A otimização para mecanismos de pesquisa (SEO) continua sendo uma prática essencial no mix de marketing digital e, para muitas marcas, é tão, senão mais, importante do que a publicidade paga, mídia social, e-mail ou marketing de referência.
O desafio para muitas empresas, entretanto, é entender os vários processos necessários para atingir um nível de sucesso respeitável.
A maioria não tem um bom entendimento nem mesmo dessas táticas e isso muitas vezes leva à desconfiança dos responsáveis por otimizar um site (e as páginas desse site) para que apareça em uma posição onde os usuários podem – e irão – selecioná-lo em vez de outros nas proximidades.
Vamos dar uma olhada em algumas das responsabilidades de um SEO e o que acontece ao longo de uma campanha.
1. PESQUISA
Não há passo mais importante na prática de otimização de mecanismos de pesquisa e marketing do que a pesquisa.
Para um SEO, a pesquisa assume muitas formas. A pesquisa de palavras-chave, por exemplo, é um componente crítico da prática, mas também existem pesquisas que visam identificar as práticas dos concorrentes de uma empresa.
A pesquisa de links é uma tática muito significativa que identifica as táticas sendo empregadas em uma indústria vertical para melhorar o perfil de um link de outras marcas.
A pesquisa do concorrente é outro aspecto do SEO que não deve ser ignorado, pois revela as práticas reais que os concorrentes usam para garantir altas classificações nas páginas de resultados de pesquisa.
2.IMPLEMENTAÇÃO
Armados com uma abundância de pesquisas utilizáveis, os SEOs podem começar a implementar modificações no site que eles acreditam que ajudarão o site a melhorar suas classificações.
Os SEOs tendem a se concentrar em algumas áreas principais de oportunidade, incluindo títulos de páginas e meta descrições, elementos no site, incluindo tags de cabeçalho e texto âncora, e muitas vezes mudanças na nomenclatura da página e na infraestrutura.
Dependendo do tamanho de um site e do número de alterações de nível de página necessárias, a implementação inicial pode levar dias ou semanas.
Muitas vezes, muitas mudanças podem ser automatizadas, o que pode acelerar a oportunidade de alcançar classificações mais altas.
3.OTIMIZAÇÃO
Uma vez que as mudanças baseadas na pesquisa tenham sido implementadas no site, as páginas tenham sido rastreadas ou rastreadas novamente, os SEOs serão capazes de determinar o sucesso de seus esforços iniciais – mas seu trabalho está longe de terminar.
No que é indiscutivelmente o aspecto mais importante de qualquer campanha de otimização de mecanismos de pesquisa, os SEOs também devem se preparar para otimizar as páginas nas quais fizeram alterações.
A fase de otimização inclui práticas como aumentar a relevância de uma página para uma determinada palavra-chave (incluindo conteúdo adicional ou variantes da palavra-chave alvo) e vincular estrategicamente outras páginas à página que está sendo otimizada.
4.DIVULGAÇÃO
É impossível classificar para um termo de pesquisa competitivo (uma palavra ou frase que tem um grande volume de pesquisas) sem muitos pesquisas de alta qualidade e autoritativas.
Por esse motivo, uma das principais responsabilidades de um SEO é se envolver no link building.
Embora seja o aspecto mais desafiador da otimização de mecanismos de pesquisa, também é o mais recompensador.
Ao alavancar toda a criatividade de marketing que uma marca pode reunir e investir o tempo necessário, as iniciativas de divulgação (incluindo a distribuição de conteúdo na forma de guest posts, contatando outros sites para recuperar links perdidos ou reivindicar menções à marca, etc.)
podem ser imensamente gratificantes – e não apenas de uma perspectiva de classificação aprimorada, mas também do tráfego de referência aprimorado resultante.
Conseguir links nas redes sociais também é importante, uma agência pode te ajudar através dos planos de redes sociais.
5.ANÁLISE
Uma quantidade significativa de trabalho já foi concluída, mas ainda há mais.
A análise do desempenho até agora pode revelar a qualidade e utilidade da pesquisa, a qualidade dos esforços de implementação e otimização e o sucesso das iniciativas de extensão.
O que uma empresa deve procurar ao analisar seu desempenho de SEO?
No passado, era comum (e em alguns casos preferido) medir o sucesso pelos resultados de pesquisa em termos de posição na pesquisa, mas à medida que a empresa e os profissionais de marketing que eles empregam se tornam mais maduros e sofisticados, uma abordagem melhor é medir o aumento no tráfego orgânico.
As classificações de palavras-chave flutuam – às vezes com grande frequência – mas quando o tráfego e as conversões aumentam, as empresas podem ter certeza de que seus esforços de otimização de mecanismo de pesquisa estão valendo a pena.
Para muitas empresas, o canal orgânico será o mais importante e a otimização a maior prioridade.
Ao entender o que uma campanha de SEO envolve, profissionais de marketing experientes e iniciantes digitais podem consultar por pacotes de marketing digital e estarão melhor posicionados para alcançar o sucesso e desenvolver uma presença digital que seja mais significativa para sua empresa.
As redes sociais são uma parte importante da presença digital e os profissionais de uma agência podem ajudar a construir sua presença digital também através dos planos de mídias sociais a preços competitivos.