Quando se trata de SEO, em particular as pequenas empresas, podem realmente dominar a pesquisa local, simplesmente usando a estratégia certa e as técnicas de otimização de mecanismos de pesquisa ideais.
Infelizmente, no entanto, a maioria das pequenas empresas falha. E você sabe o por quê?
Descubra neste artigo quais técnicas de SEO são mais adequadas para o seu negócio!
Quais benefícios as pequenas empresas podem obter com o SEO?
Os 5 benefícios que o SEO é capaz de trazer, em nossa opinião, são:
- Aumentar o tráfego para seu site;
- Ajudar a facilitar a localização de clientes em potencial;
- Gerar autoridade e confiabilidade;
- Diferenciar-se da concorrência, oferecendo conteúdo adaptado às necessidades do destino;
- Tornar menos evidentes os resultados negativos.
Este último, ajuda a evitar que resultados desfavoráveis prejudiquem a reputação das marcas na SERP, substituindo-as por outras mais atuais e relevantes.
Técnicas SEO para pequenos negócios
Abaixo, apresentamos 5 técnicas para que você possa aplicar no site do seu negócio e obter sucesso nos resultados de pesquisa. Acompanhe a leitura!
Técnica 1: Palavras-chave
Você precisa usar palavras-chave em quantidade suficiente nos seus conteúdos. Lembre-se de adicioná-las a todas as seções do seu site: em títulos, conteúdo, URLs e imagens.
Pense nas palavras-chave como termos de pesquisa. Estude-as em profundidade e depois use-as adequadamente, porque é o elemento que traz seus leitores para você.
A tag de título e os cabeçalhos da página são os dois locais mais importantes para inserir palavras-chave.
Técnica 2: Atualize o conteúdo com frequência
Seu conteúdo deve ser atualizado. Lembre-se de atualizar o site regularmente, isso é essencial para aumentar o tráfego.
Os melhores sites para usuários (e consequentemente para mecanismos de pesquisa) estão cheios de informações úteis sobre um serviço, produto, tópico ou assunto em particular.
Uma maneira de garantir que o site tenha novo conteúdo com frequência é integrar um blog.
O blog é uma ótima maneira de alcançar clientes, criar mais oportunidades de relacionamento e dar ao site uma voz mais humana e pessoal.
Técnica 3: Estrutura do site
Acima de tudo, a criação de uma estrutura de site apropriada é a base central da otimização geral dos mecanismos de pesquisa e das técnicas de SEO local.
Assim, modele a estrutura correta para cada seção do site, começando na página inicial e nas páginas relacionadas aos seus produtos ou serviços no site da sua empresa.
Observe, no entanto, que a estrutura do seu site deve ser considerada em estreita colaboração com a principal pesquisa de palavras-chave de destino.
Ou seja, é preciso trabalhar na estrutura do site, tendo em mente as palavras-chave e frases-chave mais relevantes que seus clientes em potencial.
Técnica 4: Trabalhe o SEO local
As empresas menores têm menos visibilidade e, portanto, devem sempre encontrar novas maneiras de superar o desafio competitivo do mercado.
Hoje, a internet é uma grande vantagem para todos, e deve ser explorada da maneira mais apropriada.
Estar na web certamente dá muita visibilidade ao seu negócio, principalmente porque todo usuário espera encontrar serviços e atividades na rede. Ou seja, ter presença online tornou-se fundamental.
Até empresas B2B, que operam localmente, precisam de SEO para aplicar as estratégias certas e tornarem-se visíveis no Google Meu Negócio, por exemplo.
Essa ferramenta permite que você seja notado na área em que um usuário está realizando suas pesquisas e mantenha informações atualizadas sobre sua marca.
Para ter o Google Meu Negócio, atualmente uma das plataformas mais relevantes no SEO Local, você precisa ter um local físico para receber seus clientes.
Técnica 5: Palavras-chave de cauda longa
As estratégias de SEO são baseadas na pesquisa das palavras-chave que os usuários usam no Google.
Porém, se antes nosso foco era as palavras-chave únicas, hoje é melhor focar em grupos de palavras-chave com base em um tema específico.
Por que usar palavras-chave de cauda longa, apesar de ter uma frequência mais baixa?
A resposta é simples: são palavras menos difíceis de colocar e têm uma taxa de conversão mais alta.
Isso ocorre porque, sendo mais específicos, eles são procurados por usuários que têm ideias claras e procuram por algo mais específico, isto é, exatamente a palavra-chave da busca. Portanto, eles são clientes realmente interessados em comprar.
Conclusão
As atividades de posicionamento SEO são indispensáveis para obter os primeiros lugares nos motores de busca. Todas as empresas querem crescer e, para isso, é necessário usar soluções digitais.
Portanto, se o objetivo é ser competitivo no mercado, ganhar visibilidade e espaço para sua marca, interceptar e reter clientes, você não pode deixar de estar presente no Google.
O SEO para pequenas empresas, é uma operação ainda mais complexa e delicada do que o SEO para grandes empresas que operam no mercado nacional.
Você terá que competir em um mercado muito mais restrito e com uma “gama de manobras” muito mais limitada.
As dicas de SEO para pequenas empresas são apenas um ponto de partida. Continue atualizado e implemente novas soluções para obter vantagens sobre os seus concorrentes.