a medicina do trabalho é uma ferramenta que fomenta as relações interpessoais, agrega valor intangível à marca, proporciona segurança e credibilidade à organização.
Segurança e medicina do trabalho
A medicina ocupacional é uma área que compreende a segurança no trabalho, pois também tem o objetivo de preservar e melhorar a qualidade de vida no trabalho.
A segurança do trabalho é ainda uma obrigatoriedade dentro de quaisquer organizações, desde as pequenas às grandes empresas, sendo regida e regulamenta por leis, normas e decretos.
Atualmente, é uma área composta por uma variedade de profissionais – desde técnicos a engenheiros e médicos.
Como o próprio nome sugere a segurança do trabalho tem como objetivo principal gerenciar estruturas e sistemas, a fim de proporcionar um ambiente seguro a todos os colaboradores. Dessa forma, além de ser pautado na lei e gerenciado por profissionais especialistas na área, esse setor também conta com o auxilio de equipamentos de segurança.
Os equipamentos têm como objetivo proteger os trabalhadores, principalmente os que atuam em atividades que oferecem mais riscos a sua vida. Alguns são bem conhecidos, como as luvas, capacetes e roupas que evitam combustão, resfriamento e contaminação.
Nessa área todo e qualquer detalhe faz diferença, assim há equipamentos mais simples que são utilizados com muita frequência e há muito tempo, como o protetor auditivo. Presentes nas fábricas há muito tempo, esse acessório tem como função proteger a audição dos trabalhadores que são expostos a ambientes barulhentos com muita frequência.
Outro equipamento de proteção individual (EPI) que é conhecido por muitos profissionais, pois sua utilização é constante em diversas áreas da indústria como a construção civil, química, automobilísticas e demais áreas é o oculos de proteção.
Confeccionado com materiais resistentes a altas temperaturas e substancias corrosivas, esse acessório serve para proteger os olhos que ficam muitos expostos a situações nocivas.
Além desses equipamentos e acessórios, há os que fornecem segurança nos trabalhos em alturas e também nos que ocorrem abaixo do solo, sendo todos confeccionados seguindo as normas de segurança e com alta qualidade, sendo bem resistentes e duráveis.
Na área da medicina também há equipamentos que são utilizados, mas esses são mais voltados para a área da saúde como o cilindro de ar respirável, aparelhos de pressão entre outros que contribuem para o processo de realização da avaliação e acompanhamento da saúde dos colaboradores.
Conscientização
Um outro aspecto muito importante que a medicina e segurança do trabalho precisam realizar é o de conscientização, pois nem sempre é uma tarefa fácil alterar todo um padrão ou dinâmica de trabalho.
Assim, é preciso enfatizar a todos os colaboradores a importância e necessidade das mudanças e o quão elas são benéficas a eles. Esse trabalho é realizado pro meio de algumas estratégias como cursos, palestras e mudanças sutis que, com o passar do tempo, se tornam um hábito a todos.
A implementação de equipamentos de proteção que são de uso obrigatório precisa seguir o mesmo processo, pois nem sempre os trabalhadores conseguem identificar a importância disso para o desenvolvimento e qualidade no trabalho executado por eles.
Por isso, muitas organizações investem na terceirização desse setor e realizam a contratação de empresas de medicina ocupacional e empresas de segurança do trabalho para o desenvolvimento dessas ações que podem ocorrer em conjunto com outras áreas da empresa, como o departamento pessoal e também a comunicação.
Algumas estratégias utilizadas para a mudança de padrões e comportamentos são:
- Treinamentos;
- Palestras;
- Campanhas internas de comunicação;
- Whorkshops.
Com uma estratégia bem organizada e executada, os processos e comportamentos são alterados com mais agilidade e facilidade, promovendo um ambiente seguro, melhor de trabalhar, mais produtivo e com uma política de bem-estar social a todos, gerando ainda uma cultura de valorização da empresa.