O sistema de gestão, fundamental no gerenciamento de uma empresa, é um grande aliado de muitos gestores na organização e controle das atividades operacionais. Isso porque o software possibilita a automatização dos processos e ajuda na tomada de decisões.
Assim sendo, ao nos referir ao setor industrial, a necessidade por uma gestão integrada e eficiente aumenta a cada dia. Por isso, investir em ferramentas como o web ERP tem se tornado um diferencial para o crescimento das indústrias.
Saiba como funciona o sistema de gestão integrada e quais as suas vantagens.
Saiba o que é gestão integrada
Gestão integrada é o processo que permite gerenciar diferentes setores de uma empresa de modo centralizado, ou seja, todas as informações e dados são automatizados e ficam armazenados em um único lugar.
Esse processo permite que os gestores implementem políticas eficientes, que os riscos e falhas sejam minimizados e que os esforços sejam focados em resultados.
Sistema de gestão para indústrias
Para atender as demandas do setor industrial com eficiência, um sistema de gestão deve disponibilizar os seguintes recursos:
- Informações da negociação comercial;
- Solicitação de venda;
- Ordem de produção;
- Solicitação de materiais;
- Produtos para o estoque;
- Solicitação de expedição.
Continue a leitura e entenda mais sobre as vantagens dessa ação.
Conheça os benefícios da gestão integrada
O objetivo da gestão integrada é otimizar os processos, para auxiliar na redução de custos e no aumento de lucro. Confira os principais benefícios:
Redução de retrabalho
Um dos principais benefícios de implantar um sistema de gestão é a redução de mão de obra humana por processos automatizados.
Essa troca permite que todas as informações da empresa estejam conectadas, possibilitando que o gestor e sua equipe tenham mais tempo para focar em atividades que possam trazer mais benefícios para a empresa.
Segurança das informações
Com o sistema de gestão, os trabalhos da organização terão menos falhas, isso porque com o software os documentos poderão ser totalmente digitais, minimizando os riscos de erro ou perda.
Com isso, as equipes não perderão tempo com retrabalho e trabalhos repetitivos, garantindo mais segurança e confiabilidade nos serviços.
Controle de estoque
Pois bem, uma das áreas que é mais beneficiada pelo sistema de gestão, é o controle de estoque.
Com a integração de todos os sistemas, a organização terá mais controle sobre tudo que entra e sai da empresa, realizando a integração entre outros setores como o estoque, vendas, compras e produção.
Controle de custos
Com o sistema de gestão a redução de custos com retrabalho, erros, multas e atrasos, é imediata. O controle se torna mais simples e seguro e com isso os gestores têm acesso a dados que facilitam a criação de estratégias eficientes que reduzem perdas e maximizam ganhos.
Aumento da produtividade
Assim como já foi mencionado, o sistema de gestão beneficia a produtividade da empresa, já que todos os processos se tornam mais simples, padronizados e eficazes, gerando um maior retorno financeiro para a organização.
Como escolher o melhor sistema de gestão?
Ao optar por implantar um sistema de gestão para sua empresa, é fundamental buscar funcionalidades como:
1. Se a ferramenta atende o setor industrial
Para mais eficiência em suas demandas, é preciso investir em uma ferramenta que atenda com qualidade todos os seus serviços. Para isso, é necessário ficar atento a sistemas de baixo custo, já que poderão trazer problemas e custos futuros como a troca do sistema.
Sendo assim, invista em sistemas especialistas em gestão de indústria, como o da W3ERP, garantindo o amplo funcionamento dos processos da empresa.
2. Se o sistema é de qualidade
Com a constante evolução da tecnologia, o indicado é optar por fornecedores que ofereçam serviços atualizados e tecnologia de ponta. Opte por um sistema de gestão em nuvem, que mantém o sistema da empresa sempre atualizado e pode ser acessado de qualquer lugar.
3. Principais funcionalidades
Um sistema de gestão completo oferece as seguintes funcionalidades:
- Vendas e faturamento;
- Prestação de serviços;
- Gestão financeira;
- Compras e recebimentos;
- Importação de produtos;
- Controle da produção;
- Controle de estoque;
- Controle do chão de fábrica;
- Integração com a contabilidade;
- Controle da qualidade;
- Gestão de documentos;
- Databooks;
- Controle da expedição;
- Gestão de projetos.
Pois bem, as opções são diversas e bem amplas.
4. Suporte
Busque por uma empresa que ofereça um suporte de qualidade. Veja se a empresa fornecedora viabiliza atendimento especializado em diversos meios de comunicação: telefone, chat ou controle de atendimento via ticket.
5. Custo-benefício
Ao contratar um ERP, muitas empresas almejam qualidade e custo benefício. Seja físico ou web, os custos de um sistema de gestão pode variar muito, comparece aos serviços oferecidos e busque por um sistema que seja customizável e que ofereça custo benefício.
Agora que você já conhece as vantagens de um sistema de gestão para o setor industrial, entre em contato com a W3ERP e invista em um software completo, de alta qualidade, que garante uma gestão eficiente e automatizada.