Antes de nos aprofundarmos no assunto, precisamos dizer que este termo é a junção, em inglês, das palavras brand (marca) e performance.
Ou seja, imagine que você seja gestor de uma empresa de regulador de pressão de gás e precise equilibrar esse reconhecimento com a real propagação da mesma. Pense nessa estratégia!
Pense, portanto, em unir caminhos como os anúncios na televisão, nas redes sociais e no próprio Google. As chances de sucesso são imensas, mas vem com a gente para saber ainda mais a respeito!
O que é brand formance?
Já resumimos um pouco o conceito logo acima, mas é necessário frisar também que esta é uma estratégia que se concentra em combinar a força da marca com resultados, como vendas, retorno sobre investimento (ROI) e aumento de participação de mercado.
Tudo isso busca alinhar a imagem com a eficiência do marketing. Ou seja, desta forma, podemos maximizar o impacto desses esforços e aumentar o sucesso da empresa.
Isso pode ser alcançado através de uma combinação de táticas, como a otimização do omnichannel, bem como a personalização do atendimento ao cliente e a integração de tecnologias.
Brand Formance e crescimento da empresa
Hoje em dia, como o crescimento é o foco principal para muitas empresas, os profissionais de marketing usam várias táticas para trazer o máximo possível de leads. Caso o faça de ‘qualquer jeito’, verá um número alto de vendas, mas baixa qualidade de retorno.
Se formos honestos, essa abordagem tem muitas desvantagens, por isso o tráfego de qualidade deve ser sua principal preocupação. Comparativamente, é como utilizar sapato de segurança em uma fábrica, pois ambas terão a finalidade de gerar dinamismo e cada vez menos riscos.
A partir daí, podemos dizer que a brand formance veio para remodelar e aumentar as perspectivas de audiência vindas da marca. Desta forma, o tráfego que chega ao seu site é muito mais engajado, aumentando a chance de conversão e, consequentemente, de lucros.
Em quais empresas podemos aplicar o Brand Formance?
Será que posso aplicar o brand formance em minha empresa de porta corta fogo? A resposta é sim! Tudo porque o conceito se adapta a qualquer setor que queira escalar seus valores e processos.
Dentro de uma categoria de ciclo de vida do produto, que é dividido em Introdução, Crescimento, Maturidade e Declínio, é na segunda o momento certo para desenvolver uma estratégia de brand formace.
Naquele molde, o produto é novo, mas está se popularizando. Aproveitar essa oportunidade é tão fundamental quanto utilizar um motor para portão eletrônico em um condomínio, ou seja, ambos são ótimos para atrair ainda mais atenção e proporcionar qualidade.
E como ficam as startups que estão nascendo e as grandes empresas? No primeiro caso, essas marcas podem não só sentir esse fluxo, mas também encontrar um produto “para chamar de seu”, fazendo diferentes tipos de perguntas, como:
- Quais problemas o cliente em potencial tem?
- Meu produto resolve todos eles?
- Será que está maduro o suficiente para sair do papel?
- Entre outras.
Ao usar a metodologia, todos conseguirão obter respostas para as perguntas e bem como um melhor senso de direção, além de descobrir quais valores e mensagens levam mais clientes em potencial a pesquisar sua marca e categorizar sua posição no mercado.
Brand formance é ideal para você?
Se a sua empresa está procurando uma nova abordagem para aumentar o reconhecimento da marca e, ao mesmo tempo, atingir as metas de vendas, o brand formance pode ser a solução de marketing que você está procurando.
Quando combinado com o produto certo, este conceito pode, além de tudo que já apresentamos, estabelecer a identidade da sua empresa, enquanto mantém um bom número de vendas.
Esses números se elevaram com o tempo, principalmente se mantiver o caminho certo e os investimentos necessários para tal.
Brand formance entrando em ação
Um exemplo de campanha de brand formance bem-sucedida se dá com os anúncios de televisão, que passam ao longo de um certo tempo e fazem demonstrações dos produtos, gerando entusiasmo.
Um sem número de empresas conseguiu estabelecer uma identidade de marca duradoura com os clientes, ao mesmo tempo em que valoriza o desempenho.
Os KPIs (Key Performance Indicator ou em português, Indicador Chave de Performance), que incluem, dentre outros, as impressões e vendas, podem ser rastreadas com facilidade.
Ou seja, há mais benefícios do que riscos por aqui, sem contar que o brand formance traz de volta a importância da criatividade em relação às campanhas, ao mesmo tempo que utiliza ferramentas modernas para gerar resultados.
Essa mistura usa o melhor dos dois mundos para desenvolver e inspirar as vendas. Agora é hora de tirar todas essas ideias do papel e colocá-las em prática, não sem antes se sentar com os sócios e verificar o valor que será investido.
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Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais