Empresas que realizam transportes necessitam de uma logística impecável para aumentar a eficácia – e, consequentemente, aumentar o lucro – sem gerar reclamações dos clientes por não cumprir prazos de entrega ou danificar o produto e/ou a embalagem.
Para cumprir o que promete, é necessário automatizar a maior parte dos processos adotados. Nesse contexto, as empresas optam por sistemas que podem responder de forma adequada e ajudar a otimizar cada parte do processo de transporte, desde a identificação do produto até nas formas de transporte.
Iremos entender durante este artigo quais são os sistemas e como são aplicados em empresas de transporte de forma a otimizar a rotina do segmento. Então, para se manter informado fique atento no artigo até o final.
Fracionamento nos transportes de entregas
O transporte fracionado é uma opção de entrega muito viável por poupar dinheiro e por ser de fácil acesso.
Basicamente, quando uma empresa de transporte precisa enviar uma carga que não é tão grande para ocupar todo o caminhão, as empresas optam por fracionar a carga em transportes menores.
Esse processo ajuda a otimizar o serviço ou ainda em casos de demandas constantes tornar uma entrega adequada para suprir um período em específico. Outra possibilidade é realizar a distribuição da carga, grande demais, também em outros meios de transporte.
Para se ter uma ideia, é possível imaginar um caminhão que seria abastecido com uma carga em que ficaria com ⅔ do seu baú (parte traseira do caminhão) ocupado. Ou seja, nessa hipótese ⅓ do veículo ficaria sem nada, fazendo com que aquela viagem não seja totalmente aproveitada.
Com o frete fracionado a empresa tem a opção de ocupar os todo o caminhão com tipos distintos de carga diferente, porém, com o aproveitamento final de 100%.
Por conta desse benefício esse tipo de transporte tem se tornado tão popular, principalmente entre pequenas transportadoras.
O fracionamento de cargas demanda também a avaliação de alguns dados e a contratação de alguns serviços adicionais que irão deixar o serviço muito mais efetivo, como:
Monitoramento em tempo real da carga;
Treinamento de motoristas para situações de risco;
Planejamento de rotas que evite locais com grande incidência de roubos;
Contratação de seguro para a carga.
Esses serviços são sempre opcionais, porém, com o modelo de fracionamento de carga é possível dividir este valor entre algumas empresas, o que torna o serviço muito mais barato e garante uma segurança muito maior para o seu produto e uma garantia a mais que o seu cliente receberá o seu produto de forma segura.
Sistema RFID: Vale a pena usar?
Os sistemas RFID (Radio-Frequency IDentification – Identificação por radiofrequência) são extremamente eficientes para otimizar vários processos, principalmente por contar da diversidade de dispositivos para auxiliar a identificação. Deste modo, é possível contar com itens que vão desde pequenos leitores ópticos até o cartão rfid 125khz a 500khz.
Esse tipo de sistema vale a pena por proporcionar melhorias em praticamente todos os setores logísticos, abordaremos a seguir algumas dessas melhorias e os equipamentos responsáveis por esse procedimento:
Leitura rápida de informações: Utilizando as etiquetas RFID é possível inserir informações em um produto ( ou na embalagem) em que, por meio de um leitor óptico, será possível captar de forma rápida essa informação, que pode conter a origem do produto, peso, destino e etc. Normalmente essas etiquetas são feitas com código de barras e/ou QR code;
Controle de acesso: é possível utilizar o cartão de proximidade 125 khz para autorizar – ou não – a entrada de colaboradores e visitantes em certos locais.
Esse tipo de cartão funciona por identificação magnética e o sensor pode detectar se a informação contida naquele cartão é para dar acesso ou não ao local que a pessoa deseja, sendo um método muito eficiente de controle de acesso;
Leitor para cartão certificado digital: o certificado digital é um tipo de validação digital que as empresas possuem para poder emitir laudos e ter acesso a páginas com informações necessárias para realizar transações e etc.
O leitor é importante pois ele faz o trabalho de identificar a autenticidade do certificado, evitando fraudes.
Além desses benefícios existem muitos outros equipamentos que podem trazer diferenciais enormes para as empresas de transporte em sp, acrescentando na parte tecnológica, otimizando a logística além de produzir um faturamento maior.
Como observamos durante este artigo, existem muitos sistemas que podem trazer benefícios para um empresa de transporte. Por isso, é preciso sempre entender a necessidade dos seus colaboradores, dos clientes e tentar identificar se existe algum processo defasado que possa ser melhorado ou otimizado.
Existem empresas de avaliação de logística com o foco de identificar essas defasagens e suprir com respostas ágeis e efetivas. A consultoria com profissionais desta área em caso de urgência é altamente recomendado.