A pele é o maior órgão de nosso corpo. Com várias camadas e complexa estrutura, ela é a parte mais visível de nossa existência física, por isso investir em skincare é fundamental.
Por esse e outros motivos, cuidar da pele exige algumas cautelas básicas, além de certo conhecimento. Saber como fazer uma rotina correta de skincare vai trazer resultados mais seguros e satisfatórios.
Vale lembrar que esses tipos de cuidados vão muito além da estética, já que eles são essenciais para a saúde de nossa cútis. Desse modo, uma rotina de skincare deve fazer parte da vida de todos: tanto homens, quanto mulheres.
Os resultados estéticos existem, é claro. Eles são reflexo de uma transformação que acontece tanto de dentro para fora, quando de fora para dentro naqueles que se comprometem com uma rotina de cuidados. Vale lembrar, porém, que eles não são instantâneos.
Em geral, serão necessários, aproximadamente, três meses de skincare para que se observe qualquer mudança visível na pele. Com comprometimento, porém, esses resultados são progressivos e duradouros.
Tipo de pele
Saber o seu tipo de pele é o primeiro passo para uma rotina de cuidados com resultados positivos. Isso porque os produtos aplicados, desde os cosméticos até as maquiagens, passando pelo filtro solar, vão interagir com a composição da sua pele, e isso deve ser levado em consideração na hora de comprá-los.
O tipo de pele diz respeito, principalmente, à quantidade de oleosidade produzida pelo corpo, sobretudo, na região do rosto. Peles oleosas, por exemplo, produzem bastante secreção, o que as tornam mais propensas ao desenvolvimento da acne. Já a pele seca, ao contrário, quase não produz sebo, deixando-a sensível e ressecada.
A pele mista apresenta as duas características: oleosidade excessiva na zona T e ressecamento nas outras áreas da face. Por fim, a pele normal produz a quantidade adequada de secreção, o que, ainda assim, exige cuidados particulares.
Rotina personalizada
Conhecendo o tipo de pele, procure produtos adequados para cada caso. Contudo, a rotina básica a ser seguida inclui uma sequência que serve para todas as configurações cutâneas. O primeiro passo é lavar o rosto.
O próximo passo é a tonificação da pele. Isso vai garantir uma limpeza ainda mais profunda, o que, consequentemente, melhora o tônus celular. Aqui, podem ser usados tanto o tônico adstringente, mais conhecido, quanto a água micelar. Ambos têm resultados parecidos e podem, inclusive, ser combinados, vez que o resultado de um não anula o do outro.
O terceiro passo é a hidratação. Como dito, todos os tipos de pele necessitam de hidratação, e existem produtos para cada um deles. Se tiver dúvidas de como hidratar o seu tipo de pele em particular, consulte um dermatologista.
O quarto passo é o tratamento cutâneo propriamente dito. A elaboração desse processo deve ser feita juntamente a um profissional. Só ele poderá te indicar quais cosméticos devem ser utilizados por você, bem como a frequência e os horários ideais dessa aplicação.
Por fim, use filtro solar. A proteção contra os raios de Sol deve ser diária, mesmo em dias nublados, abrangendo quem trabalha sob a iluminação do computador porque a luz das telas também afeta a saúde da pele. A maquiagem só entra em cena após todo esse procedimento.
Alimento que transforma
Uma pele bonita também é resultado de cuidado interno. É de conhecimento comum que a alimentação e a hidratação do corpo influenciam na saúde e, consequentemente, na aparência de nossa epiderme. Por esse motivo, é essencial que esse hábito seja incorporado à rotina tanto quanto a aplicação de produtos.
A Vitamina A é um dos principais nutrientes relacionados com a saúde da pele. Isso porque ela influencia diretamente na produção e na sintetização do colágeno, bem como auxilia na renovação celular. Esses dois fatores, combinados, deixam a pele com o aspecto mais jovem, mesmo com o passar dos anos.
Alimentos de cor vermelha e alaranjada, em geral, são ricos nesse tipo de vitamina. Entre eles, podemos destacar a cenoura, a manga, o tomate e o morango. Tente incorporar esses alimentos no seu dia a dia na forma de sucos e saladas. Quanto mais naturais e menos processados estiverem os alimentos, melhor serão os resultados.
A ingestão de água também é essencial para que a pele se mantenha viçosa e hidratada. O ideal é ingerir, em média, dois litros de água por dia. Em regiões ou épocas mais quentes do ano, essa quantidade deve ser um pouco maior.
Texto: Gear Seo